Cuidado troca óleo motores M271 (W204, W212 e outras carrocerias) - Dica evitar quebra haste filtro
Portal Mercedes-Benz Brasil :: Guia de Modelos Mercedes-Benz - Área técnica :: Classe C ( W201 - W202 - W203 - W204 - W205 ) :: W204 - 2007 a 2013
Página 1 de 1 • Compartilhe
Cuidado troca óleo motores M271 (W204, W212 e outras carrocerias) - Dica evitar quebra haste filtro
Ontem fui surpreendido por um descuido no encaixe e fechamento do filtro na troca de Oleo.
Fiquem sempre atento ao serviço, pois o encaixe e aperto do filtro deve ser feito a mão até encostar sem fazer nenhum tipo de força e depois um leve aperto com a chave, mais nada.
O rapaz estava forçando e resultado, quando sai meu carro, minutos apos começou a fazer barulho parecendo trator a diesel. Pensei que havia drenado o oleo ou problema pior, mas o problema e simples e acontece muito:
Quebra do suporte interno na tampa do filtro (que causa o barulho entre 1000 - 1500 rpm) dando impressão muito ruim por causa do barulho.
Problema detectado e troca feito sem custo algum, mas o susto é grande.
Fica a dica!!
Fiquem sempre atento ao serviço, pois o encaixe e aperto do filtro deve ser feito a mão até encostar sem fazer nenhum tipo de força e depois um leve aperto com a chave, mais nada.
O rapaz estava forçando e resultado, quando sai meu carro, minutos apos começou a fazer barulho parecendo trator a diesel. Pensei que havia drenado o oleo ou problema pior, mas o problema e simples e acontece muito:
Quebra do suporte interno na tampa do filtro (que causa o barulho entre 1000 - 1500 rpm) dando impressão muito ruim por causa do barulho.
Problema detectado e troca feito sem custo algum, mas o susto é grande.
Fica a dica!!
Última edição por Antônio Elias em Qui 30 Mar 2017 - 15:54, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : título ampliado)
jcrevelaro- Usuário Iniciante
- Número de mensagens : 17
Data de inscrição : 26/08/2015
Interesses : Mb
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Cuidado troca óleo motores M271 (W204, W212 e outras carrocerias) - Dica evitar quebra haste filtro
Já passei por isso (tem tópico falando sobre)...
michellcm- Usuário Bronze
- Número de mensagens : 93
Data de inscrição : 28/02/2016
Interesses : -
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Cuidado troca óleo motores M271 (W204, W212 e outras carrocerias) - Dica evitar quebra haste filtro
É...
Para evitar esse tipo de ocorrência é que se deve usar torquímetro... :)
[ ]s
Para evitar esse tipo de ocorrência é que se deve usar torquímetro... :)
[ ]s
coshimo- Usuário Bronze
- Número de mensagens : 80
Data de inscrição : 22/03/2009
Interesses : Boas coisas. :)
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Cuidado troca óleo motores M271 (W204, W212 e outras carrocerias) - Dica evitar quebra haste filtro
É...
Para evitar esse tipo de ocorrência é que se deve usar torquímetro... :)
[ ]s
Para evitar esse tipo de ocorrência é que se deve usar torquímetro... :)
[ ]s
coshimo- Usuário Bronze
- Número de mensagens : 80
Data de inscrição : 22/03/2009
Interesses : Boas coisas. :)
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Cuidado troca óleo motores M271 (W204, W212 e outras carrocerias) - Dica evitar quebra haste filtro
michellcm escreveu:Já passei por isso (tem tópico falando sobre)...
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] (não se apresentou mas pelo cadastro se chama José Luiz) e demais Confrades,
Conforme muito bem lembrado pelo Confrade [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] de fato já existe outro tópico de C250 com desfecho relacionado ao assunto, neste link:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Mesmo percebendo que o usuário não se apresentou e provavelmente não tenha pesquisado sobre o tema no arquivo, como o problema tem sido recorrente a vários modelos da mesma fase - e por conseguinte mesmo motor utilizado noutras carrocerias - vamos manter este tópico aberto sem fazer a fusão de modo tratarmos do tema com maior abrangência.
Inicialmente a idéia é direcionarmos o tema para os motores M271 Evo, aparentemente o que vem apresentando este problema, ou não? O que vocês acham? Amigos tem notícias do mesmo problema noutros motores MB?
