W123 300D dúvida sobre excesso de fumaça
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W123 300D dúvida sobre excesso de fumaça
Caros confrades,
Encontrei à venda no site OLX uma MB W123 300D ano 81 aqui do Rio de Janeiro. Em princípio foi paixão à primeira vista (isto pelas fotos), já que há muito namoro essa carroceria de quatro portas. Até hoje os oito ou nove carros dessa marca que já tive foram todos a gasolina. Do sistema diesel não entendo quase nada.
Contactado o vendedor do carro que também é o proprietário, ele me pareceu uma pessoa bastante solícita e sincera, dizendo que o carro tem 150.000 km, o motor funciona muito bem, tem uma marcha lenta regular e responde bem à aceleração, somente emite fumaça em demasiado, isto por conta da necessidade de uma manutenção no sistema de injeção de diesel, que seria a troca dos O-Rings (assim ele escreveu) e a limpeza dos bicos injetores.
A minha dúvida é, se com a essa manutenção existe chances do problema ser resolvido, ou se por trás disso poderá estar uma retífica ou até substituição da bomba injetora.
A título de informação, o carro está completo de detalhes, não lhe falta nada, tem só dois pequenos começos de ferrugem junto às borrachas dos para-brisas, aparentemente insignificantes. Segundo o proprietário o 300D tem uma boa caixa, embreagem, suspensão e direção. Acabou de fazer os freios. A cor é prata azulada e interior azul, nas fotos do anúncio parece um MBTEX pespontado. O proprietário é um colecionador que já se desfez de alguns carros restando-lhe ainda nove clássicos, sendo a sua meta ficar só com quatro carros.
Fiquei tão apaixonado pelo carro, que me levou a anunciar o meu 250CE, visto só possuir uma vaga disponível para carro. Embora não entenda nada de mecânica diesel, isso em princípio não me assusta, até que como sou português e viajo para Portugal de 3 a 4 vezes por ano (na segunda quinzena deste mês já estarei lá), teria bastante facilidade em trazer peças para esse tipo de carro, pois sei onde as comprar, uma vez que por lá ainda circulam muitos W123 240D e 300D havendo assim muita facilidade na compra de peças para eles. Sei até onde comprar uma bomba injetora recondicionada. O problema é o peso na mala e a alfândega... rsrsrs
Espero que algum confrade conhecedor de sistemas de injeção diesel daquela época, possa me esclarecer sobre a causa ou causas da emissão demasiada de diesel queimado.
Desde já grato a todos.
Rui Gabriel- Usuário Bronze
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Re: W123 300D dúvida sobre excesso de fumaça
Uma complementação, embora não entenda nada do valor de mercado desses carros e diante dos preços que se encontram por aí, o preço de venda desse carro me parece bastante razoável, 20 patacas, hoje mesmo vi modelos W114 coupé por 119 e 165... alguma coisa deve estar errada.
Rui Gabriel- Usuário Bronze
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Re: W123 300D dúvida sobre excesso de fumaça
Segue o link do anúncio do carro em questão para que o confrade Antônio Elias possa dar uma olhada:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
O painel está bastante castigado (rachado) pelo sol, mas o proprietário trouxe um novo da mesma cor e as colas especiais de Nova York.
Rui Gabriel- Usuário Bronze
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Re: W123 300D dúvida sobre excesso de fumaça
Rui, o pouco que entendo de diesel, depende da cor exata dessa fumaça, mesmo a gente observando pode confundir.
Se a lenta está boa, ao meu ver o normal seria essa fumaça sumir depois que o motor atingir temperatura de serviço após alguns Km rodando.
Fumaça nestes motores diesel que saiba é o seguinte:
Cor preta: geralmente sinaliza para excesso de combustível na queima, aí pode cair numa injetora (e não saberia te dizer como é feita a regulagem e se isso é possível), troca de bicos ou até mesmo simples obstrução da passagem de ar pelo filtro, dutos e etc prejudicando a queima;
Esbranquiçada: mais da qualidade de combustível, o que não parece ser o caso por que o dono já adiantou que há problemas a corrigir no sistema.
