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Mensagem por CMC Qui 22 Set 2011 - 22:28




A Mercedes já fez sucesso na Carrera Panamericana, assim como no Safari, em Monte, nas Mille Miglia, mas... e a saga da 450SLC, na sua prova mais difícil - o Rallye-Endurance Sul Americano de 1978 e em outras? Esse era um carro para rallye?
A também chamada de Mercedes R107, que surge no lugar da W113, foi vendida nas versões SL-Class (conversível com capota de lona e dura) e SLC-Class (capota fixa, ou hardtop coupe - tecnicamente era chamada de C107, sendo maior em 10 polegadas em relação ao modelo conversível), fabricada a partir de 1972, que depois foi substituída pelo modelo R129 (SL-Class) em 1989 (foram fabricados 237.000 R107, de 1971 a 1989 e 62.0887 C107, de 1971 a 1981).
A Mercedes-Benz não era afeta a participar de rallyes de velocidade, mas se arriscava com alguns modelos, além das participações de duplas particulares em vários e importantes rallyes, como o de Monte Carlo.
Para a confecção do novo carro, foram utilizados muitos materiais do modelo W114 (o "R" passou a designar os modelos, ao invés do "W" - o "R" quer dizer em alemão: Reihe ou Série em português). Foram colocados no mercado norte-americano os modelos 350SL, 380SL, 450SL e 560SL, somente no mercado europeu havia o modelo 280SL (que não era o mesmo carro lançado anteriormente, sobre o chassis W113). As exigências norte-americanas sobre poluição e uma maior potência, obrigou a fábrica a lançar um modelo igual ao 350, mas com um motor mais potente (os carros 350 tinham uma baixa compressão, para 4.5 litros). Outras exigências norte-americanas, mudavam o 450 na sua aparência externa, como os para-choques, que a partir de 1973, eram mais longos (8 polegadas).
A Mercedes não era muito de competir com seus carros nas provas de rallye, como já afirmado, mas o fez de forma mais ou menos tímida, entre os anos 50/60, inicialmente com o legendário 300SL, depois com o 220SE, seguindo com o 230SL e, finalmente, com o 300SE.
Somente no último quartel dos anos 70, a Mercedes-Benz ingressou com um maior "profissionalismo" nas provas de rallye de velocidade. Em 1977, Andrew Cowan, Colin Malkin e Mike Broad, foram vitoriosos com um modelo W123, série 280E, na maratona de 18.000kms entre Londres-Sydney (uma 280E de equipe particular, da dupla Fowkes e O'Gorman, chegaram em segundo). No ano seguinte, uma 280E da dupla Zasada e Krupa, terminaram em 6º, no African Safari Rally.
Na verdade a Daimler-Benz queria colocar carros de médio tamanho, para realizar tais provas, tendo em vista que o seu mercado para carros maiores, era um mercado de Luxo e eles não tinham preocupação na hora da venda. Contudo, o mercado norte-americano exigia um carro mais potente e que fosse considerado forte e resistente. Mas antes disso, a Daimler-Benz já fazia algumas experiências.
A série 107, em 1971 teve sua potência aumentada para 200hp no motor 3.5 litros (M116 V8), que equipavam a 350SL e SLC. Depois, passou a 225hp no motor 4.5litros (M117 V8), equipando a 450SLC e SL. Com 185hp, o motor de 2.8litros twin-cam (M110 6 cilindros), era equipado o 280E. Em 1978, foram colocados 240hp no motor V8, aumentando para 5.025cc a versão de rallye da SLC em bloco de alumínio (este carro era chamado de 450SLC-5.0 - motor M117). No modelo rally, havia uma novidade: seria o primeiro carro de rallye com transmissão automática e com um conversor de 3 velocidades (este equipamento já fora utilizado em pista).
O debut deste modelo 450SLC-5.0, foi perante os duros e difíceis 30.000kms em 1978, no chamado rallye de endurance Vuelta América del Sud (que passou pelo Brasil). Foi um passeio da Mercedes. A 450SLC 5.0 pilotada por Andrew Cowan e Colin Malkin, ganharam com a de número de inscrição 421, seguidos em segundo pela dupla conhecida na época por ZZ (Zasada e Zembruski), em terceiro ficou a 280E com a dupla Fowkes e Kaise, e em quarto um SLC do altamente experiente Timo Makinen navegado pelo salva-vidas de aquário e nariz de coifa - Jean Todt (eles sofreram um acidente por causa de um grande erro de navegação do atual CEO da FIA - o francês Jean Todt). Todas as quatro 450SLC 5.0 e as três (de 4), 280E completaram o percurso.

Mas antes disso, tenho que chamar a atenção para o fato que a Daimler-Benz, fez uso de uma empresa preparadora de carros, para deixar seus carros no ponto em que deixaram - além de gastar muito - mas muito - dinheiro. Estes preparadores eram o Hans Werner Aufrecht e Ebernard Melcher, localizados em Großaspach (dai a marca que conhecemos hoje AMG). Estes caras preparavam os famosos 300SE com motores de 6.3litos para corridas em pistas, e em 1978 prepararam um W107, para correr o Campeonato de Turismo, ou seja, pegaram uma MB 450SLC e fizeram um upgrade para o chamado Grupo 2, conseguindo 2 segundos lugares em Monza e Salzburgring, com o câmbio de 3 marchas automático (ou seja, esta transmissão já havia sido utilizada em competições antes dos rallyes, como já noticiado), dando "pau" na rival BMW CSL, mais leve e com câmbio sequêncial.

