Analise de Falha OBDII/Torque

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Mensagem por eleandroid07 Dom 17 Abr 2016 - 12:37



Bom dia a todos.
Minha C320 está com falha na aceleração.
Sou de Ilha Solteira e não temos mecânicas específicas de Mbs.
Quando o carro está parado se apertar o acelerador observa se que o motor engasga. Quando em movimento acelera normal, porém se precionar com vontade o carro engasga tambem.
Pois bem, comprei um OBDII e um aplicativo Torque no google play.
Amei os resultados dos testes com carro parado e em viagens, o App detectou as seguintes falhas.
P0301, P0304, P0305 e P0300 que sao: Falha Transmissão Misfire cilindro 4, 5, 1 e Múltiplos cilindros devido a falha de mais de um cilindro.
No Site ([Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] é possível verificar cada erro incerindo o código acima, porém a base de dados são de carros: Genericos, Ford, Chevrolet, Nissan e Crrysley.
Cada fabricante apresenta descriações semelhantes, porem, é um pouco assustador, já que dentre os possíveis problemas diz: falha de igniçao, fiaçao, falha mecanica, sistema de combustivel, válvula EGR,injector etc.
Tirei o print de todas as telas e de todos os resultados, gostaria de incerir aqui mais não consigo.
Alguém pode me ajudar.
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Mensagem por Convidado 9 Dom 17 Abr 2016 - 13:07



Leandro, o post duplicado foi removido. Para inserir imagens, basta  seguir esse tutorial:
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Última edição por Antônio Elias em Dom 17 Abr 2016 - 13:29, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : texto, informar remoção do post duplicado)
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Mensagem por Convidado 9 Dom 17 Abr 2016 - 13:24



Qual o ano/modelo da sua C320? As primeiras 2001 e 2002 os sinais da rede can costumam pregar boas peças em reparadores. 

Ao meu ver os sintomas de motor engasgando alternando os cilindros falhando sugerem que seja possível sensor Maf fora de faixa já que aparentemente não ocorre num cilindro específico para condenar velas, bobinas e etc, te sugiro começar testando o sensor desligando pelo chicote e observando o funcionamento nos parâmetros da Ecu sem essa leitura, não é infalível mas sem scanner adequado o teste pode te dar uma noção do que está havendo se modificar o funcionamento para melhor, muitos dizem que não funciona mas eu faço assim.

Falhas em cilindros alternados acredito que é preciso ter bastante cuidado para avaliar se está ocorrendo admissão somente de combustível, pois pode causar um calço hidráulico.
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Mensagem por oldboy Dom 17 Abr 2016 - 13:36



AE,

Aquela C320 que você teve é qual ano?

Você enfrentou algum desses problemas?
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Mensagem por Convidado 9 Dom 17 Abr 2016 - 14:01



Oldboy, 

A que foi minha era 2001, tive vários problemas com ela até conseguir acertar a eletrônica, primeiro troquei o modulo de teto (desprogramava sozinho e causava corrente em vazio fazendo uma bagunça no funcionamento do carro, a baixa tensão causava todo tipo de falhas, me lembro que na época uma 2002 do Guilherme Lacerda de BH tinha o mesmo problema e afetava memória de posição de bancos), depois foram os sensores de rotação de roda que inclusive foram atualizados pela MB (era só lavar o carro com jatos de água pela frente ou passar em poças d'água que o motor começava falhar e notei que parava do nada assim que secava, noutras ocasiões do nada com tempo seco acendia o ESP, foi correndo atrás desse problema que revisei e zerei toda a suspensão, troquei amortecedores e etc achando que o problema estava na cambagem ou no alinhamento que nessa fase joga avarias para o painel), tive que providenciar também reparos nos potenciômetros do acelerador eletrônico com ajuda do Paulinho, um técnico em eletrônica da Pinguim A/C de BH (começou lenta para arrancar em semáforos e cruzamentos e depois não aceitava aceleração), quem me apoiou na maioria dos ajustes foi o Weydner da atual Gpr Motors que tem formação em técnico eletrônica e com apoio de Star Diagnózis da oficina, enfim com os acertos pararam todas as falhas e rodou uns 2 anos nas minhas mãos sem qualquer tipo de problema até vendê-la, nas mãos do Mau71 em SP soube depois que ele precisou trocar o Maf e o carro continua sem falhas até hoje nas mãos do Beto, acredito piamente que o que solucionou foi a troca de componentes que vieram defeituosos de linha de montagem por outros com PN atualizados pela MB.

