Uma visita à caverna secreta da Mercedes-Benz na Alemanha
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Uma visita à caverna secreta da Mercedes-Benz na Alemanha
Uma visita à caverna secreta da Mercedes-Benz na Alemanha
Publicado: 18/09/13 - 7h00
Atualizado: 18/09/13 - 8h52
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Uhlenhaut Coupé, uma mistura dos modelos de corrida W196 com o 300 SL “asa de gaivota”, é o carro mais caro do mundo: vale estimados € 70 milhões Jason Vogel / O Globo
A visita ao Classic Center da Mercedes-Benz, em Fellbach, nos arrabaldes de Stuttgart, já parecia ser o ponto alto do dia. Que outra fábrica de automóveis mantém um centro para restaurar e fazer a manutenção dos carros antigos da clientela? Quem for suficientemente rico pode mandar um 300SL dos anos 50 para essa oficina e ter serviços e peças nos rigorosos padrões da fábrica. Ver quatro ou cinco “Asas de Gaivota” sob um mesmo teto é de cair o queixo.
Mas eis que nossos anfitriões reservavam outra surpresa para a tarde: um galpão meio escondido nos fundos do Classic Center, sem identificações externas e fechado ao público.
Explica-se: a Mercedes tem um moderno e suntuoso museu em Stuttgart, que exibe aproximadamente 160 carros e caminhões. Só que o acervo histórico da empresa é muito maior, composto por uns mil veículos. Assim, na região há nada menos do que doze galpões cheios de automóveis raríssimos, que fazem esporádicas aparições em ralis de clássicos e eventos especiais.
— Não botamos letreiros para que não apareçam muitos curiosos — explica Denis Heck, funcionário do Classic Center e nosso guia.
Visitamos apenas um dos doze galpões — e justamente o que guarda os carros de corrida da Mercedes, desde o modelo Simplex, de 1902.
O chamado Salão Sagrado é uma visão impressionante: são centenas de bólidos perfilados, limpos e prontos para a ação. Ao fundo, os superpotentes Flecha de Prata que dominaram as provas de GP na década de 30. Mais atrás, caixotes de madeira com os Fórmula-1 de temporadas recentes.
— Desde os anos 20 a empresa tem a preocupação de conservar modelos históricos. Com a Segunda Guerra, os carros foram espalhados e, depois, reunidos novamente. Assim conseguimos preservar tudo — explica Heck.
Não só os carros de corrida e de rali estão guardados, como também os caminhões que os transportavam.
E há estrelas como um dos dois únicos 300 SLR Uhlenhaut Coupé produzidos. Tido como o carro mais caro do mundo, custa estimados € 70 milhões. Mas a Mercedes não vende, não troca e nem dá...
- Marca mantém doze galpões em Stuttgart para preservar seus modelos históricos
Publicado: 18/09/13 - 7h00
Atualizado: 18/09/13 - 8h52
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Uhlenhaut Coupé, uma mistura dos modelos de corrida W196 com o 300 SL “asa de gaivota”, é o carro mais caro do mundo: vale estimados € 70 milhões Jason Vogel / O Globo
A visita ao Classic Center da Mercedes-Benz, em Fellbach, nos arrabaldes de Stuttgart, já parecia ser o ponto alto do dia. Que outra fábrica de automóveis mantém um centro para restaurar e fazer a manutenção dos carros antigos da clientela? Quem for suficientemente rico pode mandar um 300SL dos anos 50 para essa oficina e ter serviços e peças nos rigorosos padrões da fábrica. Ver quatro ou cinco “Asas de Gaivota” sob um mesmo teto é de cair o queixo.
Mas eis que nossos anfitriões reservavam outra surpresa para a tarde: um galpão meio escondido nos fundos do Classic Center, sem identificações externas e fechado ao público.
Explica-se: a Mercedes tem um moderno e suntuoso museu em Stuttgart, que exibe aproximadamente 160 carros e caminhões. Só que o acervo histórico da empresa é muito maior, composto por uns mil veículos. Assim, na região há nada menos do que doze galpões cheios de automóveis raríssimos, que fazem esporádicas aparições em ralis de clássicos e eventos especiais.
— Não botamos letreiros para que não apareçam muitos curiosos — explica Denis Heck, funcionário do Classic Center e nosso guia.
Visitamos apenas um dos doze galpões — e justamente o que guarda os carros de corrida da Mercedes, desde o modelo Simplex, de 1902.
O chamado Salão Sagrado é uma visão impressionante: são centenas de bólidos perfilados, limpos e prontos para a ação. Ao fundo, os superpotentes Flecha de Prata que dominaram as provas de GP na década de 30. Mais atrás, caixotes de madeira com os Fórmula-1 de temporadas recentes.
— Desde os anos 20 a empresa tem a preocupação de conservar modelos históricos. Com a Segunda Guerra, os carros foram espalhados e, depois, reunidos novamente. Assim conseguimos preservar tudo — explica Heck.
Não só os carros de corrida e de rali estão guardados, como também os caminhões que os transportavam.
E há estrelas como um dos dois únicos 300 SLR Uhlenhaut Coupé produzidos. Tido como o carro mais caro do mundo, custa estimados € 70 milhões. Mas a Mercedes não vende, não troca e nem dá...
FNR- Usuário Bronze
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Re: Uma visita à caverna secreta da Mercedes-Benz na Alemanha
Interessante esse "acervo restrito". Alguém já conseguiu fotografar lá ?
Abs,
Abs,
Alexandre - pr- Usuário Platina
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Re: Uma visita à caverna secreta da Mercedes-Benz na Alemanha
Alexandre,
depois dessa matéria deu uma baita vontade de conhecer todas essas belezuras!!
Eu conheço o museu da BMW, em Munique, mas esses galpões devem ser muuuuuito mais impactante...
Abs,
depois dessa matéria deu uma baita vontade de conhecer todas essas belezuras!!
Eu conheço o museu da BMW, em Munique, mas esses galpões devem ser muuuuuito mais impactante...
Abs,
FNR- Usuário Bronze
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Data de inscrição : 26/07/2010
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Re: Uma visita à caverna secreta da Mercedes-Benz na Alemanha
Flávio, muito legal esse tópico! Obrigado por dividir conosco!
Convidado 11- Moderador
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Re: Uma visita à caverna secreta da Mercedes-Benz na Alemanha
Achei algumas imagens.... muuuito interessante!
Alexandre - pr- Usuário Platina
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Re: Uma visita à caverna secreta da Mercedes-Benz na Alemanha
Seria fantástico uma visita pelo em dois destes galpões, valeu o post com as informações, eu realmente desconhecia estas cavernas de raridades MB, abs.
Reuthmann- Usuário Platina
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