Para rallyes do WCR o importante era ter um carro leve e quando a Mercedes entrou nos rallyes internacionais, no último quartel dos anos 70, já havia a supremacia do Lancia Stratos (com tração nas 4 rodas), que acabou com a farra dos Fords Escorts MK2. O carro da Mercedes era pesado, então o que sobrou foi a prova de rallye de longa duração, como a de Endurance. Neste seguimento o carro foi logo apelidado de PanzerAutomatik. Nos trechos de longa duração os pilotos tinham um conforto maior e tinham menos trabalho, ainda mais com a transmissão automática. Na prova realizada na América do Sul, os 450SLC eram equipados com o motor M111. Este motor teve sua cilindrada aumentada para 5 litros, com 230hp, o que era o casamento perfeito com o câmbio de 3 marchas. Todos os carros eram preparados para o regulamento do então Grupo 1, sendo as preparações específicas: a jaula de segurança, suspensão mais forte (que influenciou na suspensão dos modelos 500SEC e SEL), tanques de combustível em alumínio e freios blindados, proteção do carter e parte da carroceria (não estrutural), de alumínio.
Este rallye-endurance teve a duração de 38 dias (non-stop, de 17 de agosto a 24 de setembro de 1978), com um total de 47 participantes (7 eram carros da Mercedes-Benz). Na verdade foram exatos 28.602kms, com mais de 6.000kms de trechos tidos como especiais.

Devido ao grande exito nesta prova, a Mercedes decide em 1979 participar de outra prova. Como ocorrera com a participação oficial da Mercedes em outras corridas, como a Carrera Panamericana, a marca implanta o chamado "profissionalismo", enxertando muito dinheiro na prova, para não perder a qualidade (e o rallye), com isso, os rallyes ficaram mais caros...
Para disputar o Safari Rallye nos seus 10.000kms, no Kenia, a Daimler-Benz prepara seus carros nos moldes previstos pelo Grupo 4, tendo o interior "pelado" (stripped-out interiors), modificando várias peças e retirando com isso 150 quilos. O motor M117 de 5.0litros foi potencializado com 300hp e a transmissão era a mesma (automática de 3 marchas). A AMG testou 2 câmbios mecânicos, mas estes não aguentaram o M117, então foram de automáticos...

Em Nairobi havia para a equipe Mercedes disponibilizados pela Daimler-Benz, 35 carros de assistência (entre carros leves e caminhões - cinco destes carros eram os jipinhos da Classe G), 500 pneus, 2 aviões pequenos e um helicóptero. Um dos aviões sempre sobrevoava o carro lider e avisava pelo rádio os pilotos, dos perigos na frente deles (aliás, o filme feito deste rallye é o máximo).

O chefe da equipe Eric Waxenberger, foi quem escolheu os pilotos Bjorn Waldegaard e o experiente Hannu Mikkola (cada piloto cobrou na época, US$ 10.000 - um piloto comum ganhava algo em torno de US$ 1.000). O terceiro SLC era pilotado pelo keniano Vic Preston (dizem que este ganhou US$ 1.000 mais a promessa - não cumprida - de correr pela equipe na Europa). Havia mais três 280SE de assistência rápida (rápida em termos, porque, o Mikkola quando estava em 1º se chocou furando o seu radiador, e esperou uma hora pela "assistência rápida" - voltou 'a prova para chegar em segundo).
O experiente Shekhar Mehta chega em primeiro com seu Datsun 160J, em segundo fica o 450SLC de Mikkola a 48 minutos do primeiro, seguido pelo 280SE do Björn Waldegard e depois veio Andrew Cowan (o Vic Preston - coitadinho - teve que abandonar).
A prova seguinte (1980) foi o Rallye de Bandama, na Costa do Marfim, com uma distância a ser percorrida de 6.800kms, com uma média de velocidade de 135kph. Vazou-se mais tarde que o percurso total deste rallye, foi percorrido 4 vezes pela Daimler-Benz, com um carro de provas, para certificar que tudo ocorreria de maneira perfeita. A equipe tinha o apoio de 6 Classe G de assistência, 3 caminhões e 3 aviões. Waxenberger inscreveu Mikkola, Waldegard, Cowan e o nosso amigo Vic Preston. Os 4 450SLC chegaram nos 4 primeiros lugares (seguidos em quinto um Toyota Celica 2000 GT, pilotado pelo experiente Ove Andersson - 6 horas atrás...). 57 carros deram a largada e somente 8 retornaram (4 Mercedes, 1 Toyota, 1 Peugeot 504 Coupé V6 e 2 Datsun 160J).