Mais para cor azulada mesmo que levemente: cuidado, aí pode ter mais pepino pesado para resolver, sinal possível queima de óleo lubrificante e dependendo do desgaste interno costuma ter consumo excessivo de óleo combustível, não resolve nada mexer nesses ítens que o vendedor está falando, dá uma olhada com mais apurada cuidado nesse motor, há sinais de ferrugem em algumas peças como ventoinha que detergente não tirou, o restante ao redor do bloco limpinho é bom, mas em carros à venda que não se conhece o histórico nem sempre é sinal de cuidado.
De qualquer forma é prudente levar num bom um profissional que entenda disso examinar, como sempre diz o Maluhy que é um Mestre que pode examinar isso pra você, a poltrona pode ser funda.
Conferir essa Km, Mercedes com 150.000 Km originais deveria esta novinha, o estado de conservação ao meu ver deveria estar melhor.
Noutros aspectos fora do tema do tópico, só aproveitando o comentário, essa 300D americana você vai ter um bom gasto para colocar tudo em ordem, além do que já está mais ou menos traçado na parte mecânica, ainda não se sabe nada de suspensão, há uma repintura geral para encarar, pra isso tem desmontar o carro e etc e a parte do ar condicionado que ele fala que precisa comprar outro compressor quase certo que não fica só nisso e não fica barato não, geralmente quando compressor detona leva um monte de componentes juntos, pode preparar para colocar na lista filtro secador, pressostato, algum eventual mangote ressecado e etc, além de preocupação com lanterneiro e pintor que não faça porcaria e você não estiver acostumado administrar isso.
Voltando ao tema do tópico, qual a cor dessa fumaça exatamente e o aspecto resíduos na saída descarga? O motor dela pelas fotos do anúncio parece que já deram "guaribada" nele, à distância é difícil dar opinião segura mas aparentemente tirou qualquer vestígio e não dá para saber se tem vazamentos, só depois rodar bastante.
Se a lenta está boa, ao meu ver o normal seria essa fumaça sumir depois que o motor atingir temperatura de serviço após alguns Km rodando.
Fumaça nestes motores diesel que saiba é o seguinte:
Cor preta: geralmente sinaliza para excesso de combustível na queima, aí pode cair numa injetora (e não saberia te dizer como é feita a regulagem e se isso é possível), troca de bicos ou até mesmo simples obstrução da passagem de ar pelo filtro, dutos e etc prejudicando a queima;
Esbranquiçada: mais da qualidade de combustível, o que não parece ser o caso por que o dono já adiantou que há problemas a corrigir no sistema.
Mais para cor azulada mesmo que levemente: cuidado, aí pode ter mais pepino pesado para resolver, sinal possível queima de óleo lubrificante e dependendo do desgaste interno costuma ter consumo excessivo de óleo combustível, não resolve nada mexer nesses ítens que o vendedor está falando, dá uma olhada com mais apurada cuidado nesse motor, há sinais de ferrugem em algumas peças como ventoinha que detergente não tirou, o restante ao redor do bloco limpinho é bom, mas em carros à venda que não se conhece o histórico nem sempre é sinal de cuidado.
De qualquer forma é prudente levar num bom um profissional que entenda disso examinar, como sempre diz o Maluhy que é um Mestre que pode examinar isso pra você, a poltrona pode ser funda.
Conferir essa Km, Mercedes com 150.000 Km originais deveria esta novinha, o estado de conservação ao meu ver deveria estar melhor.
Noutros aspectos fora do tema do tópico, só aproveitando o comentário, essa 300D americana você vai ter um bom gasto para colocar tudo em ordem, além do que já está mais ou menos traçado na parte mecânica, ainda não se sabe nada de suspensão, há uma repintura geral para encarar, pra isso tem desmontar o carro e etc e a parte do ar condicionado que ele fala que precisa comprar outro compressor quase certo que não fica só nisso e não fica barato não, geralmente quando compressor detona leva um monte de componentes juntos, pode preparar para colocar na lista filtro secador, pressostato, algum eventual mangote ressecado e etc, além de preocupação com lanterneiro e pintor que não faça porcaria e você não estiver acostumado administrar isso.
