Qual Pneu Resseca Menos?
Portal Mercedes-Benz Brasil :: Dicas de Manutenção - Área técnica :: Ajuda técnica em geral, dicas de manutenção, compras exterior, restauração e customização/tunning :: Ajuda técnica
Página 1 de 1 • Compartilhe
Qual Pneu Resseca Menos?
Confrades, preciso trocar os pneus da W126 (esta com 225/50/16), e gostaria de ouvir vossa opinião:
Qual marca resseca ou racha menos com o tempo?
O carro anda pouco e desgaste no caso é o que menos importa.....
Stell- Usuário Ouro
- Número de mensagens : 704
Interesses : MBs
Estado :
Advertências :
Re: Qual Pneu Resseca Menos?
Falando da minha experiência com materiais aeronáuticos e em questão borracha,
o que existe é tempo de vida(estocagem) e a durabilidade da borracha vai estar relacionada
com controle de temperatura e umidade na estocagem.
Não creio existir uma marca que resseca mais ou menos.
Existem sim cuidados a serem tomados.
o que existe é tempo de vida(estocagem) e a durabilidade da borracha vai estar relacionada
com controle de temperatura e umidade na estocagem.
Não creio existir uma marca que resseca mais ou menos.
Existem sim cuidados a serem tomados.
pinetree- Usuário Ouro
- Número de mensagens : 872
País :
Advertências :
Concordo com vc , mas acho que existem marcas de pneu que usam borrachas mais macias, que PODEM demorar mais para ressecar, ou não?
Stell- Usuário Ouro
- Número de mensagens : 704
Interesses : MBs
Estado :
Advertências :
Nenhum pneu resiste a ficar parado muito tempo no mesmo lugar....pneu para durar na estocagem tem que ter distancia de luminosidade e umidade,pneu tem garantia de 5 anos e finish...borracha mais macia ou dura não tem nada a ver com relação a durabilidadextempo de imobilidade mas sim com gripxdesgaste por uso...
Maluhy- Consultor Técnico
- Número de mensagens : 10535
Interesses : Antigomobilismo
Estado :
Advertências :
Laurival- Cadastro desatualizado pendente regularização
- Número de mensagens : 4496
Interesses : Mercedes Benz
Estado :
Advertências :
Aliás, tudo que citamos e mais outros cuidados, são regras gerais para
armazenagem de borrachas (anéis, correias, mangueiras,etc).
armazenagem de borrachas (anéis, correias, mangueiras,etc).
pinetree- Usuário Ouro
País :
Advertências :
Confrades
Aproveitando o tópico, os amigos podem me ajudar com a seguinte questão:
- preciso trocar os pneus da minha C200K;
- quais as marcas que melhor calçam as MB`s? Os originais (que serão trocados) são Continental.
Abç
Aproveitando o tópico, os amigos podem me ajudar com a seguinte questão:
- preciso trocar os pneus da minha C200K;
- quais as marcas que melhor calçam as MB`s? Os originais (que serão trocados) são Continental.
Abç
LF (1)- Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)
- Número de mensagens : 635
Interesses : Mercedes-Benz
Estado :
Advertências :
Você mesmo já respondeu a primeira opção, Continental.
Depois ei iria de Michelin.
Depois ei iria de Michelin.
pinetree- Usuário Ouro
País :
Advertências :
Para carros que andam menos o ideal é deixar a calibragem um pouco acima para evitar marcas e deformidades...geralmente mantenho a maioria com 35 libras(obviamente que não é padrão para todos os pneus)
Guilherme Lacerda- Usuário Platina
- Número de mensagens : 2267
Interesses : MB
Estado :
Advertências :
Tenho a mesma conduta do Guilherme....deixo no C32 e no Opala 40 lbs e funciono e movimento o carro a cada 7 dias no máximo.
renato travassos jr- Usuário Bronze
- Número de mensagens : 186
Interesses : Mercedes
Advertências :
Acho que não tem uma marca especifica que va durar mais, depende de varios fatores.
