controle de tração durante viagem
Portal Mercedes-Benz Brasil :: Guia de Modelos Mercedes-Benz - Área técnica :: Classe A ( W168 - W169 - W176 - W177 ) :: W168 - 1997 a 2004
Página 1 de 1 • Compartilhe
controle de tração durante viagem
oi gente!
vcs ligam akele controle de tração quando vao viajar?
pq ele liga sozinho tb caso seja preciso,ne?
eu to indo e sei que ta chovendo.. ai nao sei se deixo ele ligado direto ou nao..
vcs ligam akele controle de tração quando vao viajar?
pq ele liga sozinho tb caso seja preciso,ne?
eu to indo e sei que ta chovendo.. ai nao sei se deixo ele ligado direto ou nao..
Ariadna- Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)
- Número de mensagens : 304
Data de inscrição : 06/04/2008
Interesses : classe a160
Sexo : Advertências :
Re: controle de tração durante viagem
ariadna,
nao sei se classe A e diferente mas me parece q o botao de ESP e para desligar o sistema.
nao sei se classe A e diferente mas me parece q o botao de ESP e para desligar o sistema.
Xenon- Usuário Platina
- Número de mensagens : 3114
Data de inscrição : 19/10/2007
Interesses : amigos/MBs/motorrad
Sexo : País :
Advertências :
Re: controle de tração durante viagem
huuuuuuuuum...rs
bom saber..
ai gente desculpa minhas manotas...rs
bom saber..
ai gente desculpa minhas manotas...rs
Ariadna- Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)
- Número de mensagens : 304
Data de inscrição : 06/04/2008
Interesses : classe a160
Sexo : Advertências :
Re: controle de tração durante viagem
desculpas nada.obrigado por prestigiar este bando de loucos.... :D :D :D
acrecentando q por mais desligado esteja,qdo o carro percebe q e uma situaçao de emergencia entra em açao de novo.
abraços.
acrecentando q por mais desligado esteja,qdo o carro percebe q e uma situaçao de emergencia entra em açao de novo.
abraços.
Xenon- Usuário Platina
- Número de mensagens : 3114
Data de inscrição : 19/10/2007
Interesses : amigos/MBs/motorrad
Sexo : País :
Advertências :
Re: controle de tração durante viagem
O controle de tração do Classe A (W168) pode ser desativado manualmente, mas ele tem um timer e volta a atuar depois de um tempo. Não sei como é nas mais antigas que têm esse opcional ou nas mais novas, se é que há alguma diferença.
rom- Usuário Ouro
- Número de mensagens : 632
Data de inscrição : 19/10/2007
Interesses : Mercedes Benz
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: controle de tração durante viagem
o engracado [e q depois de 4 horas de viagem eu kis ativar o controle. e ele nao ligou..rs
na cidade as vezes ligo e funciona... sei la q q foi isso..rs
na cidade as vezes ligo e funciona... sei la q q foi isso..rs
Ariadna- Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)
- Número de mensagens : 304
Data de inscrição : 06/04/2008
Interesses : classe a160
Sexo : Advertências :
Re: controle de tração durante viagem
pelo que sei lendo o manual da minha que era 99/99
nao sei se servepara todas ou para a sua tb
o botao serve para desligar e nao para ligar como disse nosso amigo rofrigo rom
e por favor prezada amiga nao desligue a na ser que o veiculo estiver sendo guinchado ou a situação for extrema tipo piso irregular movediço e vc estiver a menos de 40 km/h em linha reta
esse tipo de veiculo tem esse sistema pois necessita dele
nao desligue em hipotese normal nenhuma
esqueça esse botao de desligar
alias leia o manual a respeito ou pergunte para os malucos aqui de plantao
fique a vontade
nao sei se servepara todas ou para a sua tb
o botao serve para desligar e nao para ligar como disse nosso amigo rofrigo rom
e por favor prezada amiga nao desligue a na ser que o veiculo estiver sendo guinchado ou a situação for extrema tipo piso irregular movediço e vc estiver a menos de 40 km/h em linha reta
esse tipo de veiculo tem esse sistema pois necessita dele
nao desligue em hipotese normal nenhuma
esqueça esse botao de desligar
alias leia o manual a respeito ou pergunte para os malucos aqui de plantao
fique a vontade
Daniel AMG- Cadastro desatualizado pendente regularização
- Número de mensagens : 2671
Data de inscrição : 19/10/2007
Interesses : mercedes benz
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: controle de tração durante viagem
prezada
fui pesquizar e olha a resposta
É importante observar que o controle de tração -- sempre, em qualquer veículo -- atua no modo padrão, servindo o botão no painel para desligá-lo e não para acioná-lo. É com o sistema inativo que aparece a luz-piloto indicativa no painel, justamente para alertar o motorista de que não conta com esse recurso de segurança.
fui pesquizar e olha a resposta
É importante observar que o controle de tração -- sempre, em qualquer veículo -- atua no modo padrão, servindo o botão no painel para desligá-lo e não para acioná-lo. É com o sistema inativo que aparece a luz-piloto indicativa no painel, justamente para alertar o motorista de que não conta com esse recurso de segurança.
Daniel AMG- Cadastro desatualizado pendente regularização
- Número de mensagens : 2671
Data de inscrição : 19/10/2007
Interesses : mercedes benz
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: controle de tração durante viagem
Segundo o manual:
Desligar o sistema de regulagem antideslizante ASR
- regulagem de torque do motor
O botão se encontra no console central.
Se estiver conduzindo o veículo em terreno de baixa
aderência, o sistema ASR poderá eventualmente ser
desligado para eliminar sua influência na demanda de
torque do motor.
Assim o motor não terá o torque limitado, e as rodas de
tração poderão girar mais rápido, para alcançar um
efeito de fresa.
Para desligar a regulagem de torque do motor apertar
sobre o símbolo no interruptor do ASR. A lâmpada-
piloto do ESP acende-se no painel de instrumentos. Isto
é possível numa faixa de velocidade entre 0 até 50 Km/h.
Para retornar à condução normal, apertar em baixo no
interruptor ASR. A lâmpada-piloto do ESP se apaga
no painel de instrumento, e a regulagem do torque do
motor está novamente pronta para funcionar.
A regulagem também é ativada, quando uma roda
atinge o limite de aderência, por exemplo em pistas
lisas de um lado. Então se freia a roda, para aumentar a
capacidade de tração.
A partir de aproximadamente 50 Km/h a regulagem do
torque do motor volta a se conectar e então a lâmpada-
piloto do ESP se apaga no painel de instrumentos.
Quando os pneus atingem o limite de aderência, a lâm-
pada-piloto do ESP acende-se no painel de instrumen-
tos, a qualquer velocidade, e então não é mais possível
desligar a regulagem de torque do motor.
Pra voltar a conectar a regulagem do torque do motor
deve-se apertar novamente em cima do botão do ASR.
Indicação:
Se houver um defeito no sistema antibloqueio (ABS), o
ESP também será desligado.
Utilizar somente os pneus recomendados para o veículo.
Se forem utilizadas rodas com diferentes tamanhos de
pneus, em algumas situações nem sempre será garan-
tido o funcionamento correto do ESP.
Trancrito do manual da A 160.
Na teoria é isso, na prática só vi em ação uma única vez e foi o melhor que poderia ter acontecido prá mim e toda a família. Viva a "sopinha de letras".
Desligar o sistema de regulagem antideslizante ASR
- regulagem de torque do motor
O botão se encontra no console central.
Se estiver conduzindo o veículo em terreno de baixa
aderência, o sistema ASR poderá eventualmente ser
desligado para eliminar sua influência na demanda de
torque do motor.