Em 1981 a equipe Mercedes ficou em 1º e 2º no mesmo Rallye-Endurance (o Departamento de Competições emite uma nota dizendo que o carro era muito pesado para correr na Europa, citando Acropolis, Vinho do Porto e San Remo - aliás, tentou-se colocar o 450SLC no Rallye da Argentina, com melhores freios e um motor menor e mais potente de 4.975cc - bloco de alumínio com 340hp - mas os freios não aguentavam, pois, o peso era muito grande - aliás, no Rallye de Portugual uma 450SLC ficou, com Waldegard e Thorszelius, em 4º lugar).
No Rallye da Argentina os carros sofreram. O motor com 340hp e com 4.975cc, eram chamados de 500SLC para homologação no Grupo 2. Mikkola e Hertz ficaram em segundo lugar e outras duas 500SLC quebraram. No Rallye da Nova Zelândia, Mikkola terminou em 3º e Waldegard em 5º (no mesmo evento o Cowan teve problemas enormes com os freios). Apesar de alguns dizerem que em 1980 no Ivory Coast Rally o grande resultado foi obtido pela 450SLC, a homologação era para o modelo 500SLC, com a vitória de Bjorn Waldegard, em segundo Jorge Recalde e em quinto Vic Preston.

A 350 e a 450SLC e SL tiveram sua produção encerrada em 1980, com a introdução da 380 e 500SLC. A 280, 380 e 500SLC foram descontinuadas em 1981, com a introdução da Série 126 (380 e 500SEC). O total de 62.888 SLCs foram manufaturadas em 10 anos, dos quais 1,636 eram 450SLC-5.0 e 1,133 foram 500SLC. Carros com VIN terminando em 626, 627, 628, 629, 630, 836, 837, 1471, 1472, 1612, 1993 e 2128 foram oficialmente utilizadas em rallyes. Seis destes carros foram demolidos na fábrica da MB, o VIN 10702612000836 é propriedade privada e os demais são da MB (dois destes carros estão no Museu e os outros, por vezes são emprestados para serem utilizados em rallies históricos).

É realmente não era um carro para o WCR, apesar que em 1980 a Mercedes contrata o campeão do mundo na categoria Walter Röhl, que era um ídolo na Alemanha, para correr em Monte Carlo. Eles modificaram a SLC, pegando um chassis da roadster (mais curto), e adaptou uma carroceria coupé. Em provas preliminares na Austria, Röhl chocou-se com um caminhão de lenha a 180kph, que estava no caminho do treino. Para os austriacos a culpa era da Mercedes. Como em vezes anteriores, a Mercedes manda parar as provas de rallye, para não gerar uma imagem negativa de seu carro esportivo de luxo. A fábrica pagou todo o ano de 1981 para Röhl de forma adiantada e este aproveitou, ja' que não estava fazendo nada e com dinheiro no bolso, ajudou o seu amigo Jürgen Barth na sua aventura na Porsche 924.

Hoje a freqüência é razoável, tanto da 350 como da 450 (SLC ou SL), assim como da 500 SEC (e algumas SEL), nos rallyes de regularidade e por vezes, de velocidade. É sempre bom ver uma Mercedes-Benz levantando o seu véu de luxo, para mostrar o seu lado esportivo.

1978
No final de 1977, foi desenvolvido um novo motor de alumínio de 240cv (177kW) V8 de 5.025cc, para a versão de rally da SLC. A estréia foi no Tour da América do Sul em 1978. Apenas um terço dos participantes foram capazes de terminar o rallye. Mesmo assim todos os SLC terminaram e com êxito: Primeiro lugar: Andrew Cowan e Colin Malkin com um MB 450SLC 5;0 (inscrição: 1211 S-DL: 421); Segundo lugar: Zasada e Zembruski com um MB 450SLC 5.0; Quarto lugar: Makinen com MB 450SLC 5.0.
Mercedes-Benz 450SLC 5.0. Ex-Fahrzeug Björn Waldegaard/Hans Thorszelius, die bei der
1979
Em 1979, o MB 450SLC-5.0 foi aprovado no Grupo 4, com um aumento de potência para 300 cavalos (220kW) e peso reduzido graças a pequenas modificações e um interior muito austero. Manteve o câmbio automático de 3 velocidades, considerado o único capaz de suportar o torque do V8. Liderados por Eric Waxenberg participou em vários testes: Safari Rally: segundo lugar para Mikkola e Hertz; Ivory Coast Rally, com Mikkola, Waldegard, Cowan e Preston (1, 2, 3 e 4 lugar, respectivamente).

1980
Rally de Portugal: Quarto lugar para Waldegard e Thorszelius; Safari Rally: Terceiro lugar para Vic Preston Junior, com uma transmissão de 4 velocidades (novo); Acropolis Rally: décimo quarto para Preston Vic Junior.

Ainda em 1980 a Mercedes descobre que a SLC não resiste muito aos rallyes de asfalto e de floresta européia. Resolveu, então, mudar a motorização aumentando para 340HP (250kW), mas com 4,975cc, com câmbio de 3 velocidades (o de 4 velocidades foi utilizado no modelo 500SLC). A 450 agora foi aprovada para o Grupo 2.

No Argetina Rally fica em segundo lugar com Mikkola e Hertz (outros 2 SLC quebraram); Rally da Nova Zelândia: Terceiro lugar para Mikkola e um quinto lugar para Waldegard. Cowan quebrou; Rallye da Costa do Marfim: Primeiro lugar para Bjorn Waldegard, segundo Jorge Recalde e quinto para Vic Preston;
1981
A MB acreditava que a 450SLC não estava indo bem nos rallyes europeus e pensaram em usar uma 500SL. Isso nunca aconteceu e não a MB resolve não participar do campeonato de 1981.