Agora esse problema específico relatado no tópico acontecia com ela também e cada hora dava um cilindro diferente mas havia uma entrada de ar falsa no bocal da Tbi que foi corrigida na época, enfrentei também com o M112 da W163 2000 e era o Maf, diria que são idênticos os relatos.
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Mensagem por oldboy Dom 17 Abr 2016 - 14:11



Poxa Antônio,

Que saga, hein? Qualquer proprietário normal teria desistido e vendido o carro. Fora que você deve ter gasto uma nota tanto nas parte eletrônica quanto na troca de toda a suspensão.

Acredito que na época que você teve o carro os problemas, causas e soluções não eram tão difundidos quanto são hoje tornando tudo muito mais custoso, também.

A C55 não padece de nenhum deles, correto? Já deve ter saido de fabrica com tudo atualizado.
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Mensagem por eleandroid07 Dom 17 Abr 2016 - 14:50



Senhores, semana passada chegou os filtros que comprei pela net, levei numa mecânica e o pessoal que não é especialista retirou aquela tampa que vai em cima do motor pra trocar os filtros de ar e detalhe. Depois dos alarmes que especifique resolvi abrir o capô pra dar uma olhada e notei que a tampa estava desencaixada do MAF. Encaixei corretamente e fui dar uma volta, nossa que orgulho de mim mesmo, kkkkkk ficou bom, mas depois de um rolezinho na city voltou a dar o alarme, acho que desencaixou.
Observei que não tem presilhas, vou ter que fixar com abraçadeiras e testar novamente.
Estou gostando de descobrir e corrigir os problemas, quem sabe eu vire mecânico.
Valeu.
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Mensagem por Carlos Guilherme Seg 18 Abr 2016 - 21:06



eleandroid07, se entendi bem quem matou a charada para você foi o Antonio Elias que cantou a pedra do MAF...
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Mensagem por eleandroid07 Seg 18 Abr 2016 - 22:24



É mais só vi a mensagem depois, e conforme mencionei o scanner já havia me dado algumas ideias, mas sem duvidas, o Antônio como sempre nos ajuda muito mesmo.
Valeu.
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Mensagem por Convidado 9 Seg 18 Abr 2016 - 23:24



Carlos, grato, é sempre um prazer tentar ajudar os amigos dentro do possível, ótimo que o Confrade Leandro conseguiu detectar e confirmar o problema na leitura do fluxo do ar e parabéns a ele por colocar a mão na massa.

