Um quase balzaquiano com muito estilo
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Um quase balzaquiano com muito estilo
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A certidão de nascimento deste Mercedes-Benz remete a 1982. Moderninho e bastante luxuoso para a sua época, este conversível quase balzaquiano já contava com diversos equipamentos em seu lançamento que se tornaram populares nos carros atuais há apenas alguns anos.
Nesta mesma década foi quando os conversíveis começaram a chamar a atenção no Brasil. Apesar de não terem o requinte deste Mercedes, povoavam os fãs de automóveis todas as vezes em que o verão se aproximava. Ford Escort XR3 e Chevrolet Kadett GSI eram o sonho de consumo de quem podia ou não trocar de carro.
O estilo deste 500 SL é inconfundível, não pelo conjunto óptico que, naquela época ainda era quadrado, mas pela grande estrela na grade do radiador que o carro traz. A frente bem pronunciada contrasta com a traseira mais recuada, mas essa diferença dá um toque charmoso ao veículo, em conjunto com o desenho diferenciado das rodas do conversível.
A história da Mercedes no segmento de conversíveis começou em 1954 com o lendário Asa de Gaivota, cujo nome de batismo era 300 SL. Até 1963, foram produzidas cerca de 3.260 unidades do modelo, entre versões cupê e roadster. O SL 500 1982 faz parte da terceira geração, a que ficou mais tempo em produção, entre 1971 e 1989. Até hoje, foram produzidas 630 mil unidades do Classe S.
No Brasil, não deve haver mais que cinco amostras deste raríssimo conversível Asa de Gaivota, avaliado em cerca de R$ 1 milhão. O valor deste Mercedes SL 500 1982 é bem mais modesto, próximo dos R$ 80 mil, mas levando-se em conta que está perto dos 30 anos, também é uma raridade a se considerar.
Apesar de aparentar ser um veículo delicado, ele não se intimida quando o pé do motorista pisa mais fundo no acelerador, afinal, o propulsor que o faz mover é um 5.0 V8. O modelo já contava com freios ABS e airbag de série na década de 80. Piloto automático também vinha de fábrica com o conversível.
Outros equipamentos de conforto ainda estão presentes, como vidros e retrovisores com acionamento elétrico e aquecimento dos bancos dianteiros. Para a capota, há duas opções de cobertura: de lona ou rígida, guardada no compartimento de bagagem. A primeira, com certeza, deixa o carro mais elegante, apesar de ter de ser colocada e retirada pelos próprios passageiros.
Atualmente, a linha SL está na quinta geração e compreende as seguintes versões: SL 280 (233 cv de potência), SL 350 (319 cv), SL 500 (392 cv), SL 600 (522 cv), SL 63 AMG (530 cv) e SL 65 AMG (618 cv). A SL 500 custa hoje US$ 275 mil.
Veículo cedido pela Gasparts para avaliação
Fonte: iCarros
Nesta mesma década foi quando os conversíveis começaram a chamar a atenção no Brasil. Apesar de não terem o requinte deste Mercedes, povoavam os fãs de automóveis todas as vezes em que o verão se aproximava. Ford Escort XR3 e Chevrolet Kadett GSI eram o sonho de consumo de quem podia ou não trocar de carro.
O estilo deste 500 SL é inconfundível, não pelo conjunto óptico que, naquela época ainda era quadrado, mas pela grande estrela na grade do radiador que o carro traz. A frente bem pronunciada contrasta com a traseira mais recuada, mas essa diferença dá um toque charmoso ao veículo, em conjunto com o desenho diferenciado das rodas do conversível.
A história da Mercedes no segmento de conversíveis começou em 1954 com o lendário Asa de Gaivota, cujo nome de batismo era 300 SL. Até 1963, foram produzidas cerca de 3.260 unidades do modelo, entre versões cupê e roadster. O SL 500 1982 faz parte da terceira geração, a que ficou mais tempo em produção, entre 1971 e 1989. Até hoje, foram produzidas 630 mil unidades do Classe S.
No Brasil, não deve haver mais que cinco amostras deste raríssimo conversível Asa de Gaivota, avaliado em cerca de R$ 1 milhão. O valor deste Mercedes SL 500 1982 é bem mais modesto, próximo dos R$ 80 mil, mas levando-se em conta que está perto dos 30 anos, também é uma raridade a se considerar.
Apesar de aparentar ser um veículo delicado, ele não se intimida quando o pé do motorista pisa mais fundo no acelerador, afinal, o propulsor que o faz mover é um 5.0 V8. O modelo já contava com freios ABS e airbag de série na década de 80. Piloto automático também vinha de fábrica com o conversível.
