Sangria Manual do AKS - sistema de câmbio semi-automático
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Sangria Manual do AKS - sistema de câmbio semi-automático
Bom dia a todos,minha dúvida é de como sangrar o fluido da embreagem de uma classe A semi-automática.
A minha classeA 160 de ano 99 me deixou na mão,derrepente fiquei sem embreagem e a luz F no painel acesa,assim só engata desligada,quando ligada não engata.Eu por conta própria e graças a tópicos em sites consegui chegar ao famoso módulo AKS e suas respectivas escovas,desmontei e vou trocar as escovas,agora fiquei na duvida de quando montar o módulo se não vou ter que sangrar o sistema pois vazou oleo da mangueira do modulo quando desmontei.Acredito que muitos como eu,somos apreciadores do modelo classe A mas não possuimos muitos recursos para manutenções tão caras,não desmerecendo os profissionais.aguardo suas opniões.obrigado'.JUNIOR.
A minha classeA 160 de ano 99 me deixou na mão,derrepente fiquei sem embreagem e a luz F no painel acesa,assim só engata desligada,quando ligada não engata.Eu por conta própria e graças a tópicos em sites consegui chegar ao famoso módulo AKS e suas respectivas escovas,desmontei e vou trocar as escovas,agora fiquei na duvida de quando montar o módulo se não vou ter que sangrar o sistema pois vazou oleo da mangueira do modulo quando desmontei.Acredito que muitos como eu,somos apreciadores do modelo classe A mas não possuimos muitos recursos para manutenções tão caras,não desmerecendo os profissionais.aguardo suas opniões.obrigado'.JUNIOR.
Última edição por Antônio Elias em Qua 24 Jun 2015 - 20:56, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Foi reeditado o título, estava escrito em letras maiúsculas!)
JUNIORBLAU- Usuário Iniciante
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Re: Sangria Manual do AKS - sistema de câmbio semi-automático
Procedimento rudimentar sem uso de scanner,que seria o ideal:
1- Uma pessoa dentro do carro,portas fechadas e freio de mão solto.
2-chave ligada,ao mesmo tempo que vc ameaça colocar a primeira marcha (vc ouvirá a bomba do AKS acionar o pistão hidraulico) outra pessoa abre e fecha a sangria,mas tem que ser no time certo,pois como vc vai ameaçar engatar e mesmo se engatar o sistema vai perceber o motor parado o AKS desativa rapidamente,portanto é trabalho de paciencia,ao mesmo tempo tem que checar o reservatório de fluido e mante-lo cheio....
Divirta-se....
1- Uma pessoa dentro do carro,portas fechadas e freio de mão solto.
2-chave ligada,ao mesmo tempo que vc ameaça colocar a primeira marcha (vc ouvirá a bomba do AKS acionar o pistão hidraulico) outra pessoa abre e fecha a sangria,mas tem que ser no time certo,pois como vc vai ameaçar engatar e mesmo se engatar o sistema vai perceber o motor parado o AKS desativa rapidamente,portanto é trabalho de paciencia,ao mesmo tempo tem que checar o reservatório de fluido e mante-lo cheio....
Divirta-se....
Maluhy- Consultor Técnico
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Re: Sangria Manual do AKS - sistema de câmbio semi-automático
Obrigado,Maluhy,vou tentar,agradeço pela ajuda,pesquisei o site inteiro e não achei a dica.vlw.
JUNIORBLAU- Usuário Iniciante
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Re: Sangria Manual do AKS - sistema de câmbio semi-automático
Só pra constar.. o procedimento descrito pelo Maluhy funciona perfeitamente, fiz hj de tarde com a ajuda de um amigo...
depois de mandar trocar as escovas do AKS no eletricista, instalamos o AKS no carro e fizemos o procedimento...