1983
Algumas 450 SLC participaram do Rallye Paris-Dakar, mas não se tem informação, pois, eram times não oficiais - na verdade eu verifiquei a lista de participantes deste rallye e... não encontrei nenhuma 450SLC - quem sabe?



O debut deste modelo 450SLC-5.0, foi perante os duros e difíceis 30.000kms em 1978, no chamado rallye de endurance Vuelta América del Sud (que passou pelo Brasil). Foi um passeio da Mercedes. A 450SLC 5.0 pilotada por Andrew Cowan e Colin Malkin, ganharam com a de número de inscrição 421, seguidos em segundo pela dupla conhecida na época por ZZ (Zasada e Zembruski), em terceiro ficou a 280E com a dupla Fowkes e Kaise, e em quarto um SLC do altamente experiente Timo Makinen navegado pelo salva-vidas de aquário e nariz de coifa - Jean Todt (eles sofreram um acidente por causa de um grande erro de navegação do atual CEO da FIA - o francês Jean Todt). Todas as quatro 450SLC 5.0 e as três (de 4), 280E completaram o percurso.
Mas antes disso, tenho que chamar a atenção para o fato que a Daimler-Benz, fez uso de uma empresa preparadora de carros, para deixar seus carros no ponto em que deixaram - além de gastar muito - mas muito - dinheiro. Estes preparadores eram o Hans Werner Aufrecht e Ebernard Melcher, localizados em Großaspach (dai a marca que conhecemos hoje AMG). Estes caras preparavam os famosos 300SE com motores de 6.3litos para corridas em pistas, e em 1978 prepararam um W107, para correr o Campeonato de Turismo, ou seja, pegaram uma MB 450SLC e fizeram um upgrade para o chamado Grupo 2, conseguindo 2 segundos lugares em Monza e Salzburgring, com o câmbio de 3 marchas automático (ou seja, esta transmissão já havia sido utilizada em competições antes dos rallyes, como já noticiado), dando "pau" na rival BMW CSL, mais leve e com câmbio sequêncial.
Para rallyes do WCR o importante era ter um carro leve e quando a Mercedes entrou nos rallyes internacionais, no último quartel dos anos 70, já havia a supremacia do Lancia Stratos (com tração nas 4 rodas), que acabou com a farra dos Fords Escorts MK2. O carro da Mercedes era pesado, então o que sobrou foi a prova de rallye de longa duração, como a de Endurance. Neste seguimento o carro foi logo apelidado de PanzerAutomatik. Nos trechos de longa duração os pilotos tinham um conforto maior e tinham menos trabalho, ainda mais com a transmissão automática. Na prova realizada na América do Sul, os 450SLC eram equipados com o motor M111. Este motor teve sua cilindrada aumentada para 5 litros, com 230hp, o que era o casamento perfeito com o câmbio de 3 marchas. Todos os carros eram preparados para o regulamento do então Grupo 1, sendo as preparações específicas: a jaula de segurança, suspensão mais forte (que influenciou na suspensão dos modelos 500SEC e SEL), tanques de combustível em alumínio e freios blindados, proteção do carter e parte da carroceria (não estrutural), de alumínio.
Este rallye-endurance teve a duração de 38 dias (non-stop, de 17 de agosto a 24 de setembro de 1978), com um total de 47 participantes (7 eram carros da Mercedes-Benz). Na verdade foram exatos 28.602kms, com mais de 6.000kms de trechos tidos como especiais.
Devido ao grande exito nesta prova, a Mercedes decide em 1979 participar de outra prova. Como ocorrera com a participação oficial da Mercedes em outras corridas, como a Carrera Panamericana, a marca implanta o chamado "profissionalismo", enxertando muito dinheiro na prova, para não perder a qualidade (e o rallye), com isso, os rallyes ficaram mais caros...
Para disputar o Safari Rallye nos seus 10.000kms, no Kenia, a Daimler-Benz prepara seus carros nos moldes previstos pelo Grupo 4, tendo o interior "pelado" (stripped-out interiors), modificando várias peças e retirando com isso 150 quilos. O motor M117 de 5.0litros foi potencializado com 300hp e a transmissão era a mesma (automática de 3 marchas). A AMG testou 2 câmbios mecânicos, mas estes não aguentaram o M117, então foram de automáticos...
Em Nairobi havia para a equipe Mercedes disponibilizados pela Daimler-Benz, 35 carros de assistência (entre carros leves e caminhões - cinco destes carros eram os jipinhos da Classe G), 500 pneus, 2 aviões pequenos e um helicóptero. Um dos aviões sempre sobrevoava o carro lider e avisava pelo rádio os pilotos, dos perigos na frente deles (aliás, o filme feito deste rallye é o máximo).
O chefe da equipe Eric Waxenberger, foi quem escolheu os pilotos Bjorn Waldegaard e o experiente Hannu Mikkola (cada piloto cobrou na época, US$ 10.000 - um piloto comum ganhava algo em torno de US$ 1.000). O terceiro SLC era pilotado pelo keniano Vic Preston (dizem que este ganhou US$ 1.000 mais a promessa - não cumprida - de correr pela equipe na Europa). Havia mais três 280SE de assistência rápida (rápida em termos, porque, o Mikkola quando estava em 1º se chocou furando o seu radiador, e esperou uma hora pela "assistência rápida" - voltou 'a prova para chegar em segundo).
O experiente Shekhar Mehta chega em primeiro com seu Datsun 160J, em segundo fica o 450SLC de Mikkola a 48 minutos do primeiro, seguido pelo 280SE do Björn Waldegard e depois veio Andrew Cowan (o Vic Preston - coitadinho - teve que abandonar).
A prova seguinte (1980) foi o Rallye de Bandama, na Costa do Marfim, com uma distância a ser percorrida de 6.800kms, com uma média de velocidade de 135kph. Vazou-se mais tarde que o percurso total deste rallye, foi percorrido 4 vezes pela Daimler-Benz, com um carro de provas, para certificar que tudo ocorreria de maneira perfeita. A equipe tinha o apoio de 6 Classe G de assistência, 3 caminhões e 3 aviões. Waxenberger inscreveu Mikkola, Waldegard, Cowan e o nosso amigo Vic Preston. Os 4 450SLC chegaram nos 4 primeiros lugares (seguidos em quinto um Toyota Celica 2000 GT, pilotado pelo experiente Ove Andersson - 6 horas atrás...). 57 carros deram a largada e somente 8 retornaram (4 Mercedes, 1 Toyota, 1 Peugeot 504 Coupé V6 e 2 Datsun 160J).
Em 1981 a equipe Mercedes ficou em 1º e 2º no mesmo Rallye-Endurance (o Departamento de Competições emite uma nota dizendo que o carro era muito pesado para correr na Europa, citando Acropolis, Vinho do Porto e San Remo - aliás, tentou-se colocar o 450SLC no Rallye da Argentina, com melhores freios e um motor menor e mais potente de 4.975cc - bloco de alumínio com 340hp - mas os freios não aguentavam, pois, o peso era muito grande - aliás, no Rallye de Portugual uma 450SLC ficou, com Waldegard e Thorszelius, em 4º lugar).
No Rallye da Argentina os carros sofreram. O motor com 340hp e com 4.975cc, eram chamados de 500SLC para homologação no Grupo 2. Mikkola e Hertz ficaram em segundo lugar e outras duas 500SLC quebraram. No Rallye da Nova Zelândia, Mikkola terminou em 3º e Waldegard em 5º (no mesmo evento o Cowan teve problemas enormes com os freios). Apesar de alguns dizerem que em 1980 no Ivory Coast Rally o grande resultado foi obtido pela 450SLC, a homologação era para o modelo 500SLC, com a vitória de Bjorn Waldegard, em segundo Jorge Recalde e em quinto Vic Preston.
A 350 e a 450SLC e SL tiveram sua produção encerrada em 1980, com a introdução da 380 e 500SLC. A 280, 380 e 500SLC foram descontinuadas em 1981, com a introdução da Série 126 (380 e 500SEC). O total de 62.888 SLCs foram manufaturadas em 10 anos, dos quais 1,636 eram 450SLC-5.0 e 1,133 foram 500SLC. Carros com VIN terminando em 626, 627, 628, 629, 630, 836, 837, 1471, 1472, 1612, 1993 e 2128 foram oficialmente utilizadas em rallyes. Seis destes carros foram demolidos na fábrica da MB, o VIN 10702612000836 é propriedade privada e os demais são da MB (dois destes carros estão no Museu e os outros, por vezes são emprestados para serem utilizados em rallies históricos).
É realmente não era um carro para o WCR, apesar que em 1980 a Mercedes contrata o campeão do mundo na categoria Walter Röhl, que era um ídolo na Alemanha, para correr em Monte Carlo. Eles modificaram a SLC, pegando um chassis da roadster (mais curto), e adaptou uma carroceria coupé. Em provas preliminares na Austria, Röhl chocou-se com um caminhão de lenha a 180kph, que estava no caminho do treino. Para os austriacos a culpa era da Mercedes. Como em vezes anteriores, a Mercedes manda parar as provas de rallye, para não gerar uma imagem negativa de seu carro esportivo de luxo. A fábrica pagou todo o ano de 1981 para Röhl de forma adiantada e este aproveitou, ja' que não estava fazendo nada e com dinheiro no bolso, ajudou o seu amigo Jürgen Barth na sua aventura na Porsche 924.
Hoje a freqüência é razoável, tanto da 350 como da 450 (SLC ou SL), assim como da 500 SEC (e algumas SEL), nos rallyes de regularidade e por vezes, de velocidade. É sempre bom ver uma Mercedes-Benz levantando o seu véu de luxo, para mostrar o seu lado esportivo.
1978
No final de 1977, foi desenvolvido um novo motor de alumínio de 240cv (177kW) V8 de 5.025cc, para a versão de rally da SLC. A estréia foi no Tour da América do Sul em 1978. Apenas um terço dos participantes foram capazes de terminar o rallye. Mesmo assim todos os SLC terminaram e com êxito: Primeiro lugar: Andrew Cowan e Colin Malkin com um MB 450SLC 5;0 (inscrição: 1211 S-DL: 421); Segundo lugar: Zasada e Zembruski com um MB 450SLC 5.0; Quarto lugar: Makinen com MB 450SLC 5.0.
1979
Em 1979, o MB 450SLC-5.0 foi aprovado no Grupo 4, com um aumento de potência para 300 cavalos (220kW) e peso reduzido graças a pequenas modificações e um interior muito austero. Manteve o câmbio automático de 3 velocidades, considerado o único capaz de suportar o torque do V8. Liderados por Eric Waxenberg participou em vários testes: Safari Rally: segundo lugar para Mikkola e Hertz; Ivory Coast Rally, com Mikkola, Waldegard, Cowan e Preston (1, 2, 3 e 4 lugar, respectivamente).
1980
Rally de Portugal: Quarto lugar para Waldegard e Thorszelius; Safari Rally: Terceiro lugar para Vic Preston Junior, com uma transmissão de 4 velocidades (novo); Acropolis Rally: décimo quarto para Preston Vic Junior.