Outros equipamentos de conforto ainda estão presentes, como vidros e retrovisores com acionamento elétrico e aquecimento dos bancos dianteiros. Para a capota, há duas opções de cobertura: de lona ou rígida, guardada no compartimento de bagagem. A primeira, com certeza, deixa o carro mais elegante, apesar de ter de ser colocada e retirada pelos próprios passageiros.
Atualmente, a linha SL está na quinta geração e compreende as seguintes versões: SL 280 (233 cv de potência), SL 350 (319 cv), SL 500 (392 cv), SL 600 (522 cv), SL 63 AMG (530 cv) e SL 65 AMG (618 cv). A SL 500 custa hoje US$ 275 mil.
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Re: Um quase balzaquiano com muito estilo
Vi este carro hoje no mecânico, nas fotos está bonito, mas ao vivo...
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Hiro- Administrador
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Re: Um quase balzaquiano com muito estilo
Caros, antes de comprar a minha, fui conhecer este carro na mão do seu dono.
Ficou mais de ano no WM. É um exemplar muito interessante (500 - 82), porém com preço incompatível para o seu estado de conservação. Talvez uns 25, ou 30 mil a menos dê para encarar.
O dono estava intransigente com relação ao preço.
Abs
Ficou mais de ano no WM. É um exemplar muito interessante (500 - 82), porém com preço incompatível para o seu estado de conservação. Talvez uns 25, ou 30 mil a menos dê para encarar.
O dono estava intransigente com relação ao preço.
Abs
Felipones- Usuário Prata
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Re: Um quase balzaquiano com muito estilo
Pessoal,não sei se vcs. sabem,mas este veiculo foi comercializado recentemente,me parece na casa dos 70 mil,com w202 na troca...
Starfan- Usuário Platina
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Re: Um quase balzaquiano com muito estilo
É realmente uma combinação de cor para muitos que adoram um azulão por dentro, a cor de gosto muito mas muito pessoal.
A chapa começando em A e o carro emplacado em Sao Paulo mostra que o exemplar em questão já teve seus dias de frondosidade e glória.
Quanto a Gasparts, eles mostram que estão até hoje no mercado, pois certamente existem pessoas divertidas a beça e de muito charme que nao titubeiam em comprar os galhardos veiculos ali anunciados como raridades unicas
A chapa começando em A e o carro emplacado em Sao Paulo mostra que o exemplar em questão já teve seus dias de frondosidade e glória.
Quanto a Gasparts, eles mostram que estão até hoje no mercado, pois certamente existem pessoas divertidas a beça e de muito charme que nao titubeiam em comprar os galhardos veiculos ali anunciados como raridades unicas
Convidad- Convidado
Re: Um quase balzaquiano com muito estilo
Outro dia parei no Abud e o André me mostrou este carro, dizendo que havia acabado de adquirí-lo.
Do que conheço das SL's, pude notar algumas coisas estranhas, por exemplo:
- As 500 SL's não tinham o friso cromado (bigodinho) abaixo da estrela no capô traseiro. A minha não possui. Pesquisando na web, descobri que as versões americanas possuem;
- Nunca vi 500 SL 82 com air-bag no volante;
- o painel central de madeira é totalmente diferente dos que eu já vi;
- nunca soube que existia controle do espelho retrovisor no console central das 500 SL's 82;
- e por fim, este rádio não me parece ser um Becker México das 82.
Algo me sugere que este carro é uma versão americana, tropicalizada.
Alguém concorda?
Do que conheço das SL's, pude notar algumas coisas estranhas, por exemplo:
- As 500 SL's não tinham o friso cromado (bigodinho) abaixo da estrela no capô traseiro. A minha não possui. Pesquisando na web, descobri que as versões americanas possuem;
- Nunca vi 500 SL 82 com air-bag no volante;
- o painel central de madeira é totalmente diferente dos que eu já vi;
- nunca soube que existia controle do espelho retrovisor no console central das 500 SL's 82;
- e por fim, este rádio não me parece ser um Becker México das 82.
Algo me sugere que este carro é uma versão americana, tropicalizada.
Alguém concorda?
LRValente- Usuário Platina
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Data de inscrição : 12/11/2007
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Re: Um quase balzaquiano com muito estilo
O "pobrema" Valente é que não teve versão 500SL para o mercado US.
Só 350, 350 4.5, 380, 450 e 560.
Muito estranho mesmo...
Só 350, 350 4.5, 380, 450 e 560.
Muito estranho mesmo...
Convidad- Convidado
Re: Um quase balzaquiano com muito estilo
Isso eu também sabia e havia notado.
Imaginei que poderiam ter trocado a identificação também? Mas para checar, só vendo o documento.
Imaginei que poderiam ter trocado a identificação também? Mas para checar, só vendo o documento.
LRValente- Usuário Platina
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Data de inscrição : 12/11/2007
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Re: Um quase balzaquiano com muito estilo
LRValente escreveu:(...)
- As 500 SL's não tinham o friso cromado (bigodinho) abaixo da estrela no capô traseiro. A minha não possui. Pesquisando na web, descobri que as versões americanas possuem;
- Nunca vi 500 SL 82 com air-bag no volante;
- o painel central de madeira é totalmente diferente dos que eu já vi;
- nunca soube que existia controle do espelho retrovisor no console central das 500 SL's 82;
- e por fim, este rádio não me parece ser um Becker México das 82(...)
Carambra Valente, quanto detalhe...
Agora me diz uma coisa, que "bigodinho" é esse ao qual vc se refere?
A minha é igual...
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Valeu!
Abs
Felipones- Usuário Prata
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Re: Um quase balzaquiano com muito estilo
Na ultima vez que eu comecei a dizer o que eu pensava, o reinado do forum me mandou ficar quieto dizendo "mas vc nao conhece o modelo. voce nao o teve. como voce pode falar assim?!". Afrontas a parte, se fosse apostar, apostaria que este carro foi um ludico e virtuoso exemplo de um 2-1. Aos que forem visitar o exemplar reparem na pintura, pois eh um bom comeco desta "escola" da transformacao
Convidad- Convidado
Re: Um quase balzaquiano com muito estilo
Com mania de perseguição Bastião?
Tem remédio: Terapia
Colabore sempre, mas quando houver algum "engano", estamos aqui para esclarecer melhor.
Achar por achar é achar. Não é fato concreto.
Te amo! :cor:
Tem remédio: Terapia
Colabore sempre, mas quando houver algum "engano", estamos aqui para esclarecer melhor.
Achar por achar é achar. Não é fato concreto.
Te amo! :cor:
Convidad- Convidado
Re: Um quase balzaquiano com muito estilo
Felipe,
Veja a foto do traseira do meu carro e compare com sua foto.
A seta amarela aponta para onde está o "bigodinho" no seu carro.
Sua SL é a última série da 450 SL e tem esta peça.
As SL's (versão euro) de 80 para frente, não possuem esta peça.
Até onde eu sei americanas tem.
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Veja a foto do traseira do meu carro e compare com sua foto.
A seta amarela aponta para onde está o "bigodinho" no seu carro.
Sua SL é a última série da 450 SL e tem esta peça.
As SL's (versão euro) de 80 para frente, não possuem esta peça.
Até onde eu sei americanas tem.
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LRValente- Usuário Platina
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Data de inscrição : 12/11/2007
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Re: Um quase balzaquiano com muito estilo
Nossa, entendi! Valeu Valente!
É incrível, quando eu ví esta 500 azul (?), estava apenas começando a procurar 107s, assim como estava entrando nas MBs antigas.
Nunca me passou pela cabeça que o carro tinha tantas "descaracterísticas". OK, que só o estado geral dela já foi um alarme, mas se o preço fosse outro poderia ter entrado de cabeça......
Enfim, coisas da vida...
Abração!
É incrível, quando eu ví esta 500 azul (?), estava apenas começando a procurar 107s, assim como estava entrando nas MBs antigas.
Nunca me passou pela cabeça que o carro tinha tantas "descaracterísticas". OK, que só o estado geral dela já foi um alarme, mas se o preço fosse outro poderia ter entrado de cabeça......
Enfim, coisas da vida...
Abração!
Felipones- Usuário Prata
- Número de mensagens : 491
Data de inscrição : 19/10/2007
Interesses : Carros europeus das décadas de 70, 80 e 90
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Re: Um quase balzaquiano com muito estilo
Não conheço tanto assim para afirmar que meus comentários são corretos, mas que achei muito diferente das que eu conheço, não há dúvida.
Primeiro eu pensei em um versão americana que foi europeisada, mas a visão do Bastião não é para ser descartada.
Outro detalhe que este carro tem é o aquecimento individual dos bancos. Nota-se pelas duas teclas a mais ao lado das teclas dos vidros elétricos no console. Mas isto eu não sei dizer se era opcional à época.
Primeiro eu pensei em um versão americana que foi europeisada, mas a visão do Bastião não é para ser descartada.
Outro detalhe que este carro tem é o aquecimento individual dos bancos. Nota-se pelas duas teclas a mais ao lado das teclas dos vidros elétricos no console. Mas isto eu não sei dizer se era opcional à época.
LRValente- Usuário Platina
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500 SL
Amigos, e para arrematar uma 82 nunca teria os controles de ar condicionado (botões) duplo e sim um unico do lado esquerdo. Flecha de Prata.
flechadeprata- Usuário Prata
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Re: Um quase balzaquiano com muito estilo
Para registrar, abaixo seguem fotos de um 500 SL 82, da loja Auto Salon Singen, até parece que estão vendendo uma famosa dourada que roda por São Paulo, com muito charme, água/água com gás....!!! :D :D :D
Este interior é exatamente igual ao meu, e de todas as 500 SL's 82 que conheço.
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Este interior é exatamente igual ao meu, e de todas as 500 SL's 82 que conheço.
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LRValente- Usuário Platina
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Data de inscrição : 12/11/2007
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Re: Um quase balzaquiano com muito estilo
Esclarecendo a dúvida em relação ao Air-Bag:
Luz "RS" no painel
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Na plaqueta de identificação consta o opcional "444"
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E de acordo com o tópico: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Procurei no site russo: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] e "444" consta como "tempomat (cruise control) and airbag (from 01.02.1980 up to 31.10.1993)"
Acho que deu pra esclarecer, agora quanto ao resto...
Luz "RS" no painel
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Na plaqueta de identificação consta o opcional "444"
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E de acordo com o tópico: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Procurei no site russo: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] e "444" consta como "tempomat (cruise control) and airbag (from 01.02.1980 up to 31.10.1993)"
Acho que deu pra esclarecer, agora quanto ao resto...
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Hiro- Administrador
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Data de inscrição : 19/10/2007
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Re: Um quase balzaquiano com muito estilo
O ano está certo:
2708618 - 1982 - Panta Bremen
O modelo:
107046 - 500SL
A cor:
930 - silver blue metallic (from 01.01.1979 up to 31.12.1984, from 1994)
O Mexico também está correto...
510 - Becker radio Mexico cassette full stereo, electronic, Kurier LW/MW/SW/USW (from 01.09.1979 up to 30.11.1990)
Boa Hiro!
2708618 - 1982 - Panta Bremen
O modelo:
107046 - 500SL
A cor:
930 - silver blue metallic (from 01.01.1979 up to 31.12.1984, from 1994)
O Mexico também está correto...
510 - Becker radio Mexico cassette full stereo, electronic, Kurier LW/MW/SW/USW (from 01.09.1979 up to 30.11.1990)
Boa Hiro!
Convidad- Convidado
Re: Um quase balzaquiano com muito estilo
Tenho que reconhecer que o fórum também é cultura mercedal.
Eu nunca soube que estes opcionais estavam disponíveis a partir de 1980.
Conheci uma única 500 SL 86 que tinha air-bag e como em 86 foi ano da terceira e última geração das R/107, acreditava que nesta época tinham surgidos estes opcionais (air-bag, controle do espelho retrovisor, etc...).
Valeu Hiro e Penna.
Eu nunca soube que estes opcionais estavam disponíveis a partir de 1980.
Conheci uma única 500 SL 86 que tinha air-bag e como em 86 foi ano da terceira e última geração das R/107, acreditava que nesta época tinham surgidos estes opcionais (air-bag, controle do espelho retrovisor, etc...).
Valeu Hiro e Penna.
LRValente- Usuário Platina
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Re: Um quase balzaquiano com muito estilo
Caros,
A vida vai passando, a gente vai envelhecendo e o gosto vai se apurando.
A princípio, Mercedes para mim era a W126 e ponto final.
Depois (sei lá se foi avanço ou retrocesso), meus olhos passaram a aceitar a W124 como um belo veículo (mas ainda na segunda posição do meu ranking).
As W116, principalmente as 450SEL, e as W140 começaram a fazer meu coração palpitar.
Agora, eu que sempre fui fã dos sedans, vejo com olhos brilhantes as R/C 107. Vocês estão me contaminando e isso não é bom... Lá vai Moa para novas taquicardias...
A vida vai passando, a gente vai envelhecendo e o gosto vai se apurando.
A princípio, Mercedes para mim era a W126 e ponto final.
Depois (sei lá se foi avanço ou retrocesso), meus olhos passaram a aceitar a W124 como um belo veículo (mas ainda na segunda posição do meu ranking).
As W116, principalmente as 450SEL, e as W140 começaram a fazer meu coração palpitar.
Agora, eu que sempre fui fã dos sedans, vejo com olhos brilhantes as R/C 107. Vocês estão me contaminando e isso não é bom... Lá vai Moa para novas taquicardias...
Mercedão- Usuário Platina
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Xenon- Usuário Platina
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Re: Um quase balzaquiano com muito estilo
Mercedão escreveu:
.......Agora, eu que sempre fui fã dos sedans, vejo com olhos brilhantes as R/C 107. Vocês estão me contaminando e isso não é bom... Lá vai Moa para novas taquicardias...
Moa,
Tem essa aqui que o cara começou pedindo 75 e agora chegou em 55 mil. Não conheço, mas começa a ficar interessante. No passado já postaram nos classificados.
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Tem uns up-grades, mas parece ser um bom carro.
LRValente- Usuário Platina
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