Voltando ao tema do tópico, qual a cor dessa fumaça exatamente e o aspecto resíduos na saída descarga? O motor dela pelas fotos do anúncio parece que já deram "guaribada" nele, à distância é difícil dar opinião segura mas aparentemente tirou qualquer vestígio e não dá para saber se tem vazamentos, só depois rodar bastante.
Convidado 9- Usuário Platina
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Re: W123 300D dúvida sobre excesso de fumaça
Esse carro uma um motor om617 de 5 cilindros. Todo carro diesel faz fumaça. Muita fumaça pode ser óleo lubrificante queimando junto, ou bomba injetora ruim ou desregulada, além de bicos ruins. Se estiver tudo certo, larga pouca fumaça na lenta, mas TEM fumaça. Ao se acelerar fundo , o nível de fumaça aumenta muito. Se a bomba estiver ruim ou desregulada, o cheiro de óleo mais crú aparece. Leva no Maluhy.
Karl Fass- Usuário Ouro
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Re: W123 300D dúvida sobre excesso de fumaça
Caros confrades Antônio Elias e Cffj,
Obrigado pelas informações. Segundo o proprietário trata-se de fumaça abundante escura. Me parece que mesmo sendo abundante conforme descrito por ele, não foi suficiente para reprovar o carro na vistoria do Detran em 2016. Ele tinha 13 clássicos, havendo já vendido 4, e pretende vender mais 5 ficando só com 4 clássicos, os que estão completamente restaurados, entre eles um Ford T 1919 impecável de museu. Ao contrário de mim, ele acha a carroceria das W123 das menos simpáticas. Ainda segundo ele, carros antigos são um "sac... sem fundo" e atualmente está difícil mantê-los. Na próxima semana, antes duma viagem que terei de fazer, vou ver se consigo ver o carro e se possível, não só analisar visualmente a fumaça como fazer uma foto dela "fumando".
Rui Gabriel
Rui Gabriel- Usuário Bronze
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Re: W123 300D dúvida sobre excesso de fumaça
Contactei mais uma vez o proprietário do W123 300D sobre a cor da fumaça do carro e o que ele me respondeu foi o seguinte:
"quando liga ele sai mais fumaça", "e quando quente ele diminui um pouco". "quando esta parada em ponto morto e que sai mais ,quando anda diminui bastante", "a fumaça e preta", "em minha opinião ,e necessário trocar os 5 bicos (as de caminhão 308 d servem perfeitamente) e um mecânico (especializado) com equipamentos para fazer o resto".
Aqui ficam algumas informações que possam servir para um melhor diagnóstico, vale ressaltar, que por cautela sigo aquela máxima: "nada mais caro que um mercedes barato".
Rui Gabriel
Rui Gabriel- Usuário Bronze
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Re: W123 300D dúvida sobre excesso de fumaça
Esta ultima descricao parece-me normal. Talvez baste trocar o filtro de ar e, eventualmente, empobrecer a mistura no parafuso de regulagem da bomba injetora (sentido horario - diminuira a rotacao da marcha lenta). Pode ser que alterar a regulagem do ALDA (peça no topo da bomba injetora - ha um parafuso de regulagem debaixo da capinha preta) tambem ajude.
Com o motor em funcionamento levante a vareta do oleo do motor. O normal eh nao sair fumaça.
Ao testar o carro tenha em mente que este motor nao turbo eh fraco.
Com o motor em funcionamento levante a vareta do oleo do motor. O normal eh nao sair fumaça.
Ao testar o carro tenha em mente que este motor nao turbo eh fraco.
Lobo- Usuário Platina
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Re: W123 300D dúvida sobre excesso de fumaça
Confrade Lobo,
Obrigado pelas suas dicas esclarecedoras, não só para mim como para os confrades que têm carros antigos com motor diesel.