Dica: Engate a primeira e faça o movimento como se fosse passar para a segunda marcha, vai ouvir o barulho do AKS ativando, nesse momento uma outra pessoa precisa abrir a sangria...(ouviu o barulho do AKS abre a sangria), fizemos o procedimento umas 8x. é perceptivel a saida de ar do sistema.
PS: Da pra fazer em casa se tiver um macaco do tipo jacaré, o acesso a válvula pra se fazer a sangria é bem difícil.
Espero ter ajudado.
depois de mandar trocar as escovas do AKS no eletricista, instalamos o AKS no carro e fizemos o procedimento...
Dica: Engate a primeira e faça o movimento como se fosse passar para a segunda marcha, vai ouvir o barulho do AKS ativando, nesse momento uma outra pessoa precisa abrir a sangria...(ouviu o barulho do AKS abre a sangria), fizemos o procedimento umas 8x. é perceptivel a saida de ar do sistema.
PS: Da pra fazer em casa se tiver um macaco do tipo jacaré, o acesso a válvula pra se fazer a sangria é bem difícil.
Espero ter ajudado.
lesthersantoro- Usuário Iniciante
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Re: Sangria Manual do AKS - sistema de câmbio semi-automático
Alguém saberia me informar se existe outra forma de fazer o sincronismo da embreagem da semi sem ser na rede autorizada ?
Axei um absurdo a DVA Blumenau cobrar 3 horas pra programar (120,00 a hr) + 200,00 de uso do scanner.
Funcionou um dia, agora as marchas não entram com o carro ligado.
Agradeço se alguém me der uma luz.
Axei um absurdo a DVA Blumenau cobrar 3 horas pra programar (120,00 a hr) + 200,00 de uso do scanner.
Funcionou um dia, agora as marchas não entram com o carro ligado.
Agradeço se alguém me der uma luz.
lesthersantoro- Usuário Iniciante
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embreagem mercedes classe a
blz, o meu problema é o seguinte, tenho uma classe a 160 semi automatica ano 99, fiz a sangria manual, mas quando fecho o sangrador da embreagem, o carro entra em f no painel e não liga, quando abro o mesmo sangrador, o f desaparece o carro liga, mas não engata as marchas...
gutoviamão- Usuário Iniciante
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Re: Sangria Manual do AKS - sistema de câmbio semi-automático
Guto, você acha esse problema seria continuidade desse do outro tópico?
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Pergunto porque, se entendi bem, antes o seu W168 também não ligava ou não dava partida e o amigo relatou que até então não aparecia o F no painel e agora o câmbio entrou em emergência durante essa sangria, é isso?
De qualquer forma, verifiquei em "pesquisa" que já existe no fórum discussão anterior sobre esse tema com alguns direcionamentos já dados pelo Maluhy, porisso foi feita a fusão do tópico contendo seu questionamento com os debates desse tópico mais antigo.
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Pergunto porque, se entendi bem, antes o seu W168 também não ligava ou não dava partida e o amigo relatou que até então não aparecia o F no painel e agora o câmbio entrou em emergência durante essa sangria, é isso?
De qualquer forma, verifiquei em "pesquisa" que já existe no fórum discussão anterior sobre esse tema com alguns direcionamentos já dados pelo Maluhy, porisso foi feita a fusão do tópico contendo seu questionamento com os debates desse tópico mais antigo.
Convidado 9- Usuário Platina
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Re: Sangria Manual do AKS - sistema de câmbio semi-automático
aquele outro topico foi resolvido,agora o cambio fica em energencia durante a sangria
gutoviamão- Usuário Iniciante
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Gente me ajuda !
Gente alguém por aqui sabe me informar como se faz a sangria e reposição do óleo da caixa Semi-Automatica da classe A160 99 ??
Moro em Sergipe e por aqui nego não troca nem pneu do Classe-A !
Já consegui o óleo da Sprinter, procurei por vídeos no Youtube,Vimeo e etc... Não achei nada !