Convidado 9- Usuário Platina
- Número de mensagens : 15736
Data de inscrição : 24/07/2010
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Cuidado troca óleo motores M271 (W204, W212 e outras carrocerias) - Dica evitar quebra haste filtro
O torque recomendado pela MB para aperto do filtro é de 25nm
ZIG MASTER- Usuário Platina
- Número de mensagens : 4890
Data de inscrição : 19/03/2008
Interesses : Mercedes Benz
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Cuidado troca óleo motores M271 (W204, W212 e outras carrocerias) - Dica evitar quebra haste filtro
ZIG MASTER escreveu:O torque recomendado pela MB para aperto do filtro é de 25nm
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link], Boa dica, complementa a informação do Celso!!! :bravissimo:
Convidado 9- Usuário Platina
- Número de mensagens : 15736
Data de inscrição : 24/07/2010
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Cuidado troca óleo motores M271 (W204, W212 e outras carrocerias) - Dica evitar quebra haste filtro
Boa dica mesmo... E esse torque é aplicável a todos os motores, de todas categorias? Ótimo tópico, aliás... Lembrando das outras dicas: usar se possível filtro original ou de marcas confiáveis... O que fez o meu quebrar a haste, foi o tipo de material que o filtro paralelo é feito: ele é de um material mais duro que o original e na hora de apertar, ele não encaixou como deveria...
michellcm- Usuário Bronze
- Número de mensagens : 93
Data de inscrição : 28/02/2016
Interesses : -
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Cuidado troca óleo motores M271 (W204, W212 e outras carrocerias) - Dica evitar quebra haste filtro
Aconteceu comigo há 2 meses atrás. A oficina pagou pelo "copo" do filtro de óleo, segundo eles.
Quando terminou o serviço notei o barulho e a oficina disse que era problema no cabeçote, que deveria sair caro, etc.
Susto grande, porém problema simples.
Quando terminou o serviço notei o barulho e a oficina disse que era problema no cabeçote, que deveria sair caro, etc.
Susto grande, porém problema simples.
Mathaus- Usuário Iniciante
- Número de mensagens : 11
Data de inscrição : 09/05/2015
Interesses : M&M
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Cuidado troca óleo motores M271 (W204, W212 e outras carrocerias) - Dica evitar quebra haste filtro
Confrades, complementando a informação!!! Acho que terei prejuizo..... Fazer na pressa sai caro...
Meu carro voltou a fazer barulho e pasmem, apesar do pessoal ter arrumado o copinho, acho q a falta de lubrificação gerada pela montagem errada, descobri que o mesmo colocou o filtro do motor kompressor e não da CGI!! vai sair cara a brincadeira agora!! estou com medo pois colocquei tudo original agora da mercedes e o barulho no comando aparece quando esquenta, mas menos e acho que afetou o CVV do motor por baixa lubrificação...
Meu carro voltou a fazer barulho e pasmem, apesar do pessoal ter arrumado o copinho, acho q a falta de lubrificação gerada pela montagem errada, descobri que o mesmo colocou o filtro do motor kompressor e não da CGI!! vai sair cara a brincadeira agora!! estou com medo pois colocquei tudo original agora da mercedes e o barulho no comando aparece quando esquenta, mas menos e acho que afetou o CVV do motor por baixa lubrificação...
jcrevelaro- Usuário Iniciante
- Número de mensagens : 17
Data de inscrição : 26/08/2015
Interesses : Mb
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Cuidado troca óleo motores M271 (W204, W212 e outras carrocerias) - Dica evitar quebra haste filtro
jcrevelaro,
O carro ficou parado nesse meio tempo? Porque se você parou logo após descobrir o problema não era para ter ocorrido nenhum dano mais sério. Que óleo você está usando? Talvez esteja só com a viscosidade errada.
Abs!
O carro ficou parado nesse meio tempo? Porque se você parou logo após descobrir o problema não era para ter ocorrido nenhum dano mais sério. Que óleo você está usando? Talvez esteja só com a viscosidade errada.
Abs!
accateb- Moderador
- Número de mensagens : 876
Data de inscrição : 08/01/2016
Interesses : Carros
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Cuidado troca óleo motores M271 (W204, W212 e outras carrocerias) - Dica evitar quebra haste filtro
Eu andei uns 3000 km neste periodo e "teoricamente" normal!!
Petronas Syntium 0w40 (quando foi feita a "mancada")
Agora que coloquei tudo zero e filtro original coloquei o syntium 5w30. Melhorou, mas quando esquenta volta a fazer, menos mas volta!!