Fernando Caldas- Usuário Ouro
- Número de mensagens : 786
Interesses : Carros e amigos
Estado :
Advertências :
Quando comprei a 126 do confrade Valente, o estepe era original, Michelin made in France , e estava praticamente sem uso ha quase 30 anos. Visualmente não aparentava nenhuma rachadura ou ressecamento, quem sabe por ter ficado guardado no porta malas e sem uso todo este tempo, mas seguramente impróprio para uso.
Está guardado como lembrança.
Está guardado como lembrança.
PAULO BRITO- Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)
- Número de mensagens : 1939
Interesses : diversos
Estado :
Advertências :
5 anos é o limite de uso de pneus.
Detalhe: a aparência externa é o que menos importa (já tive problema com um pneu que ficou "quadrado" ainda que externamente estivesse perfeito.
Abraço
Detalhe: a aparência externa é o que menos importa (já tive problema com um pneu que ficou "quadrado" ainda que externamente estivesse perfeito.
Abraço
Convidado 8- Usuário Platina
- Número de mensagens : 1821
Estado :
Advertências :
Meu pai comentou comigo que tinha lido uma reportagem que a Michelin dizia que os pneus dela duravam 10 anos quando tiver oportunidade vou perguntar onde ele leu isso.
generalbol- Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)
- Número de mensagens : 578
Interesses : Mercedes-Benz
Estado :
Advertências :
Caros confrades,
Existe uma diferença entre validade e tempo de vida útil. Baseado em conhecimentos da área industrial, me arrisco a afirmar que pode sim existir diferença de tempo de vida útil entre marcas de pneus, pois deve haver (e certamente há) diferença entre os compostos dos diversos fabricantes.
Paralelamente a isto, o tempo de vida útil vai ser afetada por diversas variáveis, como as já mencionadas armazenagem, tipo de uso e cuidados.
Já a validade, em minha opinião e conforme indicam as declarações de fabricantes (vejam os links), é duvidável. É um parâmetro estabelecido em normas técnicas e não no critério do fabricante. Aliás, se não me falha a memória, (alguém tem como checar?) a validade dos pneus no Brasil é inferior a da Europa.
Assim, pneus devem ser mantidos com a pressão correta, quando rodam, ou um pouco acima da especificação, quando o carro fica muito tempo parado, como o caso de carros de coleção, ou de “fim de semana”. Devem permanecer em local seco sem luz e sem umidade e ser inspecionados sempre. Para não achatarem, ou ficarem quadrados, uma dica é não estacionar o carro no local definitivo logo após rodar com ele. Deixe os pneus esfriarem antes de guardar o carro no local definitivo (vale muito para carros de coleção e de fim de semana), assim os pneus não assimilam uma eventual deformação causada pelo calor.
Após 5 anos de uso inspecione com ainda mais regularidade. Sim, a borracha começa a se alterar com a idade, como afirmam os fabricantes, e aqui a diferença de compostos certamente começa a influir.
Finalmente, testes de durabilidade e de validade são feitos em situações extremas, o que raramente alcançamos no uso cotidiano. Certamente por isto os fabricantes falam em uma janela tão grande como 5 a 10 anos de vida útil.
Agora, se você gosta de dar esticadas, de sentir a potência do motor, e de ver o ponteiro do velocímetro subindo rapidamente, ou costuma ter outras situações de carga ou stress maior, melhor ser prevenido, porque após 5 anos de uso você pode estar próximo ao fim da vida útil dos pneus.
Portanto, pneus podem durar até 10 anos, dependem principalmente do composto (fabricante/modelo), uso e cuidados.
http://www.newslog.com.br/site/default.asp?TroncoID=907492&SecaoID=508074&SubsecaoID=818291&Template=../artigosnoticias/user_exibir.asp&ID=174450&Titulo=Pirelli%20d%E1%20dicas%20sobre%20validade%20de%20pneus
http://www.jkpneus.com.br/site/newsFull.php?titulo=Bridgestone+esclarece+informa%E7%F5es+falsas+sobre+pneus+veiculadas+na+internet.
http://www.pneuvita.pt/util04.html
Existe uma diferença entre validade e tempo de vida útil. Baseado em conhecimentos da área industrial, me arrisco a afirmar que pode sim existir diferença de tempo de vida útil entre marcas de pneus, pois deve haver (e certamente há) diferença entre os compostos dos diversos fabricantes.
Paralelamente a isto, o tempo de vida útil vai ser afetada por diversas variáveis, como as já mencionadas armazenagem, tipo de uso e cuidados.
Já a validade, em minha opinião e conforme indicam as declarações de fabricantes (vejam os links), é duvidável. É um parâmetro estabelecido em normas técnicas e não no critério do fabricante. Aliás, se não me falha a memória, (alguém tem como checar?) a validade dos pneus no Brasil é inferior a da Europa.
Assim, pneus devem ser mantidos com a pressão correta, quando rodam, ou um pouco acima da especificação, quando o carro fica muito tempo parado, como o caso de carros de coleção, ou de “fim de semana”. Devem permanecer em local seco sem luz e sem umidade e ser inspecionados sempre. Para não achatarem, ou ficarem quadrados, uma dica é não estacionar o carro no local definitivo logo após rodar com ele. Deixe os pneus esfriarem antes de guardar o carro no local definitivo (vale muito para carros de coleção e de fim de semana), assim os pneus não assimilam uma eventual deformação causada pelo calor.
Após 5 anos de uso inspecione com ainda mais regularidade. Sim, a borracha começa a se alterar com a idade, como afirmam os fabricantes, e aqui a diferença de compostos certamente começa a influir.
Finalmente, testes de durabilidade e de validade são feitos em situações extremas, o que raramente alcançamos no uso cotidiano. Certamente por isto os fabricantes falam em uma janela tão grande como 5 a 10 anos de vida útil.
Agora, se você gosta de dar esticadas, de sentir a potência do motor, e de ver o ponteiro do velocímetro subindo rapidamente, ou costuma ter outras situações de carga ou stress maior, melhor ser prevenido, porque após 5 anos de uso você pode estar próximo ao fim da vida útil dos pneus.
Portanto, pneus podem durar até 10 anos, dependem principalmente do composto (fabricante/modelo), uso e cuidados.
http://www.newslog.com.br/site/default.asp?TroncoID=907492&SecaoID=508074&SubsecaoID=818291&Template=../artigosnoticias/user_exibir.asp&ID=174450&Titulo=Pirelli%20d%E1%20dicas%20sobre%20validade%20de%20pneus
http://www.jkpneus.com.br/site/newsFull.php?titulo=Bridgestone+esclarece+informa%E7%F5es+falsas+sobre+pneus+veiculadas+na+internet.
http://www.pneuvita.pt/util04.html
170190- Usuário Prata
- Número de mensagens : 287
Interesses : carros/carros antigos
Estado :
Advertências :
Meus caros,
Antes de mais nada é importante ter em conta que um pneu é constituído por vários compostos de borracha. Um deles é aquele dos flancos, que é são as partes mais expostas do pneu, além de fazer parte também da zona de flexão. Este composto terá uma resistência maior ou menor ao ataque de ozônio, dependendo da qualidade do pneu. Evidentemente, quanto menos exposição ao O3 (menor exposição aos raios UV) , menor a velocidade de degradação dos flancos. Além disto, temperatura e derivados de petróleo também são grandes inimigos da borracha. Entretanto, a degradação de todos os compostos do pneus será inevitável com o tempo. Após 5 anos, da data de fabricação troque os pneus, conforme convencionado pelos fabricantes de pneus.
Antes de mais nada é importante ter em conta que um pneu é constituído por vários compostos de borracha. Um deles é aquele dos flancos, que é são as partes mais expostas do pneu, além de fazer parte também da zona de flexão. Este composto terá uma resistência maior ou menor ao ataque de ozônio, dependendo da qualidade do pneu. Evidentemente, quanto menos exposição ao O3 (menor exposição aos raios UV) , menor a velocidade de degradação dos flancos. Além disto, temperatura e derivados de petróleo também são grandes inimigos da borracha. Entretanto, a degradação de todos os compostos do pneus será inevitável com o tempo. Após 5 anos, da data de fabricação troque os pneus, conforme convencionado pelos fabricantes de pneus.
robson- Usuário Bronze
- Número de mensagens : 57
Interesses : informações tecnicas
Advertências :