Dá um Help gente meu câmbio tá travado, espero que seja entrada de ar ... :roll:
Moro em Sergipe e por aqui nego não troca nem pneu do Classe-A !
Já consegui o óleo da Sprinter, procurei por vídeos no Youtube,Vimeo e etc... Não achei nada !
Dá um Help gente meu câmbio tá travado, espero que seja entrada de ar ... :roll:
elder_wds- Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)
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Re: Sangria Manual do AKS - sistema de câmbio semi-automático
Elder,
Procure contato com Maluhy no Rio.
Eu acredito que ele poderá lhe dar as dicas necessárias.
Boa sorte e que resolva rapidinho....
Procure contato com Maluhy no Rio.
Eu acredito que ele poderá lhe dar as dicas necessárias.
Boa sorte e que resolva rapidinho....
S. Augusto da Silva- Usuário Ouro
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Re: Sangria Manual do AKS - sistema de câmbio semi-automático
Valeu consegui resolver, a Sangria pra quem não sabe leigamente explicando kk, fica na própria caixa de marcha, fácil acesso por baixo do carro lado esquerdo, pra abri-la é so girar uma porca de leve ... Deu entrada de ar por conta do meu desleixo de não verificar o fluido de freio (Estava bem,bem baixo kk) !
elder_wds- Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)
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Re: Sangria Manual do AKS - sistema de câmbio semi-automático
Que bom que o próprio Confrade resolveu o problema, grato por nos dar retorno do problema solucionado.
Elder, acompanhe por fineza, vamos fundir o post a esse tópico em andamento sobre o tema "sangria" (link a seguir), de modo aproveitarmos o tutorial postado pelo Maluhy ensinando como proceder e complementar com as informações do que foi feito na prática por você, :
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Você fez a sangria da forma orientada no tópico acima citado?
Elder, acompanhe por fineza, vamos fundir o post a esse tópico em andamento sobre o tema "sangria" (link a seguir), de modo aproveitarmos o tutorial postado pelo Maluhy ensinando como proceder e complementar com as informações do que foi feito na prática por você, :
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Você fez a sangria da forma orientada no tópico acima citado?
Convidado 9- Usuário Platina
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Re: Sangria Manual do AKS - sistema de câmbio semi-automático
Antonio Elias você acredita que eu trabalhei de ajudando de mecânico !? kk Por aqui (Sergipe) só assim pra resolver meus probleminhas com o Classe A, Bons não resolvi meu problema como o Maluhy explicou por conta de nem sonhar onde ficava a tal "Sangria", então fui ao mecânico e fiz em conjunto com ele por meio de aparelho, super simples... E me senti herói fiquei em baixo do carro e abri a Sangria, melei minha cara de fluido fechei a sangria e fim, ficou parecendo zero ! kkk Problema resolvido :Clap: Aliás morri em 100 Reais por utilizar o aparelho ... kkk
elder_wds- Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)
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Convidado 9- Usuário Platina
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Re: Sangria Manual do AKS - sistema de câmbio semi-automático
Então, Elder, há um outro tópico que trata da sangria feita com equipamento próprio e auxílio de Star, importante é que deu certo a sangria feita manualmente!
O tópico que fala do processo de sangria feita mecanicamente, considerado o ideal, é este:
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Pelo que se comenta, a sangria feita manualmente se não for bem feita costuma ficar ar no sistema.
O tópico que fala do processo de sangria feita mecanicamente, considerado o ideal, é este:
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Pelo que se comenta, a sangria feita manualmente se não for bem feita costuma ficar ar no sistema.