Amanha, vai fazer o diagnostico do motor. Se tiver que arrumar paciencia. So muito chateado com tudo isto.
Petronas Syntium 0w40 (quando foi feita a "mancada")
Agora que coloquei tudo zero e filtro original coloquei o syntium 5w30. Melhorou, mas quando esquenta volta a fazer, menos mas volta!!
Amanha, vai fazer o diagnostico do motor. Se tiver que arrumar paciencia. So muito chateado com tudo isto.
jcrevelaro- Usuário Iniciante
- Número de mensagens : 17
Data de inscrição : 26/08/2015
Interesses : Mb
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Cuidado troca óleo motores M271 (W204, W212 e outras carrocerias) - Dica evitar quebra haste filtro
Estranho aparecer só com o motor quente. Como você já está usando um óleo de baixa viscosidade, não sei se seria o caso de mudar. Bom, por desencargo, quando for fazer o diagnostico seria bom medir a pressão da bomba com o óleo aquecido e verificar se tem algum indício de vazamento entre a base do filtro e o bloco do motor (tem de olhar no elevador pois fica embaixo do coletor de admissão).
Abs e boa sorte!
Abs e boa sorte!
accateb- Moderador
- Número de mensagens : 876
Data de inscrição : 08/01/2016
Interesses : Carros
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Cuidado troca óleo motores M271 (W204, W212 e outras carrocerias) - Dica evitar quebra haste filtro
Atualizando, levei para um amigo meu que mexe com MB em SP e o diagnostico foi o variavel, porem a unica diferença dos demais casos e que ela tem que esquentar muito. Estou fazendo o orçamento com a Mercedes. Neste interim resolvi arriscar um teste e coloquei Militec (50 ml p/ cada litro de oleo) e pasmen, sumiu tudo e o motor ficou mais silencioso...
Testei nas condições do meu dia a dia e tudo normal!!!
Testei nas condições do meu dia a dia e tudo normal!!!
jcrevelaro- Usuário Iniciante
- Número de mensagens : 17
Data de inscrição : 26/08/2015
Interesses : Mb
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Cuidado troca óleo motores M271 (W204, W212 e outras carrocerias) - Dica evitar quebra haste filtro
Alegria q durou pouco..... Hoje voltou a fazer o barulho!! Nao tem o que fazer mesmo...
Orçamento Mercedes 18k......
Alguem tem os P/N e como importar e comprar la fora??
Orçamento Mercedes 18k......
Alguem tem os P/N e como importar e comprar la fora??
jcrevelaro- Usuário Iniciante
- Número de mensagens : 17
Data de inscrição : 26/08/2015
Interesses : Mb
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Cuidado troca óleo motores M271 (W204, W212 e outras carrocerias) - Dica evitar quebra haste filtro
jcrevelaro,
Notícia triste essa aí... os variadores são caros mesmo. O meu EPC parou de funcionar então está ruim de ver, mas posta o chassi que o pessoal olha. De qualquer forma, achei meio incompleto o diagnostico do mecânico pelos seguintes motivos:
1. Os variadores são hidráulicos, eles usam pressão do óleo do motor para funcionar. Logo, se eles estão parando de funcionar com o motor aquecido, existe algum problema relativo ao sistema de lubrificação. Até entendo que se eles estiverem de fato danificados pode ser que eles "travem devido a expansão térmica, mas acredito que você estaria com a luz do motor acessa nessa situação pois o motor tem sensores de posição nos comandos que detectariam a posição incoerente.
2. Isso não teria nenhuma relação com o defeito relatado amplamente dos variadores, visto que o modo de falha não é o mesmo (ruído na partida devido a quebra do pinos que trava os variadores com o motor desligado - sem pressão de óleo);
3. Rodando com óleo e com o copo do filtro trocado, não deveria ter ocorrido nenhum dano ao motor. Se de fato a lubrificação estava deficiente nesses 3.000 km que você rodou, deve ter alguma outra origem.
Não sei, mas acho que colocaram a culpa nos variadores por serem um problema comum nesse motor sem terem avaliado corretamente o histórico. Minha opinião pelo menos.
Abs!