Oldboy, de fato foi uma saga até conseguir acertar o carro, na época dos problemas consecutivos tive uma ajuda fundamental do Vander Fioretti (ex Class-Service) - profundo conhecedor de Mercedes-Benz - que me ensinou testar a eletrônica, foi graças ao incentivo dele que adquiri para meu uso alicate amperímetro, scanner e outras ferramentas para colocar os tutoriais em prática e repassei tudo aqui no fórum. Interessante que todos os especializados MB que conhecia na época e Concessionárias desconheciam esses testes e equipamentos necessários, fui achar um alicate eletrônico emprestado em BH de uma Concessionária Chevrolet do Sion (curioso que um primo mecânico tentou junto comigo na MB, BM e na Audi e ninguém tinha para nos emprestar, o testes deles não sei se mudou algo atualmente mas era apenas a partir do scanner e dias com carro parado na oficina desligando módulo a módulo uma a um e medindo carga de bateria, algo completamente arcaico. A C55 noto que é outra história em relação a fase I, linha can com comunicação bem mais rápida entre módulos, o consumo elétrico é baixíssimo como deve ser em todas as fases II, a eletrônica dela só para você ter uma noção repousa entre 0,07 a 0,10 miliamperes/hora e alcança o valor mais baixo em menos de 10 minutos, as vezes com 5 minutos já estabiliza em 0,07, ou seja consumo elétrico comparável a de veículos top de marcas comuns, os módulos a maioria são Siemens atualizados, fazendo um paralelo o consumo em stand by de uma C320 fase I de carro com a rede bem acertada fica entre 0,15 a 0,20 mA/h, até 25 mA/h dizem em Concessionária que é aceitável nas primeiras C320, medi de uma C240 2003 que tem pacote com menos opcionais e demorou 1/2 hora (30 minutos) para estabilizar em 0,14 (o dobro de C55), observando esse tempo elevado noutras fase I notei outra diferença entre as redes de fase I e II, a linha de fase I só repousa por completo somente após 15 minutos e pode levar até 30, 35 minutos para estabilizar, já fase II em 5 minutos costuma já estabilizar no mínimo com todos consumidores desligados, ou seja muito mais rápida, olha que testo com alicate amperímetro leitura True RMS e os dados são bem precisos, por tudo isso que citei deduzo que fase II de fato não padece destes problemas.

Abraços,
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Mensagem por Carlos Guilherme Ter 19 Abr 2016 - 10:55



Antonio Elias, que multimetro alicate você utiliza?
Comprei um Minipa, por achar o Flucke muito caro, mas não foi uma boa compra para o propósito que eu queria, que era medir a corrente consumida em repouso na SLK230.
 Ele é True RMS e tem boa precisão nas outras medidas mas é muito pouco sensível em corrente contínua.
Abraço.
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Mensagem por eleandroid07 Ter 19 Abr 2016 - 11:02



Bom dia a todos.
Antônio você é de onde, tu tem mecânica podemos agendar uma revisao?
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Mensagem por peixesub Seg 18 Jul 2016 - 13:08



[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link], bom dia.

Este scanner OBDII que você comprou, tem como me passar o link da loja ou modelo do scanner, pois estou encontrando dificuldades em encontrar um compatível com minha Classe A. Tem vários modelos no Mercado Livre, mas os vendedores nunca sabem se é compatível com o Classe A.
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Mensagem por Convidado 9 Seg 18 Jul 2016 - 22:36



Carlos, desculpe-me a desatenção em não tê-lo retornado antes, sim tenho um alicate amperímetro digital Minipa 3367 com leitura true Rms. Qual modelo você adquiriu?
O custo x benefício do Minipa achei muito bom em relação a equipamentos importados como alguns modelos Fluke mais top, atende bem.

Leandro, grato pelas colocações, o que puder ajudar pode contar comigo, já atuei num curto período com gerenciamento de frota pública onde tinha muito contato díario com oficinas e prestadores de serviço, estou em MG mas não sou mecânico não, tenho scanner, curto DIY, troco muita informação com reparadores meus amigos, aprendo e repasso, só tentando ajudar os amigos! rsrsrs

Abraços,
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Mensagem por Carlos Guilherme Ter 19 Jul 2016 - 19:12



Antonio Elias, também tenho o Minipa ET 3367 que considero excelente para medidas de tensão por ser true RMS porém, para medir corrente contínua acredito que ele tenha algumas limitações quando se deseja aferir correntes muito baixas, na ordem de alguns miliampéres.
Por exemplo, estou com o manual dele aberto aqui e vejo que a resolução para medidas de corrente DC é de 100mA, o que, me corrija se estou errado, inviabiliza medir algo na ordem de meia duzia de miliampéres. Ou não?
Outra coisa, como vc foi fundo na questão de consumo de energia dos módulos, me tira uma dúvida básica: se eu fechar o carro com o alarme, o consumo total da bateria cai em relação ao carro desligado mas com as portas destrancadas?
Abraço.
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