Última edição por Antônio Elias em Qua 24 Jun 2015 - 20:47, editado 1 vez(es)
Convidado 9- Usuário Platina
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elder_wds- Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)
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Re: Sangria Manual do AKS - sistema de câmbio semi-automático
olá. para fazer essa sangria só pode ser feita com equipamento? Após ser feito a sangria por onde completo o fluido? Então esses dias minha A 190 Semi 2001 eu mandei trocar o óleo da direção hidráulica e fiz limpeza no TBI. Ficou 1 dia parado e então eu sai com ela. A partir dai os problemas começaram. Andei cerca de 7 km e desliguei ela. 30 minutos depois voltei a ligar e ai me veio aquele F que ninguém gostaria de ver kkk Apos algumas tentativas o F sumiu e consegui chegar em casa. No dia seguinte voltei nela e tornei a ligar. O F continuava, então refiz o mesmo procedimento que foi feito na limpeza do TBI utilizando limpa contato nos conectores. O F então sumiu, porem agora o carro não engata, na 1° marcha ela arranha, nas demais não entra. Depois de algumas tentativas consegui engatar as marchas com um tanto de esforço e quando engata a 1° já quer arrancar.... Suspeito ter entrado ar no sistema (Espero muito que tenha sido somente isso) graças a vocês agora sei fazer a sangria, mas e completar / trocar o fluido por onde faço?
Alexandrelimadepinho- Usuário Iniciante
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Re: Sangria Manual do AKS - sistema de câmbio semi-automático
Olá!!Alexandrelimadepinho escreveu:olá. para fazer essa sangria só pode ser feita com equipamento? Após ser feito a sangria por onde completo o fluido? Então esses dias minha A 190 Semi 2001 eu mandei trocar o óleo da direção hidráulica e fiz limpeza no TBI. Ficou 1 dia parado e então eu sai com ela. A partir dai os problemas começaram. Andei cerca de 7 km e desliguei ela. 30 minutos depois voltei a ligar e ai me veio aquele F que ninguém gostaria de ver kkk Apos algumas tentativas o F sumiu e consegui chegar em casa. No dia seguinte voltei nela e tornei a ligar. O F continuava, então refiz o mesmo procedimento que foi feito na limpeza do TBI utilizando limpa contato nos conectores. O F então sumiu, porem agora o carro não engata, na 1° marcha ela arranha, nas demais não entra. Depois de algumas tentativas consegui engatar as marchas com um tanto de esforço e quando engata a 1° já quer arrancar.... Suspeito ter entrado ar no sistema (Espero muito que tenha sido somente isso) graças a vocês agora sei fazer a sangria, mas e completar / trocar o fluido por onde faço?
Dá pra fazer manualmente e tem respostas de como fazer no inicio desse tópico. Estou com o mesmo problema. Fiz todas as sangrias e ainda não finalizei pq a sangria com aparelho nenhum mecânico faz pq não tem equipamento. Mas tenho um conhecido que quer me ajudar a fazer manualmente porém, tem que abrir o parafuso da sangria que infelizmente não sei onde fica. Se souber podemos trocar idéias e resolver o problema dos dois carros.
BRUNO.CVB (1)- Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)
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Re: Sangria Manual do AKS - sistema de câmbio semi-automático
Ola, boa tarde, para ter acesso a sangria desse carro é simples. Remova o para barro da roda do lado do motorista, o mesmo se divide em duas partes, uma que fica para a frente presa ao para choque e tal, e outra que fica na direção da porta do motorista. É só remover essa segunda da porta do motorista e vc ja vai ver la dentro olhando para a caixa de marcha o sangrador abaixo da direção do arranque. Tipo, o motor de arranque fica numa posição e o sangrado mais abaixo ... só que o arranque fica de um lado , o de dentro, e o sangrador fica desse lado mesmo do motorista, lado esquerdo .
Vaiadonde- Usuário Iniciante
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Re: Sangria Manual do AKS - sistema de câmbio semi-automático
Quanto fluido vai pra fazer a sangria no aks
Gusi- Usuário Iniciante
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Re: Sangria Manual do AKS - sistema de câmbio semi-automático
Onde fica essa válvula de sangria exatamente? Algum vídeo ou foto do local?
Scavassa- Usuário Iniciante
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