Ainda em 1980 a Mercedes descobre que a SLC não resiste muito aos rallyes de asfalto e de floresta européia. Resolveu, então, mudar a motorização aumentando para 340HP (250kW), mas com 4,975cc, com câmbio de 3 velocidades (o de 4 velocidades foi utilizado no modelo 500SLC). A 450 agora foi aprovada para o Grupo 2.

No Argetina Rally fica em segundo lugar com Mikkola e Hertz (outros 2 SLC quebraram); Rally da Nova Zelândia: Terceiro lugar para Mikkola e um quinto lugar para Waldegard. Cowan quebrou; Rallye da Costa do Marfim: Primeiro lugar para Bjorn Waldegard, segundo Jorge Recalde e quinto para Vic Preston;
A MB acreditava que a 450SLC não estava indo bem nos rallyes europeus e pensaram em usar uma 500SL. Isso nunca aconteceu e não a MB resolve não participar do campeonato de 1981.
983
Algumas 450 SLC participaram do Rallye Paris-Dakar, mas não se tem informação, pois, eram times não oficiais - na verdade eu verifiquei a lista de participantes deste rallye e... não encontrei nenhuma 450SLC - quem sabe?

FONTE: site Historic Rally and Classic Racing Cars
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Abraços,
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Mensagem por Bruno Sex 23 Set 2011 - 9:13



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Mensagem por BUD08 Sex 23 Set 2011 - 11:21




Boas CMC,

Valeu muitão mesmo!!!!!!!!!!!!!!

Abraço,
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Mensagem por Tennyson Costa Sex 23 Set 2011 - 14:31



Boa tarde CMC

Gosto muito de ralis. Na verdade por alguns anos de (1997 até 2003), foi chefe de equipe disputando o Campeonato Brasileiro de Rally.Fui duas vezes vicecampeão brasileiro, nas categorias A6 e N2.Mas antes mesmo dessa função, já acompanhava em revistas e livros ( sem modéstia, possuo uma grande biblioteca com temas da área ) e graças as novas tecnologias, entre elas a internet, montei também uma bela videoteca, com mais de 200 fitas e quase 300 DVDs.Com o advento Rally Vuelta a America del Sud, me apaixonei com as SLC.
Acho que a doença não foi apenas comigo.Existe uma empresa na Europa ( mais precisamente a SLC Racing, só procurar no Google que vc encontra o site)que transforma qualquer SLC, em versão 500 SLC de rali.Seja ela para rali em asfalto, terra e também uma réplica igual as que disputaram o Dakar de 1984 nas mão das duplas Jochen Mass/Stephen Pers Carro n°154 e Albert Pfuhl/Hans Schuller Carro n°155, ambos 500SLC, ao módico preco de 132.000 euros. Carros esses muito bem feitos. Se tivesse dinheiro.....
O filme no qual vc menciona acima, eu tenho, com entrevista do pai da criança, o Sr. Eric Waxemberger. Muito legal. Caso tenha interesse, tenho mais de 1000 fotos dos modelos SlC de rali,como foram montados e tudo mais.
Vale uma correção. Os Lancia Stratos nunca tiveram tração às quatro rodas.
Abçs,
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Mensagem por CMC Sex 23 Set 2011 - 15:20



Legal, gente, que bom que gostaram !
Fiquei contente!
Tennylson:não fui eu quem escreveu o texto, eu o peguei da internet e copiei e colei só.Mas voc~e tem razão, que eu saiba, as Lancia Stratos não tinham mesmo tração nas quatro rodas.Muito legal o seu acervo de vídeos e fotos de rallyes e da participação da SLC em rallyes!
Seria muito bom, e acho que o pessoal da diretoria do Portal também concordaria, se você colocasse seu acervo precioso 'a disposição do Portal, talvez, montasse um tópico só com as melhores fotos, que você poderia selecionar,eu acho que o pessoal iria gostar muito,eu inclusive!
Claro que eu tenho também muito interesse e curiosidade nestas fotos, mas acho que poderia ser mais útil se estas pudessem ser compartilhadas com todos os confrades,afinal, fazem parte da História da Mercedes nas competições, das quais o Rallye é uma das mais exigentes, emocionantes e empolgantes.Também as W123 participaram de vários Rallyes, se tiver fotos delas também, seria muito legal vê-las!
Muito obrigado por sua oferta,muito legal de sua parte!
Abraços,
CMC !

P.S. :Fica aqui uma sugestão para o Administrador:que tal uma seção exclusiva sobre as competições nas quais a Mercedes Benz participa?


