Eletricidade estática - Lataria do carro
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Eletricidade estática - Lataria do carro
Em 23 de julho último saiu uma reportagem, no Jornal do Carro do Estadão, sobre os choques que tomamos ao encostar na lataria do carro, tanto ao entrar quanto ao sair do mesmo.
Como residi por uma década em Brasília, estava acostumado com isso e não dei muita atenção.
Mas com a seca que atinge SP ultimamente, esses choques começaram a ser freqüentes por aqui também.
É uma descarga de cerca de 3.000 volts, com pouca amperagem é claro, mas bastante incômodo.
Atinge também as pessoas ao se cumprimentarem, ao entregarem objetos uma para as outras etc.
Em Brasília aprendi a me livrar desses choques. Basta segurar firmemente com uma das mãos na parte metálica da porta antes de colocar os pés no chão.
Agora, se livrar dos amigos sacanas de Brasília que vem propositadamente arrastando os pés pelos tapetes e carpetes antes de nos cumprimentar, isso eu não consegui. É impressionante com conseguem armazenar energia no corpo dessa forma. E a descarga é dolorida pra caramba...
Vou postar como o Krycek colando a própria reportagem do jornal, pois isso facilita registrar a origem e autor da mesma.
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Como residi por uma década em Brasília, estava acostumado com isso e não dei muita atenção.
Mas com a seca que atinge SP ultimamente, esses choques começaram a ser freqüentes por aqui também.
É uma descarga de cerca de 3.000 volts, com pouca amperagem é claro, mas bastante incômodo.
Atinge também as pessoas ao se cumprimentarem, ao entregarem objetos uma para as outras etc.
Em Brasília aprendi a me livrar desses choques. Basta segurar firmemente com uma das mãos na parte metálica da porta antes de colocar os pés no chão.
Agora, se livrar dos amigos sacanas de Brasília que vem propositadamente arrastando os pés pelos tapetes e carpetes antes de nos cumprimentar, isso eu não consegui. É impressionante com conseguem armazenar energia no corpo dessa forma. E a descarga é dolorida pra caramba...
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Coronel- Administrador
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Re: Eletricidade estática - Lataria do carro
Bom, tenho trauma com choque...hahaha
Tanto que pra sair, dependendo do carro, eu puxo a porta por dentro e saio rapidamente...meio ninja, mas não tomo choque...hahaha
Tanto que pra sair, dependendo do carro, eu puxo a porta por dentro e saio rapidamente...meio ninja, mas não tomo choque...hahaha
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Compre um Lexus e seja feliz! Não sou mais ADM faz tempo, mas meu nick permanece azul.
Hiro- Administrador
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Re: Eletricidade estática - Lataria do carro
Ola amigo basta empurrar a porta pelo vidro você consegue evitar o choque, minha esposa reclama muito mas esta estática depende de pessoa para pessoa.
Abraço.
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Moacyr- Desativado - dados de registro inconsistentes
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Re: Eletricidade estática - Lataria do carro
Dependendo do carro eu faço isso tbm! na CLK é mais facil ainda pois não tem moldura
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Hiro- Administrador
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Re: Eletricidade estática - Lataria do carro
Putz...isso é um inferno em BSB...tento lembrar sempre...mas tô ficando véio...me esqueço...e TOMO choque direto...é fogo...dói as vezes...
Sabia desses detalhes todos não...principalmente fechar as portas pelo vidro...massa..vou tentar...
abs. a todos.
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PedroAlexRJ - W202 - C36 - AMG - 1996 - ´BlackSeries´
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Re: Eletricidade estática - Lataria do carro
Putz Hiro, tinha me esquecido da CLK. Mas é só colocar a mão firmemente no teto (se a CLK for conversível também tem que fazer uma ginástica e segurar na coluna do pára-brisas) e pisar firme no chão. Não tem erro.
Para entrar no carro ainda não descobri como evitar.
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Coronel- Administrador
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Re: Eletricidade estática - Lataria do carro
Por isso é que na Argentina encontramos a corrente arrastando na traseira dos carros. Descarrega a carga estática.
Karl Fass- Usuário Ouro
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Re: Eletricidade estática - Lataria do carro
Também tomava muito destes "choques" no tempo do saudoso Monza, agora as correntes como aterramento ainda não tinha visto, abs.
Reuthmann- Usuário Platina
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Re: Eletricidade estática - Lataria do carro
Na hora de entrar num carro é só encostar primeiro o braço nas partes metálicas do veículo, se tiver eletricidade acumulada descarrega na hora sem que a pessoa sinta!!!
A explicação é do físico Cláudio Furukawa ao Auto Esporte, diz ele é que no inverno probabilidade de choque aumenta à medida que o tempo esfria e e aumenta umidade facilitando a condução elétrica, atrito da roupa com o banco eletriza, materiais sintéticos sapato sola borracha retém eletricidade e etc, vejam a rápida entrevista nesse vídeo, muito interessante:
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Convidado 9- Usuário Platina
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