Assim o motor não terá o torque limitado, e as rodas de
tração poderão girar mais rápido, para alcançar um
efeito de fresa.
Para desligar a regulagem de torque do motor apertar
sobre o símbolo no interruptor do ASR. A lâmpada-
piloto do ESP acende-se no painel de instrumentos. Isto
é possível numa faixa de velocidade entre 0 até 50 Km/h.
Para retornar à condução normal, apertar em baixo no
interruptor ASR. A lâmpada-piloto do ESP se apaga
no painel de instrumento, e a regulagem do torque do
motor está novamente pronta para funcionar.
A regulagem também é ativada, quando uma roda
atinge o limite de aderência, por exemplo em pistas
lisas de um lado. Então se freia a roda, para aumentar a
capacidade de tração.
A partir de aproximadamente 50 Km/h a regulagem do
torque do motor volta a se conectar e então a lâmpada-
piloto do ESP se apaga no painel de instrumentos.
Quando os pneus atingem o limite de aderência, a lâm-
pada-piloto do ESP acende-se no painel de instrumen-
tos, a qualquer velocidade, e então não é mais possível
desligar a regulagem de torque do motor.
Pra voltar a conectar a regulagem do torque do motor
deve-se apertar novamente em cima do botão do ASR.
Indicação:
Se houver um defeito no sistema antibloqueio (ABS), o
ESP também será desligado.
Utilizar somente os pneus recomendados para o veículo.
Se forem utilizadas rodas com diferentes tamanhos de
pneus, em algumas situações nem sempre será garan-
tido o funcionamento correto do ESP.
Trancrito do manual da A 160.
Na teoria é isso, na prática só vi em ação uma única vez e foi o melhor que poderia ter acontecido prá mim e toda a família. Viva a "sopinha de letras".
valter- Cadastro desatualizado pendente regularização
- Número de mensagens : 411
Data de inscrição : 05/03/2008
Interesses : mercedes
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: controle de tração durante viagem
e isso mesmo valter valeu
ler o manual e importante
mas veja dois casos de manual com informação errada nao e o caso das mercedes mas... leia
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
ler o manual e importante
mas veja dois casos de manual com informação errada nao e o caso das mercedes mas... leia
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Daniel AMG- Cadastro desatualizado pendente regularização
- Número de mensagens : 2671
Data de inscrição : 19/10/2007
Interesses : mercedes benz
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: controle de tração durante viagem
Em outras palavras, não mexa nele, a não ser que você esteja subindo a rampa do Shopping Iguatemi em dia de chuva.
rom- Usuário Ouro
- Número de mensagens : 632
Data de inscrição : 19/10/2007
Interesses : Mercedes Benz
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: controle de tração durante viagem
Exatamente isso. Rom não existe diferença no sistema ESP ASR e cia dos Classe A é tudo a coisa mesma.
Andre Buss- Usuário Platina
- Número de mensagens : 5697
Data de inscrição : 26/11/2007
Interesses : Mercedes-Benz
Sexo : País :
Advertências :
Re: controle de tração durante viagem
Ariadna escreveu:oi gente!
vcs ligam akele controle de tração quando vao viajar?
pq ele liga sozinho tb caso seja preciso,ne?
eu to indo e sei que ta chovendo.. ai nao sei se deixo ele ligado direto ou nao..
Ariadna
No meu classe A o sistema funciona muito bem, quando os pneus ficaram gastos deu para perceber como o sistema funcionou, antes só cheguei a ver funcionar uma vez quando subi um morro e estava molhado patinando. Quando ando no molhado e faço curvas um pouco forçada acende o indicador no painel inclusive em viagens, mas quando alinha a luz apaga, ja cheguei a desligar e percebi que o motor ganha um pouco a mais de força, mas o correto mesmo é deixar sempre o sistema ligado, na minha opinião só deve ser desligado quando estiver em subidas e o carro patinar e necessitar força no motor´para o carro conseguir subir.