Última edição por CMC em Sex 23 Set 2011 - 15:23, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : adicionar um P.S.)
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Mensagem por Convidad Sex 23 Set 2011 - 15:58



CMC que tal voce dar uma olhada aqui:

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Mensagem por Stell Sex 23 Set 2011 - 16:27



Carámba, que SHOW !!!!
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Mensagem por pedroftalmo Sex 23 Set 2011 - 16:34



Fotos espetaculares, parabéns pelo tópico.
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Mensagem por CMC Sex 23 Set 2011 - 18:03



Épico:
He,he,he...disfarça! Agora que vi! Quem mandou eu não pesquisar direito antes de sugerir?
Então, mas, que gozado, no painel principal do Fórum esta seção ,ao menos para mim, não apareceu...
O que vi foram as seções:avisos e regras de conduta,novos usuários,assuntos gerais e avaliações,Classe A, Classe B, Classe C,Classe CL, Classe CLC,Classe CLK, Classe CLS,Classe E, Classe G,Classe GL, Classe GLK, Classe M,Classe R, Classe S,Classe SL,SLR, SLS,
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Mensagem por CMC Sex 23 Set 2011 - 18:29



O meu navegador fechou a página e publicou a mensagem antes de ela ser completada, quando completei apareceu uma mensagem de que eu não poderia mais editar o post,acho que demorei demais...
Acabei perdendo tudo o que escrevi para completar a resposta.
Tentei deletar esta mensagem anterior incompleta e não consegui.Se quiserem deletar, por favor fiquem 'a vontade.

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Mensagem por Tennyson Costa Sex 23 Set 2011 - 19:13



Boa note CMC

Realmente as 280E tiveram participação interessante nos ralis.Como admirador da marca, também possuo fotos detalhadas do modelo.Me lembro, que a bem pouco tempo atrás,estava anunciado na internet (isso em um site inglês) um carro desses para venda.Tinha inclusive peças de reposição. É interessante ressaltar, se comparados com os carros de rali de hoje, como eram toscas as montagens.E isso eram os carros de fábrica! Mas é uma bonita máquina, sem dúvida.
Com o advento de ralis históricos, na Europa, muitas réplicas desse carros estão sendo construídas.
Abçs
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Mensagem por CMC Sex 23 Set 2011 - 22:04



Muito legal, Tennilson !

Eu amaria participar de uma corrida de rally, deve ser muito emocionante, numa estrela então, nem se fala!
Acho o W123 uma máquina muito especial.A robustez deste modelo acho particilarmente adequada para rallyes.
Bom, os carros da época tinham montagens bem toscas, ainda sendo de fábrica, porque a tecnologia da época era tosca comparada com hoje em dia, e não havia toda esta eletronização que temos hoje.Era, por exemplo, muito mais fácil se perder, porque o GPS ainda não existia.Mas o charme destas máquinas de antigamente estava justamente nisto, tinha mais aventura e tudo era mais improvisado, então as corridas eram mais emocionantes!

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Mensagem por Tennyson Costa Sáb 24 Set 2011 - 6:15



Boas

O tipo de rali mudou muito.Os W123 se mostraram bastante robustos, assim como os C107 em ralis de longa duração.As maratonas tipo Londres-Sydney,Londres-Mexico,o Volta a América do Sul, desapareceram, dando origem ao cross country, disputados com veículos prototipos,4x4,caminhões,qudriciclos,motos, enfim... não mais com os carros de passeio preparados.
Nesse tipo de rali ( os maratonas) é que a Mecedes despontou.Nas etapas européias do Campeonato Mudial de Rally , as C107 tiveram bons resultados, mas não ganharam nenhuma prova, (deve ser um dos motivos para a deistência das disputas no campeonato mundial. Falava-se que a Mercedes gastava em uma prova, o suficiente para disputar o campeonato todo em outra marca).Ja nas africanas ( Costa do Marfim e Safari no Quênia) , foram bastante bem , ganhando por duas vezes o Rally de Bandama (1979 e 1980) Os ralis africanos eram dispotados em estradas abertas, com velocidades bastante elevadas, com grandes retas, enfim....tenho saudades.Hoje o Safari rally é disputado apenas para veículos clássicos, e editado de dois em dois anos, (esse ano tem!), com 9 dias de prova ,sempre acompanho pela internet.Um piloto queniano, Marzio Kravos ( deve ser descendente de grego) sempre participava de 450 SLC, ( esse ano, vai de Ferrari 308), o alemão G. Krossender com outra 450, são dignos de nota.Seus carros são lindos ! Tenho dois filmes com a presença deles acelerando nas savanas africanas! O carro de Kravos estava a venda até o ano passado. Acho que poderia ficar o dia todo falando nisso............
Abçs
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Mensagem por LRValente Sáb 24 Set 2011 - 10:21



Muito legal CMC, eu não conhecia a história das SLC's curtas, ou das SL's hardtop. Também nunca tinha visto (ou reparado) fotos deste modelo. Bela pesquisa.
O Luiz César, do blog em que você pesquisou, fez o rally de Monte Carlo em 2010 e levou com ele o João Mota do MB Clube do Brasil. Eles participaram com um Volvo Amazon 1967.
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Mensagem por BUD08 Ter 27 Set 2011 - 20:48




Boas Amigos,

Gostaria de sugerir que o Tennyson fosse o " Embaixador " das C107 no Portal e nos enriqueça com informações e fotos e relatos do seu riquíssimo acervo do modelo.

Abraço,
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Mensagem por CMC Ter 27 Set 2011 - 21:54



Caro amigo e confrade LRValente:
Muito obrigado, que bom que você gostou do tópico!
Então, bem que o Luiz César podia ter participado de MB...
Aliás, acho que outro modelo que poderia ter se dado muito bem em rallyes teria sido a 190E.Não sei porque a MB nunca pensou em colocar este modelo nos rallyes, só nas pistas, onde ,aliás, se deu muito bem.Acho que robustez e desempenho, especialmente das 2.3 -16, 2.5-16 como a sua e a 2.6 , não faltariam, e por ser um carro compacto e leve,teria tido tudo para ser um vencedor de rallyes.


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Mensagem por Tennyson Costa Qua 28 Set 2011 - 7:38



Boas

Agradeço muito à sugestão de Bud08 ,mas prefiro me manter como usuário que sou e, sempre que puder acrescentar as informações e relatos, estarei a disposição de todos. O termo "Embaixador" é forte demais!
Os W201 tiveram papel de pouca importância no cenário dos ralis.Diria uma curta temporada de dois anos 1987/88.Não havia mais a participação da fábrica, e apenas equipes privadas se dispuseram a desenvolver o carro para a modalidade, mas sua participação se resume basicamente, em em ralis de asfalto.O modelo escolhido foi o 2.3 16v,para o grupo A, e nas mãos dos franceses Bernard Darniche e Didier Auriol, este último, campeão mundial de rally em 1994 com Toyota Celica ST 185,tiveram o melhor aproveitamento.Claro que outros pilotos também participaram, mas sem grande expressão.Não tenho nenhúm relato de vitória ou mesmo uma boa qualificação. Pena!

Abçs
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Mensagem por LRValente Qua 28 Set 2011 - 7:43



Pois é CMC e Tennyson, as 190E 2.3 16 foram projetadas inicialmente para rallys (WRC), só que durante seu desenvolvimento a Audi estourou com o Audi Quattro com tração nas 4 rodas, daí foi um pulinho para mudar o foco para o DTM. As poucas participações foram sem apoio da fábrica.

Não vamos tirar o foco do tópico que, que é a SLC nos rallys, apesar de estarmos falando de uma quase participação da MB em rallys no final dos anos 80.
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Mensagem por BUD08 Qua 28 Set 2011 - 10:13




Boas Tennyson,

Então vamos rebaixa-lo para "CONSUL" HE!!HE!!!HE!!!, mas continue nos brindando com fotos, histórias e fatos

Abraço,
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Mensagem por CMC Qua 28 Set 2011 - 12:57



Mais uma vez obrigado pelas suas ricas informações, Tennyson e LR Valente!
Vamos então voltar ao foco das SL´s nos rallyes, como bem o disse o grande Confrade Valente !

Abraços,
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Mensagem por Tennyson Costa Qua 28 Set 2011 - 16:38



Voltando ao assunto SLC, uma entrevista de Jean Todt, concedida a Cristiano Nygaard, brasileiro que tripulou um do Fuscas 1300 que disputaram o Rally Vuelta a la América del Sud, na apresentação do livro de sua autoria, relembrando os 30 anos do evento,Todt se emocionou contando como foi a capotamento, a bordo do seu 450 pilotado pelo finlandes Timo Makkinen.Saíram do Uruguai na liderança da prova, porém em um abastecimento nesse país, a gasolina veio misturada com agua, o que fizeram perder muito tempo.Atraso este que foi sendo consumido no Brasil.Quando chegaram no estado do Amazonas, capotaram quatro vezes a cerca de 160km/h, e quase destruiram o carro,mas conseguiram colocar o carro na estrada e voltar para a prova, só que sem o para-brisa.Esse so foi reposto 1500km após."Fisicamente muito cansativo,e essa prova foi o melhor souvenir de minha carreira", relata.Não podemos esquecer que Todt participou de ralis de 1966 até 1981! A partir de então, vieram reconstruindo o carro a cada ponto de apoio, até chegarem ao 4° lugar na geral. Emocionante.

Abçs

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Mensagem por CMC Qua 28 Set 2011 - 20:21



Incrível a robustez, a resistência e a segurança da SLC!
Provávelmente ela estava equipada com uma gaiola de segurança(santo antônio) interna, mas mesmo com este equipamento, já vi muito carro de corrida se desmanchar em acidentes.Quatro capotagens depois e continuar andando?Impressionante !

CMC
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Mensagem por Tennyson Costa Qui 29 Set 2011 - 5:59



Positivo! Eles tinham a gaiola de proteção. Agora atentem para o detalhe que naquela época, não eram estruturais, ou seja, tinham apenas a função de proteção para os ocupantes.Hoje elas são parte da estrutura do automóvel.Na verdade, eu considero um chassis dentro de um monobloco,que auxilia na dissipação dos impactos que as suspensões absorvem, distribuindo sua energia para todo o carro, diminuindo suas torções e aumentando sua resistência.

Abçs
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Mensagem por BUD08 Seg 23 Jan 2012 - 17:33



Boas Amigos,

Tem uns tópicos de rallye, e num desses um confrade deu a enteder que a Mercedes não obteve sucesso em Rallyes, tem a história da 450SLC.

Abs,
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Mensagem por Pedroalexrj Seg 23 Jan 2012 - 18:11



Excelente tópico...valeu mesmo pela sabedoria...e pelas fotos...
Não fazia a menor idéia que tinha isso...
abs.

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