Notícia triste essa aí... os variadores são caros mesmo. O meu EPC parou de funcionar então está ruim de ver, mas posta o chassi que o pessoal olha. De qualquer forma, achei meio incompleto o diagnostico do mecânico pelos seguintes motivos:
1. Os variadores são hidráulicos, eles usam pressão do óleo do motor para funcionar. Logo, se eles estão parando de funcionar com o motor aquecido, existe algum problema relativo ao sistema de lubrificação. Até entendo que se eles estiverem de fato danificados pode ser que eles "travem devido a expansão térmica, mas acredito que você estaria com a luz do motor acessa nessa situação pois o motor tem sensores de posição nos comandos que detectariam a posição incoerente.
2. Isso não teria nenhuma relação com o defeito relatado amplamente dos variadores, visto que o modo de falha não é o mesmo (ruído na partida devido a quebra do pinos que trava os variadores com o motor desligado - sem pressão de óleo);
3. Rodando com óleo e com o copo do filtro trocado, não deveria ter ocorrido nenhum dano ao motor. Se de fato a lubrificação estava deficiente nesses 3.000 km que você rodou, deve ter alguma outra origem.
Não sei, mas acho que colocaram a culpa nos variadores por serem um problema comum nesse motor sem terem avaliado corretamente o histórico. Minha opinião pelo menos.
Abs!
accateb- Moderador
- Número de mensagens : 876
Data de inscrição : 08/01/2016
Interesses : Carros
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Cuidado troca óleo motores M271 (W204, W212 e outras carrocerias) - Dica evitar quebra haste filtro
Boa tarde caros Confrades!!!
Fui trocar o óleo do motor e filtro da minha C180 Kompressor 2011 onde durante todo o momento, eu acompanhei de perto o mecânico sendo que ao tirar o filtro ele em seguida me mostrou e falou que o filtro estava se movimentando e que provavelmente estava quebrado a haste do suporte o que infelizmente foi confirmado.
Como ainda não tinham esgotado o óleo nem quiseram concluir trocar, e recomendaram que eu comprasse um novo suporte para que eles pudessem trocar o filtro e óleo posteriormente!!!
A duvida é:...... Esse suporte encontro somente em concessionaria?
Att.
Zé Ricardo.
Fui trocar o óleo do motor e filtro da minha C180 Kompressor 2011 onde durante todo o momento, eu acompanhei de perto o mecânico sendo que ao tirar o filtro ele em seguida me mostrou e falou que o filtro estava se movimentando e que provavelmente estava quebrado a haste do suporte o que infelizmente foi confirmado.
Como ainda não tinham esgotado o óleo nem quiseram concluir trocar, e recomendaram que eu comprasse um novo suporte para que eles pudessem trocar o filtro e óleo posteriormente!!!
A duvida é:...... Esse suporte encontro somente em concessionaria?
Att.
Zé Ricardo.
Zé Ricardo- Usuário Iniciante
- Número de mensagens : 15
Data de inscrição : 04/10/2017
Interesses : manutenção
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Cuidado troca óleo motores M271 (W204, W212 e outras carrocerias) - Dica evitar quebra haste filtro
Selecionei aqui, um chassis de uma W204 Kompressor, de modo a ilustrar as peças.
Espero que ajude a ilustrar.
Se puder me confirmar, agradeço.
forte abs.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Espero que ajude a ilustrar.
Se puder me confirmar, agradeço.
forte abs.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
PedroAlexRJ - W202 - C36 - AMG - 1996 - ´BlackSeries´
PedroAlexRJ - W202 - C36 - AMG - 1996 - ´BlackSeries´
Pedroalexrj- Moderador
- Número de mensagens : 5784
Data de inscrição : 13/08/2010
Interesses : MB's...'carros' e etc...
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Tópicos semelhantes
» [Resolvido]Barulho no motor após troca de óleo - C250 (haste filtro paralelo quebrou na instalação)
» Diagrama troca da correia do alternador - motores M271 e M274
» Substituição do Filtro de ar w204 motores 4cilindros turbo
» Vendo Filtro de Oleo Mahle para Classe E e C - motores V6 e outros
» Troca óleo do supercharger Eaton - motores Kompressor
» Diagrama troca da correia do alternador - motores M271 e M274
» Substituição do Filtro de ar w204 motores 4cilindros turbo
» Vendo Filtro de Oleo Mahle para Classe E e C - motores V6 e outros
» Troca óleo do supercharger Eaton - motores Kompressor
Portal Mercedes-Benz Brasil :: Guia de Modelos Mercedes-Benz - Área técnica :: Classe C ( W201 - W202 - W203 - W204 - W205 ) :: W204 - 2007 a 2013
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos