Recondicionamento da ventoinha viscosa MB (recarga com óleo de silicone)
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Recondicionamento da ventoinha viscosa MB (recarga com óleo de silicone)
Boa noite confrades,
Estou postando a seguir algumas fotos do reparo que fiz na ventoinha viscosa da minha W140, S500, ano 1997.
A viscosa costuma apresentar problema quando gira "em falso", ou seja, mesmo com o motor quente, você consegue parar a ventoinha. Quando ela está "recondicionada" ou nova, você não consegue pará-la. Quando ela acopla, refrigera a água do radiador, fazendo o motor trabalhar na temperatura correta, operando sempre em conjunto com a válvula termostática, que fará a água circular no sistema no momento certo também. Como o sistema é integrado, se algum dos itens falhar (termostática ou ventoinha viscosa), vai haver problema na refrigeração do motor e ele pode trabalhar quente ou frio demais. Lembrando que ainda há outros itens no sistema que também são relevantes mas que não é interessante citar neste momento.
Para fazer a recarga da viscosa:
1. Retire a ventoinha do motor (aqui usamos uma chave torx - não acompanhei esse momento, pois foi meu mecânico que fez;
2. Retire o acoplamento viscoso da ventoinha e a capa (nesse caso das fotos é a preta);
3. Retire aquela "lingueta" que "prensa" aquele pino destacado nas fotos a seguir. Este pino é quem faz o acoplamento junto com o silicone, em conjunto com a "lingueta". Esta última comprime/expande conforme a temperatura;
4. Coloque o silicone (pode ser de 7000 CST até 10.000 CST) na seringa. É mais fácil encher a seringa retirando aquela parte traseira pois o silicone é muito viscoso e aspirá-lo é uma tarefa complicada);
5. Coloque o silicone com calma, lentamente, "prensando" a ponta da seringa com o orifício senão ele vai "escapar" da cavidade interna. Ela tem mais de uma cavidade interna então conforme você colocar, ela vai preenchendo todas. Na S500 eu usei quase 50ML de silicone. (eventualmente se você se enganar de ter preenchido todo o recipiente interno; depois de reinstalar no carro, se perceber que a viscosa ainda não está boa, pode colocar mais silicone). Como ele "não tem por onde sair" muitas vezes conforme injeta-se o silicone, ele sai um pouco na hora de desencaixar a seringa.Eu não usei agulha; apenas encaixei a ponta da seringa no orifício de entrada da viscosa;
6. O ideal é ir enchendo até o momento que você percebe que literalmente todo o óleo que está injetando, está vazando pelo orifício de entrada, o que indica que ele está realmente cheio;
7. IMPORTANTE: este momento é crucial. No mesmo instante que você retirar a seringa, deve-se colocar o pino que faz a vedação e a chapa metálica para travar o pino (tem que ser rápido para o silicone não sair da cavidade interna).
As fotos vão auxiliar no procedimento.
Para recolocar, basta seguir o sentido inverso.
Espero que possa ajudar os confrades.
Abraços,
Estou postando a seguir algumas fotos do reparo que fiz na ventoinha viscosa da minha W140, S500, ano 1997.
A viscosa costuma apresentar problema quando gira "em falso", ou seja, mesmo com o motor quente, você consegue parar a ventoinha. Quando ela está "recondicionada" ou nova, você não consegue pará-la. Quando ela acopla, refrigera a água do radiador, fazendo o motor trabalhar na temperatura correta, operando sempre em conjunto com a válvula termostática, que fará a água circular no sistema no momento certo também. Como o sistema é integrado, se algum dos itens falhar (termostática ou ventoinha viscosa), vai haver problema na refrigeração do motor e ele pode trabalhar quente ou frio demais. Lembrando que ainda há outros itens no sistema que também são relevantes mas que não é interessante citar neste momento.
Para fazer a recarga da viscosa:
1. Retire a ventoinha do motor (aqui usamos uma chave torx - não acompanhei esse momento, pois foi meu mecânico que fez;
2. Retire o acoplamento viscoso da ventoinha e a capa (nesse caso das fotos é a preta);
3. Retire aquela "lingueta" que "prensa" aquele pino destacado nas fotos a seguir. Este pino é quem faz o acoplamento junto com o silicone, em conjunto com a "lingueta". Esta última comprime/expande conforme a temperatura;
4. Coloque o silicone (pode ser de 7000 CST até 10.000 CST) na seringa. É mais fácil encher a seringa retirando aquela parte traseira pois o silicone é muito viscoso e aspirá-lo é uma tarefa complicada);
5. Coloque o silicone com calma, lentamente, "prensando" a ponta da seringa com o orifício senão ele vai "escapar" da cavidade interna. Ela tem mais de uma cavidade interna então conforme você colocar, ela vai preenchendo todas. Na S500 eu usei quase 50ML de silicone. (eventualmente se você se enganar de ter preenchido todo o recipiente interno; depois de reinstalar no carro, se perceber que a viscosa ainda não está boa, pode colocar mais silicone). Como ele "não tem por onde sair" muitas vezes conforme injeta-se o silicone, ele sai um pouco na hora de desencaixar a seringa.Eu não usei agulha; apenas encaixei a ponta da seringa no orifício de entrada da viscosa;
6. O ideal é ir enchendo até o momento que você percebe que literalmente todo o óleo que está injetando, está vazando pelo orifício de entrada, o que indica que ele está realmente cheio;
7. IMPORTANTE: este momento é crucial. No mesmo instante que você retirar a seringa, deve-se colocar o pino que faz a vedação e a chapa metálica para travar o pino (tem que ser rápido para o silicone não sair da cavidade interna).
As fotos vão auxiliar no procedimento.
Para recolocar, basta seguir o sentido inverso.
Espero que possa ajudar os confrades.
Abraços,
Alexandre - pr- Usuário Platina
- Número de mensagens : 2446
Data de inscrição : 26/10/2009
Interesses : M.Benz.
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Re: Recondicionamento da ventoinha viscosa MB (recarga com óleo de silicone)
Muito legal esta dica!!! :Clap:
GR- Usuário Platina
- Número de mensagens : 7430
Data de inscrição : 21/10/2007
Interesses : troca de informações
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Re: Recondicionamento da ventoinha viscosa MB (recarga com óleo de silicone)
Muito obrigado, Alexandre!
Algo de suma importância não só para Mercedes, mas para outros veículos que usam esse sistema também. Um reparo onde geralmente se trocaria todo o acionamento da ventoinha, sairá uma fração do custo da mesma!
Uma dúvida: Onde você conseguiu encontrar tal óleo de silicone? E o custo fica em torno de quanto?
Abraços e felicidades com sua estrela!
Algo de suma importância não só para Mercedes, mas para outros veículos que usam esse sistema também. Um reparo onde geralmente se trocaria todo o acionamento da ventoinha, sairá uma fração do custo da mesma!
Uma dúvida: Onde você conseguiu encontrar tal óleo de silicone? E o custo fica em torno de quanto?
Abraços e felicidades com sua estrela!
Rafael M.- Administrador
- Número de mensagens : 717
Data de inscrição : 23/07/2012
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Re: Recondicionamento da ventoinha viscosa MB (recarga com óleo de silicone)
Obrigado por compartilhar sua experiencia.
Passei por essa situação com a minha 116 assim que comprei, em 12/2014.
Só que, ao invés de repor o silicone, optei por travar a hélice, fazendo com que a ventoinha gire junto com o motor.
Na 123 a hélice já veio travada.
Passei por essa situação com a minha 116 assim que comprei, em 12/2014.
Só que, ao invés de repor o silicone, optei por travar a hélice, fazendo com que a ventoinha gire junto com o motor.
Na 123 a hélice já veio travada.
Rique_sp- Usuário Ouro
- Número de mensagens : 845
Data de inscrição : 12/11/2007
Interesses : MB´s
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Re: Recondicionamento da ventoinha viscosa MB (recarga com óleo de silicone)
Maravilha meu caro AlexandrePR...
Fiz na minha TB e ficou show...
Mas naum tive o cuidado de registrar...
Achei o mais chato retirar o hélice do q outra coisa...pq o espaço eh apertado entre o motor da minha e o radiador...
Forte abs,
Fiz na minha TB e ficou show...
Mas naum tive o cuidado de registrar...
Achei o mais chato retirar o hélice do q outra coisa...pq o espaço eh apertado entre o motor da minha e o radiador...
Forte abs,
_________________
PedroAlexRJ - W202 - C36 - AMG - 1996 - ´BlackSeries´
Pedroalexrj- Moderador
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Data de inscrição : 13/08/2010
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