Um Abraço
galemão
SC
galemao- Usuário Iniciante
- Número de mensagens : 9
Data de inscrição : 25/04/2008
Interesses : Assistencia - Manutenção
Sexo : Advertências :
Re: controle de tração durante viagem
Eu vou dar um jeito de fazer um vídeo tuturial de como se usa o ASR em subidas, ele ajuda nessas horas só que temos que conhecer o sistema. Nos classe a W169 quando o ASR percebe que o motorista quer sair cavando ele se desliga e depois volta.
Eu acredito que como 99% dos motoristas Europeus não faz a mínima idéia de como isso funciona eles acabam colocando no manual essas infos, só que o ASR foi criado justamente para ajudar nessas situações de aclive onde o pneu patina.
O que devemos saber na hora de subir uma rampa ou qualquer outro aclive escorregadio?
1: O ASR tem como norma número 1, manter as 4 rodas girando igualmente com a mesma tração. E essa é a pegadinha por que em 99% dos aclives onde todos desligam o ASR o que ocorre é o carro parado e para subir o motorista acelera com tudo, pois bem se o carro não é 4MATIC ele só tem tração em 2 rodas como o classe a é um mercedes com tração dianteira logo que o motorista acelerar elas vao chegar primeiro na rampa só que elas já estao girando mais que as traseiras o ASR já está aplicando o freio levemente, porém sem cortar o torque (por isso a luz não pisca) quando elas dão a primeira patinada ai sim ele corta o torque e pisca a famosa /!\.
Então o segredo é sair de leve e manter as 4 rodas girando por igual, o ASR vai trabalhar direito e vai levemente regular o torque nas rodas para que elas não patinem.
Esse vídeo explica melhor ainda. :pos:
Eu acredito que como 99% dos motoristas Europeus não faz a mínima idéia de como isso funciona eles acabam colocando no manual essas infos, só que o ASR foi criado justamente para ajudar nessas situações de aclive onde o pneu patina.
O que devemos saber na hora de subir uma rampa ou qualquer outro aclive escorregadio?
1: O ASR tem como norma número 1, manter as 4 rodas girando igualmente com a mesma tração. E essa é a pegadinha por que em 99% dos aclives onde todos desligam o ASR o que ocorre é o carro parado e para subir o motorista acelera com tudo, pois bem se o carro não é 4MATIC ele só tem tração em 2 rodas como o classe a é um mercedes com tração dianteira logo que o motorista acelerar elas vao chegar primeiro na rampa só que elas já estao girando mais que as traseiras o ASR já está aplicando o freio levemente, porém sem cortar o torque (por isso a luz não pisca) quando elas dão a primeira patinada ai sim ele corta o torque e pisca a famosa /!\.
Então o segredo é sair de leve e manter as 4 rodas girando por igual, o ASR vai trabalhar direito e vai levemente regular o torque nas rodas para que elas não patinem.
Esse vídeo explica melhor ainda. :pos:
Última edição por Andre Buss em Sex 2 maio 2008 - 6:47, editado 1 vez(es)
Andre Buss- Usuário Platina
- Número de mensagens : 5697
Data de inscrição : 26/11/2007
Interesses : Mercedes-Benz
Sexo : País :
Advertências :
Re: controle de tração durante viagem
obrigada por todas explicacoes. agora eu entendi direito..rs na estrada o controle nao foi acionado. so numa rampa com lodo q eu precisei subir..rs
bjus gente :cor:
bjus gente :cor:
Ariadna- Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)
- Número de mensagens : 304
Data de inscrição : 06/04/2008
Interesses : classe a160
Sexo : Advertências :
Re: controle de tração durante viagem
Mas e ai? Ficou satisfeita com o conjunto do A durante a viagem?
valter- Cadastro desatualizado pendente regularização
- Número de mensagens : 411
Data de inscrição : 05/03/2008
Interesses : mercedes
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: controle de tração durante viagem
fiquei sim!rs
achei mto boa na estrada. ate corri e nem via q tava correndo..rs
tipo, correr pra mim é fazer 140 ou 160 akakaka
mas eu gostei. rodei 500km e gastou 1/4 do tanque.melhor que isso acho que é impossivel. e vim com o ar ligado o tempo todo.
hj ela vai pra pintar os parachoques e sabado vou fazer uma revisao nas rodas pq tem uns barulhinhos. me disseram que sao umas buchas.
dia 24 to na estrada pro rio outra vez. ai kero ver. vai ser melhor ainda. :)
achei mto boa na estrada. ate corri e nem via q tava correndo..rs
tipo, correr pra mim é fazer 140 ou 160 akakaka
mas eu gostei. rodei 500km e gastou 1/4 do tanque.melhor que isso acho que é impossivel. e vim com o ar ligado o tempo todo.
hj ela vai pra pintar os parachoques e sabado vou fazer uma revisao nas rodas pq tem uns barulhinhos. me disseram que sao umas buchas.
dia 24 to na estrada pro rio outra vez. ai kero ver. vai ser melhor ainda. :)
Ariadna- Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)
- Número de mensagens : 304
Data de inscrição : 06/04/2008
Interesses : classe a160
Sexo : Advertências :
Re: controle de tração durante viagem
Hoje estava abastecendo meu carro num posto na Bandeirntes, e os cartões estavam sendo passados só no local que abastece caminhões chegando porém lá tinha muito óleo no chão, moral da história, quando sai, vi um vectra e um fiesta patinando muito pra sair...bom fui sair com a classe A qual a surpresa... deu um leve patinada ascendeu a luz /!\ no painel e saí retinho sem problema algum...
heheh mto orgulho do filhote !!!
heheh mto orgulho do filhote !!!
isartori- Usuário Bronze
- Número de mensagens : 78
Data de inscrição : 17/12/2008
Interesses : Manutenção
Sexo : Advertências :
Re: controle de tração durante viagem
Eu fico imaginando a cara do motorista do vectra :D vendo o baby-benz passando de boa.
Atte,
Walter
Atte,
Walter
walter paiva- Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)
- Número de mensagens : 1785
Data de inscrição : 02/08/2008
Interesses : b
Sexo : País :
Advertências :
Re: controle de tração durante viagem
Qualquer dia desses eu vou pegar um atoleiro só para ver o desempenho... hehehe
thiagohp- Usuário Prata
- Número de mensagens : 384
Data de inscrição : 01/01/2009
Interesses : Mercedes-Benz
Sexo : País :
Advertências :
Re: controle de tração durante viagem
Pelo que eu entendo, o melhor é pista escorregadia, onde as rodas patinan, ai ele controla e mantei uma saida tranquila ...hehehe show de bola!!!!
isartori- Usuário Bronze
- Número de mensagens : 78
Data de inscrição : 17/12/2008
Interesses : Manutenção
Sexo : Advertências :
Re: controle de tração durante viagem
Thiago deixa os atoleiros pro irmão mais forte os ML's 4x4 rsrsr
mattosmk1- Usuário Bronze
- Número de mensagens : 184
Data de inscrição : 16/06/2008
Interesses : XX
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Tópicos semelhantes
» Funcionamento integrado do Controle de Tração (ASR), Controle de Estabilidade (ESP) e o BAS no W168
» Controle de tração
» luz controle de tração..
» W124 300E 24V - Controle de tração
» Problemas com controle de tração ML - oficinas
» Controle de tração
» luz controle de tração..
» W124 300E 24V - Controle de tração
» Problemas com controle de tração ML - oficinas
Portal Mercedes-Benz Brasil :: Guia de Modelos Mercedes-Benz - Área técnica :: Classe A ( W168 - W169 - W176 - W177 ) :: W168 - 1997 a 2004
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos