Historia da Mercedes-Benz no Brasil
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Historia da Mercedes-Benz no Brasil
Confrades, ando pesquisando bastante aqui no portal sobre as MBs antigas, porém existem questões que não achei resposta e gostaria de saber, para boiar menos em alguns assuntos, como por exemplo:
-Como chegavam aqui as MBs até a decada de 90 (período pre-liberação das importações). So por meio de consulados ou de outra forma também?????
-Qual a real diferença entre os modelos US-Specs e os Euro-Specs?????
-Aquele modelo (acho que é uma 190-E 2.5 16v) que o Senna pilotou é uma 4cc ou 6cc??? o que faz ela ser tão rapida para o Senna ter corrido com uma?????
-Os motores M104 que são muito falados são melhores ou piores que seu sucessor?????
Acredito que mais confrades também tenham estas duvidas, seria legal aprender mais sobre a historia da MB no Brasil!!!!!
Abração à todos
-Como chegavam aqui as MBs até a decada de 90 (período pre-liberação das importações). So por meio de consulados ou de outra forma também?????
-Qual a real diferença entre os modelos US-Specs e os Euro-Specs?????
-Aquele modelo (acho que é uma 190-E 2.5 16v) que o Senna pilotou é uma 4cc ou 6cc??? o que faz ela ser tão rapida para o Senna ter corrido com uma?????
-Os motores M104 que são muito falados são melhores ou piores que seu sucessor?????
Acredito que mais confrades também tenham estas duvidas, seria legal aprender mais sobre a historia da MB no Brasil!!!!!
Abração à todos
pablo gomes- Usuário Ouro
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Re: Historia da Mercedes-Benz no Brasil
Pablo,
Ate 1976 a importação era liberada no Brasil, os carros entravam normalmente. Entre 1976 e 1991 a importação foi proibida, somente permitida para carros de embaixada ou de consulados. Isso já foi bem debatido no portal e tem varios posts explicando os cuidados ao se comprar um carro dessa época.
Depende da época, mas normalmente os carros US SPECS tem menos potencia que os europeus por causa das normas anti poluição e normalmente são completos e com motorização top.
Essa foi uma prova na época do lançamento do carro, todos os pilotos da F1 participaram com carros iguais e o Senna ganhou após uma longa batalha com o Lauda. O interessante é que era a 4ª corrida do Senna na F1.
São motores em linha, um projeto mais antigo que os em V. Eu acho que são excelentes motores e os problemas que existem são simples de serem resolvidos.
Ate 1976 a importação era liberada no Brasil, os carros entravam normalmente. Entre 1976 e 1991 a importação foi proibida, somente permitida para carros de embaixada ou de consulados. Isso já foi bem debatido no portal e tem varios posts explicando os cuidados ao se comprar um carro dessa época.
Depende da época, mas normalmente os carros US SPECS tem menos potencia que os europeus por causa das normas anti poluição e normalmente são completos e com motorização top.
Essa foi uma prova na época do lançamento do carro, todos os pilotos da F1 participaram com carros iguais e o Senna ganhou após uma longa batalha com o Lauda. O interessante é que era a 4ª corrida do Senna na F1.
São motores em linha, um projeto mais antigo que os em V. Eu acho que são excelentes motores e os problemas que existem são simples de serem resolvidos.
Convidad- Convidado
pablo gomes- Usuário Ouro
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Re: Historia da Mercedes-Benz no Brasil
Pablo,
Acrescentando as informações já postadas pelo Mestre João, sobre a MB pilotada pelo Senna, era um modelo 190E 2.3-16 de 4 cilindros. A corrida foi promovida pela Mercedes-Benz com pilotos convidados, e marcou a reinauguração do autódromo de Nurbürgring. Sugiro que vc olhe o post:
https://www.portalmercedes.com/t9075-190e-23-16-ayrton-senna-ao-volante
Acrescento ainda:
- O carro em que o Senna correu e venceu está hoje exposto no museu da Mercedes-Benz.
- Por ter vencido a prova, a Mercedes-Benz lhe presenteou com um modelo 2.3-16 na cor preto. Como residia na Inglaterra naquela ocasião, este carro tinha volante a direita. Senna o usou durante um bom tempo, e depois deve ter vendido por lá, não sei o paradeiro deste carro, uma pena.
Temos mais informações sobre este carro e a corrida aqui no fórum, pesquise lá na seção "Classe C", depois "W201".
Acrescentando as informações já postadas pelo Mestre João, sobre a MB pilotada pelo Senna, era um modelo 190E 2.3-16 de 4 cilindros. A corrida foi promovida pela Mercedes-Benz com pilotos convidados, e marcou a reinauguração do autódromo de Nurbürgring. Sugiro que vc olhe o post:
https://www.portalmercedes.com/t9075-190e-23-16-ayrton-senna-ao-volante
Acrescento ainda:
- O carro em que o Senna correu e venceu está hoje exposto no museu da Mercedes-Benz.
- Por ter vencido a prova, a Mercedes-Benz lhe presenteou com um modelo 2.3-16 na cor preto. Como residia na Inglaterra naquela ocasião, este carro tinha volante a direita. Senna o usou durante um bom tempo, e depois deve ter vendido por lá, não sei o paradeiro deste carro, uma pena.
Temos mais informações sobre este carro e a corrida aqui no fórum, pesquise lá na seção "Classe C", depois "W201".
Sidsports- Usuário Platina
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Re: Historia da Mercedes-Benz no Brasil
Fotos e video!
Video muito show onde o Senna faz um mega teste no carro, vale a pena!
Video muito show onde o Senna faz um mega teste no carro, vale a pena!
António Júlio- Usuário Platina
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Re: Historia da Mercedes-Benz no Brasil
Demais!!!!!!!!!!!!
Quanto ta valendo uma 190E-2.3 16v??????
Difícil encontrar???
Quanto ta valendo uma 190E-2.3 16v??????
Difícil encontrar???
pablo gomes- Usuário Ouro
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JNeeto- Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)
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Re: Historia da Mercedes-Benz no Brasil
Pablo,
É muito, mas muito mesmo, achar uma em ótimo estado.
Nos anuncios vc acha esse carro em preços bem em conta...mas o estado.....faz dó.
É muito, mas muito mesmo, achar uma em ótimo estado.
Nos anuncios vc acha esse carro em preços bem em conta...mas o estado.....faz dó.
marcelo300e- Usuário Platina
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Re: Historia da Mercedes-Benz no Brasil
Os 190E 2.3 6V são "normais" de se encontrar.
Mas, como o marcelo300e falou, achar uma 190E 2.3 16V é muito difícil, ainda mais em ótimo estado.
Mas, como o marcelo300e falou, achar uma 190E 2.3 16V é muito difícil, ainda mais em ótimo estado.
JNeeto- Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)
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Re: Historia da Mercedes-Benz no Brasil
Acho que na faixa dos 50.000 seria uma pedida para um carro em ótimo estado, mas é pouco para um em estado de graça como está a do nosso colega Valente.
Convidad- Convidado
Re: Historia da Mercedes-Benz no Brasil
A traseira da 190E é, para mim, a típica Mercedes, talvez porque era a Mercedes que eu via quando criança!!! Na minha opinião, é a traseira mais bonita de todas as sedãs da MB!!!!
pablo gomes- Usuário Ouro
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Re: Historia da Mercedes-Benz no Brasil
A.J. Obrigado pela ajuda na postagem dos vídeos e fotos!
J.Neeto, a versão normal seria 2.3 8V ao invés de 6V.
Só p comparação, a versão 2.3 8V tem 136 Hp's, enquanto que a 2.3-16 tem 185 Hp's. Já a 2.5-16 tem 204 Hp's, chegando a 235 Hp's na versão Evo II.
As versões 16V tem bastante diferenças em relação as 8V. Encontrar uma em bom estado não está nada fácil, e os valores para recuperar um carro desse podem assustar, eu sei bem o que é isso, mas acredito que vai valer a pena!
J.Neeto, a versão normal seria 2.3 8V ao invés de 6V.
Só p comparação, a versão 2.3 8V tem 136 Hp's, enquanto que a 2.3-16 tem 185 Hp's. Já a 2.5-16 tem 204 Hp's, chegando a 235 Hp's na versão Evo II.
As versões 16V tem bastante diferenças em relação as 8V. Encontrar uma em bom estado não está nada fácil, e os valores para recuperar um carro desse podem assustar, eu sei bem o que é isso, mas acredito que vai valer a pena!
Sidsports- Usuário Platina
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Re: Historia da Mercedes-Benz no Brasil
Pablo,
só para complementar a resposta do João sobre as US Specs:
- a menor potência devia-se à tralha anti-poluição que era adicionada aos carros;
- os faróis e lanternas também eram diferentes. Os faróis eram sealed-beam e as lanternas tanto dianteiras como traseiras precisavam ter refletores nas laterais do carro. Além disso, as lanternas dianteiras acendiam nas setas e não nos faróis e eram de cor laranja;
- havia uma gravação do número do chassi na base do parabrisa, lado esquerdo, por dentro do mesmo com uma "janelinha" para visualização;
- sob o painel havia uma barra de proteção para colisões;
- o velocímetro era em milhas por hora (com indicação de km/h no meio);
- os para-choques, até meados dos anos 80, eram diferentes (geralmente maiores e com aparência "pesada") pois precisavam de "amortecedores" para resisitir a pequenas colisões sem se deformar
Que eu me lembre é isso, talves o John (que adora esses carros) lembre de mais alguma coisa.
Abraço!
só para complementar a resposta do João sobre as US Specs:
- a menor potência devia-se à tralha anti-poluição que era adicionada aos carros;
- os faróis e lanternas também eram diferentes. Os faróis eram sealed-beam e as lanternas tanto dianteiras como traseiras precisavam ter refletores nas laterais do carro. Além disso, as lanternas dianteiras acendiam nas setas e não nos faróis e eram de cor laranja;
- havia uma gravação do número do chassi na base do parabrisa, lado esquerdo, por dentro do mesmo com uma "janelinha" para visualização;
- sob o painel havia uma barra de proteção para colisões;
- o velocímetro era em milhas por hora (com indicação de km/h no meio);
- os para-choques, até meados dos anos 80, eram diferentes (geralmente maiores e com aparência "pesada") pois precisavam de "amortecedores" para resisitir a pequenas colisões sem se deformar
Que eu me lembre é isso, talves o John (que adora esses carros) lembre de mais alguma coisa.
Abraço!
Convidad 1- Usuário Platina
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Re: Historia da Mercedes-Benz no Brasil
Obrigado Ulysses!!!!!!
Mas geralmente vejo que os modelos preferidos são os europeus correto?????
Mas geralmente vejo que os modelos preferidos são os europeus correto?????
pablo gomes- Usuário Ouro
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NOX- Usuário Ouro
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Re: Historia da Mercedes-Benz no Brasil
Pablo,
essa preferencia surgiu na década de 70 quando os parachoques especiais tornaram-se obrigatórios. A solução encontrada pela MB não foi das mais felizes e os carros ficaram realmente feios.
Sem falar, é claro, nos faróis das 107 e das SEC... :affraid: Já outros reclamam da potência dos motores mas a diferença não é tão grande a ponto de prejudicar o desempenho dos carros. Em meados da década de 90 quase tudo isso foi unificado para o padrão Euro e aí as diferenças ficaram apenas em detalhes, como por exemplo o espaço da placa traseira menor.
Por outro lado, como o João disse, as versões USA são geralmente completas de opcionais, ao contrário das euro que saiam somente com o que o comprador pedia. Ou seja, você acha carros sem DH, sem ar-condicionado, sem vidros elétricos e por aí vai.
Ou então combinações esdrúxulas tipo com ar mas sem DH, ou com tudo menos vidros elétricos, ou modelos/versões top com calotas ao invés de rodas de liga, etc.
Abraço!
essa preferencia surgiu na década de 70 quando os parachoques especiais tornaram-se obrigatórios. A solução encontrada pela MB não foi das mais felizes e os carros ficaram realmente feios.
Sem falar, é claro, nos faróis das 107 e das SEC... :affraid: Já outros reclamam da potência dos motores mas a diferença não é tão grande a ponto de prejudicar o desempenho dos carros. Em meados da década de 90 quase tudo isso foi unificado para o padrão Euro e aí as diferenças ficaram apenas em detalhes, como por exemplo o espaço da placa traseira menor.
Por outro lado, como o João disse, as versões USA são geralmente completas de opcionais, ao contrário das euro que saiam somente com o que o comprador pedia. Ou seja, você acha carros sem DH, sem ar-condicionado, sem vidros elétricos e por aí vai.
Ou então combinações esdrúxulas tipo com ar mas sem DH, ou com tudo menos vidros elétricos, ou modelos/versões top com calotas ao invés de rodas de liga, etc.
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Convidad 1- Usuário Platina
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Re: Historia da Mercedes-Benz no Brasil
JNeeto, existe uma branca anunciada aqui no portal de um confrade aí dos seus lados. Trata-se de uma 2.3 8V igual a minha, porém um modelo um pouco mais básico e pode-se dizer raro tbm. Ela possui o teto solar manual, mas fora isso está linda e com preço bastante sugestivo. Não sei se o dono suspendeu a venda ou já tenha vendido. O Karl Fass pode te dar melhores informações. A minha é modelo 93 ultima série e em 1 ano que estou com ela gastei por volta de 10mil. Posso dizer que somente agora ela está apta a andar sem preocupações . Só está me faltando o jogo de ferramentas que vinha na época e que ainda não o encontrei. Se vc tiver interesse na compra, podemos conversar.
Tbm sou apaixonado pelo modelo W201 e assim como a maioria ainda sonho em possuir uma 2.3 16V e depreferencia negra..rsrs
Um grande abraço !!!
Tbm sou apaixonado pelo modelo W201 e assim como a maioria ainda sonho em possuir uma 2.3 16V e depreferencia negra..rsrs
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Cássio Vitor- Usuário Platina
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pablo gomes- Usuário Ouro
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Re: Historia da Mercedes-Benz no Brasil
Lembrando ainda que os carros anteriores a 1973 eram praticamente iguais as versões EURO.
Convidad- Convidado
Re: Historia da Mercedes-Benz no Brasil
então de 1973 à 1990 é que existem muitas diferenças certo??????
isto diminui muito o valor do carro no mercado???pois a FIPE não serve de parâmetro!!!!!
Abs
isto diminui muito o valor do carro no mercado???pois a FIPE não serve de parâmetro!!!!!
Abs
pablo gomes- Usuário Ouro
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Re: Historia da Mercedes-Benz no Brasil
Isso, exatamente.
Acredito que não diminua, é coisa de preferência pessoal. Mesmo nesses casos o que manda é o estado de conservação. Entre dois modelos semelhantes, um versão USA em excelente estado e outro versão Euro meia-boca, o melhor será sempre mais valorizado.
Se ambos estiverem idênticos, vale a preferência de quem está comprando. Quem gosta dá valor, quem não gosta deprecia.
Abraço!
Acredito que não diminua, é coisa de preferência pessoal. Mesmo nesses casos o que manda é o estado de conservação. Entre dois modelos semelhantes, um versão USA em excelente estado e outro versão Euro meia-boca, o melhor será sempre mais valorizado.
Se ambos estiverem idênticos, vale a preferência de quem está comprando. Quem gosta dá valor, quem não gosta deprecia.
Abraço!
Convidad 1- Usuário Platina
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