Suspensão hidropneumática na W140
Portal Mercedes-Benz Brasil :: Guia de Modelos Mercedes-Benz - Área técnica :: Classe S ( W108/109 - W116 - W126 - W140 - W220 - W221 - W222 ) :: W140 - 1991 a 1998
Página 1 de 1 • Compartilhe
Suspensão hidropneumática na W140
Dando continuidade ( ainda que tardia ) ao tópico - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] - sem desvirtuar o anúncio da W140 do colega Thiago França.
ADS ( Adaptive Damping System - Sistema de Amortecimento adaptativo )
Vamos começar pelo ADS ( Adaptive Damping System ) que ajusta por meio de botão no console o nível dos amortecedores dianteiros e traseiros nos modos esportivo ou conforto.
Este sistema utiliza amortecedores dianteiros do tipo tradicional que, no entanto possuem válvulas e solenoides elétricos em seu topo que atuam na pressão do óleo interno do amortecedor, adaptando o amortecedor ao modo selecionado no botão do console. Já os traseiros o sistema é um pouco mais complexo, mas não deve ser confundido com uma suspensão hidropneumática. Em resumo, quanto mais fluxo de óleo interno do amortecedor, mais rígida a suspensão fica e vice-versa. Sistema até que bem simples de compreender.
Self-Levelling Suspension ( Suspensão auto-nivelante )
Na W140, o código 214/217 se refere somente ao sistema ADS acima e nem toda W140 com ADS possui também o código 480/485 que se refere ao sistema Self-Levelling Suspension APENAS NO EIXO TRASEIRO e vice-versa. Portanto são opcionais distintos.
A regra é que nas V12, ADS é de série e suspensão hidropneumática opcional, opcionais distintos nas V8 e não oferecidos para as 6L e diesel. Por isso a bagunça de amortecedores hidráulicos com ou sem ADS, amortecedores só para ADS e claro, o comum.
Acho que por estes motivos, de ser um opcional raro e somente no eixo traseiro, a suspensão hidropneumática na W140 seja tão desconhecida.
Acho importante frisar que não se trata do sistema AIRMATIC e sim, o mesmo sistema das W126, com suas esferas de nitrogênio e tal, só que diferentemente das W126 que tem o sistema nos dois eixos, na W140 é somente no eixo traseiro e atuam no rodar do carro automaticamente, sem a opção de modos com botão no console. A pressão do fluído também segue um sistema diferente do ADS, utilizando a bomba da direção hidráulica e um sistema bem mais complexo, porém robusto se bem mantido.
O modo mais fácil de identificar o sistema sem se ajoelhar é verificar a existência do reservatório de fluído hidráulico no compartimento do motor. Muitos se perguntam qual a utilidade dessa tampinha. Agora já sabem!
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Resumindo, para um carro gigantesco, com 5 alemães dentro, mais bagagem, provavelmente sem suspensão hidropneumática, não há ADS nem amortecedor comum que segure a traseira arriando. Um opcional que deve ser "um luxo".
Para quem quiser se aprofundar no assunto, recomendo:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Bem como pesquisas no Google com os termos em inglês, quem sabe para alguma correção deste texto.
Ernani
ADS ( Adaptive Damping System - Sistema de Amortecimento adaptativo )
Vamos começar pelo ADS ( Adaptive Damping System ) que ajusta por meio de botão no console o nível dos amortecedores dianteiros e traseiros nos modos esportivo ou conforto.
Este sistema utiliza amortecedores dianteiros do tipo tradicional que, no entanto possuem válvulas e solenoides elétricos em seu topo que atuam na pressão do óleo interno do amortecedor, adaptando o amortecedor ao modo selecionado no botão do console. Já os traseiros o sistema é um pouco mais complexo, mas não deve ser confundido com uma suspensão hidropneumática. Em resumo, quanto mais fluxo de óleo interno do amortecedor, mais rígida a suspensão fica e vice-versa. Sistema até que bem simples de compreender.
Self-Levelling Suspension ( Suspensão auto-nivelante )
Na W140, o código 214/217 se refere somente ao sistema ADS acima e nem toda W140 com ADS possui também o código 480/485 que se refere ao sistema Self-Levelling Suspension APENAS NO EIXO TRASEIRO e vice-versa. Portanto são opcionais distintos.
A regra é que nas V12, ADS é de série e suspensão hidropneumática opcional, opcionais distintos nas V8 e não oferecidos para as 6L e diesel. Por isso a bagunça de amortecedores hidráulicos com ou sem ADS, amortecedores só para ADS e claro, o comum.
Acho que por estes motivos, de ser um opcional raro e somente no eixo traseiro, a suspensão hidropneumática na W140 seja tão desconhecida.
Acho importante frisar que não se trata do sistema AIRMATIC e sim, o mesmo sistema das W126, com suas esferas de nitrogênio e tal, só que diferentemente das W126 que tem o sistema nos dois eixos, na W140 é somente no eixo traseiro e atuam no rodar do carro automaticamente, sem a opção de modos com botão no console. A pressão do fluído também segue um sistema diferente do ADS, utilizando a bomba da direção hidráulica e um sistema bem mais complexo, porém robusto se bem mantido.
O modo mais fácil de identificar o sistema sem se ajoelhar é verificar a existência do reservatório de fluído hidráulico no compartimento do motor. Muitos se perguntam qual a utilidade dessa tampinha. Agora já sabem!
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Resumindo, para um carro gigantesco, com 5 alemães dentro, mais bagagem, provavelmente sem suspensão hidropneumática, não há ADS nem amortecedor comum que segure a traseira arriando. Um opcional que deve ser "um luxo".
Para quem quiser se aprofundar no assunto, recomendo:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Bem como pesquisas no Google com os termos em inglês, quem sabe para alguma correção deste texto.
Ernani
Convidad- Convidado
Fabiok- Usuário Platina
- Número de mensagens : 1753
Data de inscrição : 19/10/2007
Interesses : MB
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Tópicos semelhantes
» Suspensão auto nivelante (geral)
» Bucha da Suspensão Dianteira para W140 - S500
» Vendo Peças pequenas de suspensão de W140 - na caixa
» suspensao
» qual a melhor?c180..c180k...c200k....c240...c320.....
» Bucha da Suspensão Dianteira para W140 - S500
» Vendo Peças pequenas de suspensão de W140 - na caixa
» suspensao
» qual a melhor?c180..c180k...c200k....c240...c320.....
Portal Mercedes-Benz Brasil :: Guia de Modelos Mercedes-Benz - Área técnica :: Classe S ( W108/109 - W116 - W126 - W140 - W220 - W221 - W222 ) :: W140 - 1991 a 1998
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos