W210 - Problema elétrico

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Mensagem por cmmoulin Sáb 19 Mar 2011 - 23:21



Prezados,

Hoje tomei um susto com minha W210. Estava parada há pouco mais de duas semanas e resolvi dar uma volta agora à noite. Liguei o carro e saí normalmente, mas quando parei no primeiro semáforo, ela apagou, no meio do trânsito. Imediatamente o painel indicou a mensagem "bateria" em tons de vermelho, com o desenho de uma bateria (lembrem-se que o painel é âmbar, mas a mensagem estava em vermelho). Apaguei os faróis, coloquei o câmbio em "N" e virei a chave novamente. Não havia sintoma de bateria fraca e na sexta ou sétima tentativa o carro pegou, engasgando um pouco, coloquei o câmbio e "D" e saí. Não engasgou mais, não apresentou outros sintomas, mas voltei para casa. O que pode ter acontecido? Será que está realmente na hora de trocar a bateria? Ou será que é outro o problema? Alguém já passou por isso e sabe explicar o que houve?

Saudações,

Carlos Magno


Última edição por Epicco em Dom 20 Mar 2011 - 10:57, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : adequação do título ao modelo do carro, e também para facilitar futuras buscas no forum. Evite usar no título, palavras como socorro, me ajudem, estou desesperado e outras parecidas.)
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Mensagem por Karl Fass. Dom 20 Mar 2011 - 8:45



Pode estar havendo problemas no alternador... ...ou no relé...melhor verificar
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Mensagem por ZIG MASTER Dom 20 Mar 2011 - 16:21



Primeiramente vc deve verificar se o cabo da bateria está bem conectado, ou se está sulfatado devido o período de inatividade.
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Mensagem por Maluhy Dom 20 Mar 2011 - 21:51



Olhem só,parem para pensar:Depois de ficar parado duas semanas com a bateria sendo consumida pelas várias memórias de vários componentes da eletronica embarcada (vou citar só dois,o rádio e o relógio) o carro sai à noite já com tudo ligado , a coitada da bateria não faz milagre, não é?Vai deixar o carro parado,desligue a bateria,ou então funcione o bicho pelo menos uma vez por semana por no mínimo 15 minutos,o certo mesmo é dar um rolé para não começar a colar freios,ressecar o sistema de a/c,etc....deixa o carro parado uns 5 dias e depois dá uma olhada nos discos de freio, carro é para ser usado,não empalhado,hehehehehe Twisted Evil
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Mensagem por cmmoulin Dom 20 Mar 2011 - 22:29



Obrigado pelas respostas, mas ainda tenho dúvidas se foi a bateria que fez o carro apagar e só ligar após a sexta ou sétima tentativa. Não há sintoma de bateria fraca. Ainda hoje liguei o carro, o deixei funcionando por alguns minutos, com faróis ligados, rádio ligado, a/c ligado, às vezes acelerando, e não apresentou nenhum sintoma. Muito estranho o que ocorreu ontem. Será que é possível identificar o problema/falha por algum sistema de diagnóstico eletrônico?
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Mensagem por Maluhy Dom 20 Mar 2011 - 22:34



Sim, se ficou gravada na memória de avarias passadas.... Shocked
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Mensagem por regwolf Dom 20 Mar 2011 - 22:39



Sei não.... para um carro chegar a apagar por falta de bateria, acho que não haveria carga restante para mais 6 ou 7 tentativas...
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Mensagem por funisca Ter 22 Mar 2011 - 2:44



Se o alternador estiver em perfeitas condições, a bateria, depois de pôr o motor a funcionar, não está lá fazendo nada. Apenas a ser carregada. Você pode fazer um simples teste para verificar o funcionamento do alternador. onha o motor a trabalhar, desligue um dos bornes da bateria, o que lhe der mais jeito. se o motor continuar a funcionar, muito bem, o alternador está bom, se o motor morrer... o alternador está com problemas.
E quanto ao "erro" ficar gravado na memória, depende do ano do modelo. Os primeiros W210, apesar de já ter alguma electrónica, não grava os erros todos.
Experimente uma visita a uma oficina autorizada para verificar. Lêr e apagar erros não é caro (pelo menos aqui em Portugal).
Qualquer coisa, tou aqui pa ajudar no que puder.
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Mensagem por evalaretto Ter 22 Mar 2011 - 12:25



Desculpe funisca, mas desligar a bateria com o motor em funcionamento não é lá um procedimento muito seguro para um veículo com tanta eletrônica (nos mais antigos tudo bem). Não faria nem na minha velha W124.
Não recomendo.
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Mensagem por Karl Fass. Ter 22 Mar 2011 - 13:19



Isso pode causar sobretensão no alternador. A teoria está certa.. A bateria , quando o motor ligado, não é fonte, é carga... não tem função... EXCETO, ajudar a regular a voltagem, de saida do alternador.

Lembrem-se que a bateria boa, tem recuperação rápida... Isso mais me parece relé...hora acopla , hora não.
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Mensagem por cmmoulin Ter 22 Mar 2011 - 19:16



Ontem resolvi dar uma esticada na rodovia que liga Vila Velha/Guarapari e andei uns 40/50 quilômetros. O carro estava perfeito. Arrancando bem, estável, sem intercorrências. Cheguei a 200 km/h numa reta e mantive velocidades em torno de 140/160 km/h. Pois bem. Hoje, resolvi que iria para o trabalho na W210. Simplesmente o carro não ligou. Não havia sinal de bateria fraca. Era como se estivesse sem combustível. Tentei acionar o motor por várias vezes, ora com o acelerador no fundo, ora sem acelerar e nada. Desisti e fui em outro carro. Agora à noite, ao chegar em casa, resolvi fazer mais um teste e ao virar a chave, o carro ligou na primeira tentativa e sem esforço. Agora fiquei mais grilado ainda. Imaginem se estou na rua e o carro resolve não funcionar mais? Mas tudo isso é muito estranho. Tive um Vectra em 2000 que apresentou um problema semelhante e no final, descobri que a bomba de combustível estava em curto.
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Mensagem por Karl Fass. Ter 22 Mar 2011 - 19:24



Você tem chave reserva??? Já tentou ver se acontece o mesmo com ela?
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Mensagem por cmmoulin Ter 22 Mar 2011 - 22:02



Olá Fass, tenho a chave reserva sim. Amanhã irei fazer um teste com ela. Será que é problema no módulo da chave?

Abraços,

Carlos Magno
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Mensagem por Maluhy Ter 22 Mar 2011 - 23:08



Vamos lá:

1- se vira bem mas não pega está faltando ou faísca ou combustível.
2- Se vira chocho e as luzes diminuem pode ser bateria..

Qdo ele der defeito com cuidado jogo um pouco (um pouco!!!) de gasolina na boca de entrada do motor e veja se ele reage...pode ser bomba.... Shocked
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Mensagem por joaoamelio Ter 22 Mar 2011 - 23:38



a minha um dia anoite escreveu pouca carga bateria de vermelho e mostrou um desenho de uma bateria depois disso foi morrendo devagar ate apagar ai nao pegou mais penssei que fosse bateria pois ate o pisca alerta ficou mais fraco
tentamos uma chupeta e nada foi para guincho mesmo ai no outro dia na oficina fomos fescobrir que a bomba de combustivel foi para o saco
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Mensagem por funisca Qua 23 Mar 2011 - 2:43



Karl, desligar a bateria não provoca sobretensão no alternador e não é a bateria que ajuda a regular a tensão. O Alternador não passa de um dínamo que gera corrente alternada ou alterna (como quiserem). Aplicado no alternador encontram-se duas peças que aqui em Portugal, chamamos de regulador de tensão e ponte rectificadora, estes dois recebem uma tensão que varia conforme a rotação do motor mas que nunca é infeiror a 15/16 Volts AC. Mas só deixam sair em média 14,4 Volts DC (corrente contínua).
Outra maneira de verificar (já que não querem desligar a bateria) é com o carro desligado (sem chave na ignição), medir com um multímetro a tensão nos bornes da bateria. Deverá ter entre 11,5 e 12,5 Volts. Depois ponha o carro a trabalhar, meça outra vez, terá que ter um valor de cerca de 14,5 Volts.
Uma coisa que acho é estamos todos a ser iludido pela "luz da bateria".
Essa luz só acende quando o alternador NÂO está a carregar a bateria.
O que aconteceu foi que o motor começou a perder velocidade de ralenti por outra razão qualquer e a primeira luz que acende é exactamente a da bateria e porque???
Porque como o motor está quase a ir a baixo, o alternador não tem rotação suficiente para produzir o que lhe é exigido.
Agora a razão porque o motor vai a baixo, depois de uma viagem, naõ pega, como já disseram aqui, pode ser a bomba de gasolina, filtros, massa de ar, etc.
Não concordo com o problema da chave, se fosse da chave o carro não pegava logo de início.
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Mensagem por Karl Fass. Qua 23 Mar 2011 - 7:45



Desculpe discodar , meu Caro Funisca. Tudo que você fala sobre o regulador e o retificador , está corretíssimo. Mas a bateria é carga reguladora sim... a flutuação da bateria é usada no comparador.... se retirar, funciona por pouco tempo, depois queima alguma coisa, pois a tensão sobe, com certeza.
30 anos fazendo manutenção eletromecânica me garatem o que estou dizendo :D ...

Melhor usar o multiteste mesmo, com tudo conectado. Nisso, seu comentário está certíssimo.
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Mensagem por Maluhy Qua 23 Mar 2011 - 12:48



Eita,mede a tensão dos cabos com o motor funcionando e sem bateria conectada, vai até o inferno...... :affraid:
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Mensagem por cmmoulin Qui 7 Abr 2011 - 18:52



Prezados,

Agora o carro não pega mais. Apagou de vez. Tenho quase certeza de que o problema é a bomba de combustível. Ou travou ou queimou. Nem aquele barulhinho característico quando viramos a chave, sem dar a partida, acontece mais.
Bem, vou ter que rebocar o carro. Mas aí vem um problema. Moro num prédio com 3 andares de garagem e a W210 está exatamente no 3º piso. Como faço? Empurro o carro até a saída do prédio ou posso amarra-lo a outro carro para facilitar o serviço? Existe algum ponto na frente do carro para fixar uma corda? Na verdade o guincho não cabe na entrada da garagem, então, preciso levar o carro até a rua. Mas até chegar na parte externa do prédio são 3 andares! Qual é a melhor solução?
Mais uma vez, muito obrigado.
Saudações capixabas,

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Mensagem por C-220 Qui 7 Abr 2011 - 19:08



Carlos,

A bronca maior é a questão dos freios sem o funcionamento do carro.
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Mensagem por cmmoulin Qui 7 Abr 2011 - 19:40



Tem razão Daniel. Vai ser difícil descer três rampas com o carro desligado e praticamente sem freios.
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Mensagem por evalaretto Qui 7 Abr 2011 - 21:50



Cmmoulin não tem um amigo que possua um Jeep forte ou um carro de maior porte ou uma picape?
Com a ajuda de um cambão esse seu problema fica fácil, vai descer DEVAGAR e com o freio do outro carro.
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Mensagem por C-220 Qui 7 Abr 2011 - 22:05



Carlos,

Explique sua situação ao mecânico e peça uma visita em sua residência para ver a possibilidade do conserto ser feito em sua garagem.
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Mensagem por cmmoulin Qui 7 Abr 2011 - 22:25



Carro para puxar não é o problema, pois tenho dois aqui que dão conta do recado. O problema é saber como puxá-lo, ou seja, em que lugar devo fixar a corda ou cabo sem danificar a W210. Na descida devo colocar outro carro para segurá-lo pela traseira? Vou conversar com o mecânico amanhã, mas acredito que ele não vai realizar o serviço aqui. Vai pedir para levar à oficina. Já cogitei até em levá-lo à autorizada, mas só de pensar no custo disso me dá arrepios.
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Mensagem por evalaretto Qui 7 Abr 2011 - 22:38



Cmmoulin, não conheço a W210 em detalhes, mas certamente ela tem um ponto de ancoragem na dianteira para ser puxada (olhe no manual), mas com certeza não precisará de outro carro na traseira se utilizar um carro mais pesado que ela na dianteira e um cambão, basta ir devagar.
Só não recomendo puxar o carro por uma distância maior que alguns poucos kilometros (poucos mesmo, para ser sincero nem dois) porque cambio auto não tolera ser puxado, se isso for necessário peça ao seu mecânico para desligar o eixo cardã.
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