Dificuldades partida: painel acende e não da nenhum código de avaria e arranque não vira (W168)

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Mensagem por claudio araujo Sex 27 Fev 2015 - 2:54



senhores, agradeço a atenção de vcs, e tenham um pouco de paciencia, ja passei da maior idade 62 rsrsr ,tive a preocupação de ler tudo que encontrei,mas nada exatamente como o ocorrido comigo, minha classe a 1.9 semi automatica,começou a falhar , tipo como se perdesse um cilindro,e perdia potencia,mas se desligasse e ligasse, voltava ao normal,ontem deu o defeito e não voltou mais falhava  e dava cheiro de gasolina,ai resolvi trocar as velas e aproveitei para limpar o corpo de borboleta,filtro etc,depois de tudo feito,o arranque não vira ,o painel acende normalmente e não apresenta nenhum codigo no painel,sou novato no forum e agradeço as dicas da turma que tem a senha... obrigado ''vôvô"  :cyclops: preocupado!!!
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Mensagem por claudio araujo Sex 27 Fev 2015 - 17:13



Senhores, pesquisando o site, resolvi fazer um reset no sistema, desligando a bateria uma vez que ela estava funcionando normalmente o arranque antes da troca de velas, continua do mesmo jeito, alguma outra dica ? Alguém ja passou por isto?
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Mensagem por Paulo Kropsch Sex 27 Fev 2015 - 17:45



Ola Claudio:

O fato do painel acender não indica que a bateria esteja suficientemente boa para girar o motor de arranque.
Tente dar uma chupeta com outra bateria.

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Mensagem por claudio araujo Sex 27 Fev 2015 - 17:51



Pouco provável, Moura 60 amp. E ja ficou 15 dias sem ligar , , recentemente , e antes de trocar as velas tinha andado 200km com ela,mas vou considerar, amanhã cedo vou passar o multímetro , , obrigado e grande abraço.
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Mensagem por Convidado 9 Sex 27 Fev 2015 - 18:10



Meu caro Confrade Vovô 6.2! rsrsrsrs qual a especificação das velas que você instalou?

A vela original é uma de 3 eletrodos! 

Agora, um detalhe me chamou atenção no seu relato, quando você fala que no liga religa anteriormente (antes da troca do jogo de velas!!!), o carro voltava funcionar normalmente, seria mais interessante passar scanner para identificar esses eventos anteriores para observar se as falhas partiam por exemplo de bobina ou do sensor de massa de ar, essa versão 2001 utiliza sensor Maf acoplado à central do carro. Quando você fala em perceber cheiro de gasolina no funcionamento, o carro antes apresentava alguma fumaça mais escura pelo escape sinalizando problemas na mistura ar/combustível? As velas que você retirou tinha alguma encharcada, qual aspecto delas?

Aparentemente, pelos seus relatos temos 2 problemas distintos aí, talvez um na parte elétrica provavelmente no motor de arranque e outro a apurar.
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Mensagem por Raul Dias Sex 27 Fev 2015 - 18:19



Vovô,a minha,apresentou estes mesmos sintomas,era uma vela encharcando.Não quero te assustar,mas tive que retificar o cabeçote,ai acabou o problema!!!
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Mensagem por claudio araujo Sex 27 Fev 2015 - 18:28



Nu!!!! Ai doi kkk, , não acho que seja ela não apresentava cheiro de combustível , somente na ultima vez , as velas nao estavam encharcadas , e algo eletrônico provavelmente, ta com 77000 original , mas não desconsidero obrigado e vai ajudando ai
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Mensagem por Convidado 9 Sex 27 Fev 2015 - 18:32



Você tem as velas antigas? Se elas ainda estiverem do mesmo jeito como estavam no carro, consegue postar uma foto delas mostrando o aspecto para gente observar como estava a queima antes?
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Mensagem por claudio araujo Sex 27 Fev 2015 - 18:42



Não, mas estavam secas, e pouco carbonizadas, comparei com as novas e o afastamento do eletrodo estava praticamente igual, na verdade meu problema no momento e dar partida no arranque, acho que se ficar como antes ja to feliz, pois não dava canseira, , andava legal, so acima de 120 se fosse ultrapassar e pizasse tudo ai enbolava, mas velocidade cruzeiro 110 120 viajava sen stress , quero pedir ajuda pra acionar o arranque ate o momento .Obrigado e desculpe o textos longos mas sou das antigas kkk.
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Mensagem por Paulo Kropsch Sáb 28 Fev 2015 - 13:27



Ola Claudio:

Também acho que voce tem dois problemas diferentes. No momento o mais importante é conseguir girar o motor de arranque. Não conheço a Classe A sermi automatica, mas imagino que possa ter  tenha alguma proteção para não girar o arranque com carro engrenado. Os carros automáticos so giram o arranque em Neutro ou Park. Este sistema pode dar defeito na posição da alavanca de mudança e o arranque não gira. Imagino que os terminais da bateria estejam bem limpos e o terra com o chassis também. Para testar a carga da bateria, ligue os faróis e veja se a intensidade das luzes diminui muito quando aciona o arranque. Se diminuir, deve ser a bateria.

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Mensagem por Coronel Sáb 28 Fev 2015 - 13:51



Também não conheço bem o sistema desse câmbio semi automatico, mas as buchas plásticas das ligações da alavanca do câmbio com a vareta, e dessa com o câmbio em mau estado também causam esse efeito. Como o sistema não consegue ler se o carro está no P (se existir) ou N, o motor de arranque não gira.

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Mensagem por claudio araujo Sáb 28 Fev 2015 - 19:29



Opa , so vi agora, obrigado mas a bateria e nova ta com carga ok terminais limpos, cambio no neutro, ok , ja refiz o aprendizado de marchas, do carro, pisa no freio , com a chave ligada , freio de mão puxado,coloca primeira, volta no neutro, tira pe do freio, volta a pisar no freio, coloca re, volta no neutro, solta freio de mão, retira chave do contato , puxa freio de mão e da partida , escuto as marchas trocando tudo ok bacana ,mas não deu arranque , moro num condomínio 40 km de bh, mas agendei um rastreador pra sábado aqui, até la conto com algum parceiro que ja passou por isto, antes de desligar a central pra tirar a bobina e trocar as velas tava show , nunca tive problemas com ela, de parte eletrônica , o que me intriga e nao acusar nenhum código no painel , tudo normal , e ai!! Confrades , , Abraço na geral.
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Mensagem por Convidado 9 Sáb 28 Fev 2015 - 22:38



Cláudio, conferiu se aparece não mesmo um F no painel onde visualiza as marchas engatadas? outra questão, acaso há algum bloqueador ou alarme instalado/adaptado?
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Mensagem por claudio araujo Sáb 28 Fev 2015 - 22:46



Ok ,nao aparece f no painel , , aparece as marchas , e nao tem nada, novo instalei sensor de re , mas ja tem tempo, e o sensor de re e ligado no fio da lanterna traseira ,sem interferência
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Mensagem por claudio araujo Sáb 28 Fev 2015 - 22:51



Tinha colocado wd40 nos terminais da central, mas hoje deixei o motor aberto,desconectei os terminais pra evaporar um possível excesso de wd40, mesmo sabendo que não tem nada a ver, mas to abrindo o leque pra tudo .
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Mensagem por Convidado 9 Sáb 28 Fev 2015 - 23:06



Então, acho que passar no Scanner é o primeiro caminho que seguiria nesse caso, pode solucionar porque nos W168 com Aks e automáticos segundo o Buss o sistema precisa da informação do câmbio para o Start, pesquise por AKS que há mais tópicos sobre o sistema.

Se não resolver, o motor de partida pode ter apresentado defeito nas escovas e/ou no automático da partida, se for isso só revisar que resolve.

Fora as hipóteses colocadas, resta uma outra colocada noutro tópico bem semelhante pelo hoje técnico Oldboy:

por [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] em Dom 15 Fev 2009, 20:47

Tem um relezinho verde do imobilizador que, às vezes, dá este tipo de problema.
.... 
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Mensagem por claudio araujo Sáb 28 Fev 2015 - 23:20



Onde e este relezinho verde do aks , , alguém sabe?
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Mensagem por claudio araujo Qua 4 Mar 2015 - 11:40



Resolvido! !! Baby na estrada, senhores agradeço a atenção de todos, mas após trucentas horas de internet , horas consultando possiveis "fusanicos" chega minha mulher que não manja nada e diz, , porque vc não refaz o que mexeu, ? Bingo !! Tirei os conectores do MAF e descobri que ao encaixar um terminal, um pino na central entortou e não fazia contato , pronto.kkkk vou morrer so numa conta de churrascaria hoje kkkkk Abraço a todos.
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Mensagem por Edgard Sousa Jr Sáb 28 Mar 2015 - 19:14



Tenho uma Mercedes Classe A 190 automática e está apresentando o mesmo problema. O mais estranho é que, pela manhã, com o motor frio, ela liga normalmente. Depois que ela já ligou uma vez, não liga mais. Troquei a bateria e o problema continuou. Verifiquei se algum fusivel ou relé estava com mal contato e descobri que, quando removo um relé azul, o mais próximo da bateria, o carro funciona. Depois que o carro liga, eu torno a ligar o relé porque a luz do ABS fica acesa enquanto este relé não está encaixado. Já fui em algumas auto-elétrica e ninguém descobriu nada. Vou levar na concessionária para fazer um diagnóstico e tentar descobri o problema.
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Mensagem por Douglas Barddal Dom 29 Mar 2015 - 6:52



Confrade Edgard bem vindo ao Fórum, embora na terceira W 168 nunca passei pelo problema do amigo mas por favor depois de resolver este problema nos informe o que foi feito pois todos estamos sujeitos a passar por isso um dia. Um ótimo Domingo.
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Mensagem por Edgard Sousa Jr Ter 9 Jun 2015 - 4:30



Caros, desculpem a demora em responder. Eu consegui consertar minha Mercedes Classe A. Na concessionária identificaram o problema, era o módulo eletronico do câmbio. Porém, na concessionária eles não consertam ou reparam o módulo. Eles apenas trocam por um novo que custa mais do que o valor de mercado do carro. A troca seria uns 14 mil reais. Totalmente proibitivo para mim. Passei em várias oficinas onde moro e ninguém mexia com este módulo. Descobri que tem uma oficina em Campinas que repara o módulo. Descobri depois uma em São Paulo que também faz o reparo. Acabei fazendo o reparo em São Paulo e saiu por salgados 3 mil reais. Descobri que quando tirava o relé, resetava o módulo, por isso, conseguia ligar o carro. Ate agora está tudo bem. Ainda bem que recebi garantia de um ano do reparo. Recomendo, quem passar por este problema, trocar o óleo do cambio na concessionária. Pois lá eles colocam a quantidade certa de óleo e evita ficar com mais óleo do que precisa, danificando o módulo devido ao excesso de pressão. Óleo velho também deve danificar o módulo. Foi o que me disseram.
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Mensagem por Douglas Barddal Qua 10 Jun 2015 - 13:38



Sorte sua Edgard que deu recuperação, meu módulo passou por 4 empresas e nenhuma conseguiu recuperar ele. Meu caso foi óleo velho com 88.000km sem troca.
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Mensagem por Convidado 9 Qua 10 Jun 2015 - 13:47



Edgard, seria interessante você registrar no Fórum qual oficina ou técnico realizou o reparo com sucesso nesse módulo do câmbio. 

Pode fazê-lo por fineza aqui no tópico ou em Caminho das Pedras ou então abrir um tópico específico para a oficina/técnico caso ainda não exista no Fórum (área de serviços), neste caso já deixe registrado um feedback com as suas impressões sobre o serviço prestado, essas informações podem vir ser úteis a outros Confrades que porventura precisarem.

Abraços,
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