Em princípio eu havia ficado interessado nesse modelo 300D, estava com um preço atraente, mas o proprietário resolveu ainda com o carro anunciado, aumentar o preço em 50%. Mesmo levando em consideração ser um modelo raro por aqui não imagino sequer qual poderia ser o real valor de mercado desse carro no Brasil, mas na Europa, além de lá não ser considerado um clássico, é um modelo muito desvalorizado. Um 240D ou 300D em muito bom estado dificilmente ultrapassa a casa das 3.000 moedas locais. Com 2.700 já se compra um lá em perfeitas condições.
Grato, Rui Gabriel
Rui Gabriel- Usuário Bronze
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Re: W123 300D dúvida sobre excesso de fumaça
Boa noite, possuo um exemplar igual com mais de 250 mil km, porém automático, e sem fumaça alguma, somente em grandes reduções de marcha, que conforme já informado é normal para diesel.
Somente por curiosidade está anunciada por R$30.000,00 comentou que ele aumentou o preço, para quanto??
Somente por curiosidade está anunciada por R$30.000,00 comentou que ele aumentou o preço, para quanto??
Lucas Vivian- Usuário Iniciante
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Re: W123 300D dúvida sobre excesso de fumaça
Confrade Lucas Vivian,
Preço atual 30.000, inicialmente 20.000. O carro pelas fotos parece não faltar nenhum detalhe à excepção do cromado que emoldura o para-brisas. O painel está bastante castigado por rachaduras de ressecamento, mas o proprietário na época informou-me que trouxe um igual junto com uma cola especial dos EUA. A restauração do painel deve dar um bom trabalho de mão de obra, o que representará uma boa despesa para o novo proprietário se for detalhista, fora toda a revisão do sistema de injeção diesel e "otras cositas más".
Rui Gabriel
Rui Gabriel- Usuário Bronze
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Re: W123 300D dúvida sobre excesso de fumaça
Caros confrades,
Finalmente fui ver a 300D. O carro segundo o proprietário não virava o motor há uns três meses. Para virar o motor, reparei que o proprietário antes de virar a chave na ignição deu umas bombadas no acelerador, e ele lá pegou. Segundo ele, fez isso porque ele estava frio. Notei que a marcha lenta se apresentou bastante irregular emitindo imediatamente uma fumaça que me pareceu azulada, não tão densa como nos carros a gasolina. Depois foi a minha vez de virar o motor, só consegui depois da orientação do proprietário que me aconselhou a dar umas bombadas no pedal e manter o acelerador pressionado da metade para baixo, aí sim, ele pegou.
Confrades Antônio Elias e Lobo, como o carro estava guardado num local muito pequeno e mal ventilado, não foi possível deixar esquentar o motor, mas ele emitiu imediatamente essa fumaça já descrita com um forte e insuportável cheiro de "fumacê de mata mosquitos". O pouco tempo que esteve em funcionamento foi sem o filtro de ar e não saiu qualquer fumaça pela vareta do óleo, pelo menos durante o breve tempo de funcionamento.
Quando à suspensão, o proprietário comentou que tem um barulho na suspensão dianteira de ferro batendo em ferro. O que poderá ser?
A pintura nas fotos está melhor do que ao vivo, capô do motor e do porta-malas cheios de "pés de galinha". O teto do carro foi amassado por um galho de árvore que caiu num dia de vendaval e inacessível ao martelinho de ouro.
Pisca traseiro esquerdo quebrado, e do rádio Becker anunciado só vi o vão dele com a fiação pendurada.
O interior dele precisa de levar uma boa arrumada e higienização.
Com certeza que a parte elétrica deve ter alguma coisa que não funciona.
Os W123 são uma grande tentação para mim, com tudo isso valeria a pena adquiri-lo para o restaurar aos poucos? Aproximadamente, qual seria o justo valor em se tratando de carro diesel?
Obrigado a todos, Rui Gabriel
Rui Gabriel- Usuário Bronze
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