Mercedes-Benz SL 73 AMG (R129): o roadster que emprestou o motor à Pagani
Portal Mercedes-Benz Brasil :: Guia de Modelos Mercedes-Benz - Área técnica :: Classe SL ( R/C107 - R129 - R230 - R231 ) :: R129 - 1989 a 2001
Página 1 de 1 • Compartilhe
Mercedes-Benz SL 73 AMG (R129): o roadster que emprestou o motor à Pagani
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
O Mercedes-Benz SL 73 AMG é uma versão exclusiva – e para muitos, desconhecida – do SL 600. Produzida pela preparadora alemã AMG com base no SL 600, este desportivo aparentava ser um SL como tantos outros mas estava longe de o ser… Um olhar mais atento à sigla “73” e às jantes de 18 polegadas exclusivas denunciavam-no. Ao abrir o capot não restavam dúvidas: motor V12 com elementos em carbono e inscrição da cilindrada. Era um modelos especial. Ponto.
Tão especial que era quase «impossível» adquirir um exemplar. Não bastava ir a um concessionário e encomendar um. O processo era bem mais complexo: começava por ter que se adquirir um Mercedes-Benz SL 600 com motor V12 de 6.0 litros e, posteriormente, pagar uma “nota preta” à AMG para submetê-lo a uma preparação exaustiva do motor: pistões forjados em titânio, reforço de inúmeras peças internas, mudança das quotas do motor, sistema de escape específico, entre outras alterações.
Após a AMG operar a sua «magia», esta motorização passava a debitar 525 cv às 5.500rpm e 750 Nm de binário máximo às 4.000rpm – mais potente em 117cv do que a versão de origem (SL 600). Através de uma caixa automática de cinco relações, o SL 73 AMG acelerava dos 0 aos 100km/h em 4,8 segundos e tinha a velocidade máxima de 298km/h. Até ao lançamento do CL 65 AMG, este foi o modelo de produção mais potente de sempre da Mercedes. Hoje estes números podem não impressionar, mas nos anos 90 causava um tremendo impacto.
Segundo a AMG, apenas foram produzidas 80 unidades deste modelo – sendo que 50 foram compradas por Hassanal Bolkia, Sultão do Brunei. Ainda hoje, este bloco é um dos motores atmosféricos com maior cilindrada das últimas décadas.
Após o fim de produção do Mercedes-Benz SL 73 AMG, Horacio Pagani contactou a preparadora AMG, interessado em equipar o seu Pagani Zonda com este motor. Negócio fechado! As marcas chegaram a acordo e os Zonda passaram a vir equipados com o mesmo bloco atmosférico existente no SL 73 AMG, modificado pela Pagani para debitar 800cv.
Quanto ao design do SL (R129), modelo lançado em 1989, o que vos parece: tem envelhecido bem, não acham?
O Mercedes-Benz SL 73 AMG é uma versão exclusiva – e para muitos, desconhecida – do SL 600. Produzida pela preparadora alemã AMG com base no SL 600, este desportivo aparentava ser um SL como tantos outros mas estava longe de o ser… Um olhar mais atento à sigla “73” e às jantes de 18 polegadas exclusivas denunciavam-no. Ao abrir o capot não restavam dúvidas: motor V12 com elementos em carbono e inscrição da cilindrada. Era um modelos especial. Ponto.
Tão especial que era quase «impossível» adquirir um exemplar. Não bastava ir a um concessionário e encomendar um. O processo era bem mais complexo: começava por ter que se adquirir um Mercedes-Benz SL 600 com motor V12 de 6.0 litros e, posteriormente, pagar uma “nota preta” à AMG para submetê-lo a uma preparação exaustiva do motor: pistões forjados em titânio, reforço de inúmeras peças internas, mudança das quotas do motor, sistema de escape específico, entre outras alterações.
Após a AMG operar a sua «magia», esta motorização passava a debitar 525 cv às 5.500rpm e 750 Nm de binário máximo às 4.000rpm – mais potente em 117cv do que a versão de origem (SL 600). Através de uma caixa automática de cinco relações, o SL 73 AMG acelerava dos 0 aos 100km/h em 4,8 segundos e tinha a velocidade máxima de 298km/h. Até ao lançamento do CL 65 AMG, este foi o modelo de produção mais potente de sempre da Mercedes. Hoje estes números podem não impressionar, mas nos anos 90 causava um tremendo impacto.
Segundo a AMG, apenas foram produzidas 80 unidades deste modelo – sendo que 50 foram compradas por Hassanal Bolkia, Sultão do Brunei. Ainda hoje, este bloco é um dos motores atmosféricos com maior cilindrada das últimas décadas.
Após o fim de produção do Mercedes-Benz SL 73 AMG, Horacio Pagani contactou a preparadora AMG, interessado em equipar o seu Pagani Zonda com este motor. Negócio fechado! As marcas chegaram a acordo e os Zonda passaram a vir equipados com o mesmo bloco atmosférico existente no SL 73 AMG, modificado pela Pagani para debitar 800cv.
Quanto ao design do SL (R129), modelo lançado em 1989, o que vos parece: tem envelhecido bem, não acham?
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Krycek- Usuário Platina
- Número de mensagens : 8300
Data de inscrição : 13/07/2008
Interesses : .
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Tópicos semelhantes
» SL R107 e R129 Vídeo Bellote
» Miniatura Pagani Zonda F (coupe e Roadster)
» Mercedes-Benz TV: Jay Leno na SLS AMG Roadster
» Mercedes-Benz F-CELL Roadster
» GRIP - Mercedes Benz SLS AMG Roadster
» Miniatura Pagani Zonda F (coupe e Roadster)
» Mercedes-Benz TV: Jay Leno na SLS AMG Roadster
» Mercedes-Benz F-CELL Roadster
» GRIP - Mercedes Benz SLS AMG Roadster
Portal Mercedes-Benz Brasil :: Guia de Modelos Mercedes-Benz - Área técnica :: Classe SL ( R/C107 - R129 - R230 - R231 ) :: R129 - 1989 a 2001
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos