Mercedes SL (R129) a historia de um classico Moderno!
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Mercedes SL (R129) a historia de um classico Moderno!
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Muito poucos são os carros que desde inicio são clássicos modernos. No entanto, todos os modelos da Mercedes-Benz SL já o são! Esta magnifica série foi criada em 1954 e começou pelo SL 190, que a empresa descreve como um carro de turismo desportivo. Quando o 300 SL Gullwing foi apresentado, poderia ser colocado na categoria de super esportivos. A quarta geração do SL foi a R 129 construída a partir de 1989 a 2001, que estabeleceu novas normas com o seu design moderno e suas muitas inovações.
O projeto foi um trabalho de Bruno Sacco. Ele vinha com linhas clara, retas e com uma forte presença que caracteriza o desenvolvimento dos veículos Mercedes-Benz em 1980 e a pensar na entrada dos anos 1990. No caso desta série SL é completado pelos atributos de um turismo desportivo - capô longo, de dois lugares e traseira compacta, tudo faz do SL um ícone de dinamismo e esportividade mas também de conforto e elegância. A perfeição de seu design foi desde o início uma referencia. Em 1990, o R 129 foi o vencedor do "Car Design Award".
O condutor de uma SL um dia fez uma declaração: "é como viajar em grande estilo com um terno elegante e feito sob medida, este carro é muito confortável e agradável de dirigir, até mesmo longas viagens são simples e consegue se desfrutar cada quilômetro de estrada".
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O alto nível de tecnologia e engenharia de segurança é evidente na R 129, por exemplo, a implementação automática da barra protetora que aparece em 0,3 segundos quando o carro corre o risco de virar. Ou o banco que oferece cerca de 20 soluções patenteadas, que absorve a energia de um impacto lateral, e inclui, entre outras coisas, o cinto de segurança de três pontos com tensor e regulagem de altura, em conjunto com o ajuste do encosto de cabeça. Os recursos de segurança, é claro, incluem tambem um novo design de chassis que foi submetido aos testes mais severos de choque e oferece aos ocupantes o mais alto nível de segurança.
Desde o início do "R129" SL vinha disponível com dois motores e seis cilindros e oito cilindros. Por uma questão de princípio, estavam equipados com conversores catalíticos (como equipamento padrão). Em 1992, o SL 600 com motor de doze cilindros, causou sensação - o SL tinha entrado em uma nova dimensão de poder. O modelo mais popular do SL nos 12 anos em que foi construído foi o 500 SL, um modelo de oito cilindros.
A possibilidade de dirigir um SL a ceu aberto era um atrativo de compra importante para muitas pessoas. Foi na série R129, que a Mercedes Benz pela primeira vez instalou em um carro de turismo desportivo uma capota de lona automática, que abre e fecha suavemente em apenas 30 segundos ao simples toque de um botão. As inovações no sistema de abertura foram muitas e desde então tornaram se até padrão da indústria. O SL também adotava a capota rígida, que era feita de alumínio.
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O Mercedes-Benz SL (R 129) é um clássico moderno inteiramente apropriado para o uso diário.
No Motor Show de Genebra em 1989 a Mercedes-Benz apresentou o SL (R129)! foi um carro novo em todos os aspectos. Os primeiros modelos foram o 300 SL, 300 SL-24 e 500 SL. Internamente, a série foi designado como R129. Ao contrário do anterior, o modelo não foi produzido em Sindelfingen e sim em Bremen por razões de capacidade de produção. Imediatamente, a resposta foi muito positiva.
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A aerodinâmica bem trabalhada, incluindo a base e o fluxo de ar no compartimento do motor, resultando em mais economia de combustível, com um cx de 0,32 com a capota rígida e 0,40 em modo conversivel e de janelas fechadas.
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"Car Design Award"
Quase um ano após seu lançamento, o SL foi galardoado com o prémio internacional "Car Design Award". O júri considerou a seguinte razão para o prêmio: "O Mercedes-Benz SL 300-500 mostra todas as inovações em segurança e em soluções ergonômicas, em estrito e apego à cultura do design tradicional da marca (Mercedes Benz) que é irresistível. O novo SL apresenta os elementos mais valiosos do design da industrial atual, sem perder o encanto que se destinge a cada conversível. "
"Alta rigidez de torção"
O pré-requisito para o bom funcionamento dos conversíveis em todas as condições de operação e uso é a rigidez torcional, o R129 não deixa nada a desejar neste aspecto. Para reduzir as vibrações típicas de torção, foram colocados suportes na diagonal nas zonas mais críticas. Na frente do eixo dianteiro é acompanhado por dois suportes de uma maneira especial e devido a serem tomdas varias medidas novas de rigidez torcional em relação ao modelo anterior foi melhorado (comparativamente) em 30 por cento.
Uma parte integrante do conceito de segurança foi a implementação de barras de proteção automaticas em caso de capotamento, idealizado pela primeira vez em um carro do genero e que se destina a proteger os ocupantes. A fim de não prejudicar a liberdade e o prazer de condução, a solução encontrada foi um sistema flexível que fosse ativado somente quando necessário. Quando houver ameaça de capotamento, o controle de segurança do sensor do arco de proteção é acionado eletromagneticamente e ativado pela força de pré-molas comprimidas em menos de 0,3 segundo. Além da activação automática em caso de emergência, o motorista através de um interruptor pode optar por levantar e abaixar a barra ele proprio lentamente.
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Desde setembro de 1995, o Programa Electrónico de Estabilidade "ESP®" está disponível para o SL 500 como um opcional e um equipamento de serie para o SL 600. Desde dezembro de 1996, os modelos com motor de seis cilindros vinham equipados com o "ESP. Outra primazia em segurança mundial era instalada nessa mesma altura, o "BAS" ou Brake Assist, instalado em serie a partir em dezembro de 1996 para todos os modelos da série R129 e W140. No início de abril de 1998, o "ESP®" foi incluído no equipamento de serie do SL 500 e SL 60 AMG. Em agosto de 1999, também se tornou um item de serie nos dois modelos de seis cilindros, SL 280 e 320 SL.
"A chegada do Sucessor"
Teve a sua estreia mundial em julho de 2001, o Mercedes-Benz SL 500, o primeiro modelo da nova série SL, a série "R 230". No mesmo mês o ultimo de um total de 204.940 unidades do R129 saiu da linha de montagem na fábrica de Bremen. Em termos de volume global o SL fabricado pela primeira vez em Bremen não foi tão bem sucedido quanto seu antecessor "R 107" (237.287 unidades), mas se você comparar a media de produção anual, o "R 129", com cerca de 16.500 unidades ano, tem uma produção maior. O modelo de maior sucesso da série foi a variante de cinco litros, equipado com um motor V8 com quatro válvulas por cilindro (M 119), foram produzidos um total de 79.827 de 1988 a 1998. A variante mais rara é de longe o SL 280 com motor V6, que serviu como modelo de entrada para a série de 1997 e sairam da linha de montagem de apenas 1704.
Mais algumas fotos:
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O projeto foi um trabalho de Bruno Sacco. Ele vinha com linhas clara, retas e com uma forte presença que caracteriza o desenvolvimento dos veículos Mercedes-Benz em 1980 e a pensar na entrada dos anos 1990. No caso desta série SL é completado pelos atributos de um turismo desportivo - capô longo, de dois lugares e traseira compacta, tudo faz do SL um ícone de dinamismo e esportividade mas também de conforto e elegância. A perfeição de seu design foi desde o início uma referencia. Em 1990, o R 129 foi o vencedor do "Car Design Award".
O condutor de uma SL um dia fez uma declaração: "é como viajar em grande estilo com um terno elegante e feito sob medida, este carro é muito confortável e agradável de dirigir, até mesmo longas viagens são simples e consegue se desfrutar cada quilômetro de estrada".
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O alto nível de tecnologia e engenharia de segurança é evidente na R 129, por exemplo, a implementação automática da barra protetora que aparece em 0,3 segundos quando o carro corre o risco de virar. Ou o banco que oferece cerca de 20 soluções patenteadas, que absorve a energia de um impacto lateral, e inclui, entre outras coisas, o cinto de segurança de três pontos com tensor e regulagem de altura, em conjunto com o ajuste do encosto de cabeça. Os recursos de segurança, é claro, incluem tambem um novo design de chassis que foi submetido aos testes mais severos de choque e oferece aos ocupantes o mais alto nível de segurança.
Desde o início do "R129" SL vinha disponível com dois motores e seis cilindros e oito cilindros. Por uma questão de princípio, estavam equipados com conversores catalíticos (como equipamento padrão). Em 1992, o SL 600 com motor de doze cilindros, causou sensação - o SL tinha entrado em uma nova dimensão de poder. O modelo mais popular do SL nos 12 anos em que foi construído foi o 500 SL, um modelo de oito cilindros.
A possibilidade de dirigir um SL a ceu aberto era um atrativo de compra importante para muitas pessoas. Foi na série R129, que a Mercedes Benz pela primeira vez instalou em um carro de turismo desportivo uma capota de lona automática, que abre e fecha suavemente em apenas 30 segundos ao simples toque de um botão. As inovações no sistema de abertura foram muitas e desde então tornaram se até padrão da indústria. O SL também adotava a capota rígida, que era feita de alumínio.
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O Mercedes-Benz SL (R 129) é um clássico moderno inteiramente apropriado para o uso diário.
No Motor Show de Genebra em 1989 a Mercedes-Benz apresentou o SL (R129)! foi um carro novo em todos os aspectos. Os primeiros modelos foram o 300 SL, 300 SL-24 e 500 SL. Internamente, a série foi designado como R129. Ao contrário do anterior, o modelo não foi produzido em Sindelfingen e sim em Bremen por razões de capacidade de produção. Imediatamente, a resposta foi muito positiva.
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A aerodinâmica bem trabalhada, incluindo a base e o fluxo de ar no compartimento do motor, resultando em mais economia de combustível, com um cx de 0,32 com a capota rígida e 0,40 em modo conversivel e de janelas fechadas.
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"Car Design Award"
Quase um ano após seu lançamento, o SL foi galardoado com o prémio internacional "Car Design Award". O júri considerou a seguinte razão para o prêmio: "O Mercedes-Benz SL 300-500 mostra todas as inovações em segurança e em soluções ergonômicas, em estrito e apego à cultura do design tradicional da marca (Mercedes Benz) que é irresistível. O novo SL apresenta os elementos mais valiosos do design da industrial atual, sem perder o encanto que se destinge a cada conversível. "
"Alta rigidez de torção"
O pré-requisito para o bom funcionamento dos conversíveis em todas as condições de operação e uso é a rigidez torcional, o R129 não deixa nada a desejar neste aspecto. Para reduzir as vibrações típicas de torção, foram colocados suportes na diagonal nas zonas mais críticas. Na frente do eixo dianteiro é acompanhado por dois suportes de uma maneira especial e devido a serem tomdas varias medidas novas de rigidez torcional em relação ao modelo anterior foi melhorado (comparativamente) em 30 por cento.
Uma parte integrante do conceito de segurança foi a implementação de barras de proteção automaticas em caso de capotamento, idealizado pela primeira vez em um carro do genero e que se destina a proteger os ocupantes. A fim de não prejudicar a liberdade e o prazer de condução, a solução encontrada foi um sistema flexível que fosse ativado somente quando necessário. Quando houver ameaça de capotamento, o controle de segurança do sensor do arco de proteção é acionado eletromagneticamente e ativado pela força de pré-molas comprimidas em menos de 0,3 segundo. Além da activação automática em caso de emergência, o motorista através de um interruptor pode optar por levantar e abaixar a barra ele proprio lentamente.
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Desde setembro de 1995, o Programa Electrónico de Estabilidade "ESP®" está disponível para o SL 500 como um opcional e um equipamento de serie para o SL 600. Desde dezembro de 1996, os modelos com motor de seis cilindros vinham equipados com o "ESP. Outra primazia em segurança mundial era instalada nessa mesma altura, o "BAS" ou Brake Assist, instalado em serie a partir em dezembro de 1996 para todos os modelos da série R129 e W140. No início de abril de 1998, o "ESP®" foi incluído no equipamento de serie do SL 500 e SL 60 AMG. Em agosto de 1999, também se tornou um item de serie nos dois modelos de seis cilindros, SL 280 e 320 SL.
"A chegada do Sucessor"
Teve a sua estreia mundial em julho de 2001, o Mercedes-Benz SL 500, o primeiro modelo da nova série SL, a série "R 230". No mesmo mês o ultimo de um total de 204.940 unidades do R129 saiu da linha de montagem na fábrica de Bremen. Em termos de volume global o SL fabricado pela primeira vez em Bremen não foi tão bem sucedido quanto seu antecessor "R 107" (237.287 unidades), mas se você comparar a media de produção anual, o "R 129", com cerca de 16.500 unidades ano, tem uma produção maior. O modelo de maior sucesso da série foi a variante de cinco litros, equipado com um motor V8 com quatro válvulas por cilindro (M 119), foram produzidos um total de 79.827 de 1988 a 1998. A variante mais rara é de longe o SL 280 com motor V6, que serviu como modelo de entrada para a série de 1997 e sairam da linha de montagem de apenas 1704.
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António Júlio- Usuário Platina
- Número de mensagens : 2953
Data de inscrição : 19/04/2009
Interesses : muitos!
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Re: Mercedes SL (R129) a historia de um classico Moderno!
Valeu Júlio!!! Mais uma vez vc arrebentando com essas informações.
C-220- Desligado
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Interesses : Mercedes-Benz
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Re: Mercedes SL (R129) a historia de um classico Moderno!
Antônio Júlio e seus excelentes post's, mais uma vez de paraBENZ!!!
As R129 tem um charme e uma imponência toda peculiar dessa carroceria, outra bela criação do mestre Bruno Sacco, realmente um clássico moderno, digno das melhores coleções!
P.S.: Imaginem o que não deve ser essa SL 60 AMG, alguém sabe de algum exemplar desses no Brasil ?
As R129 tem um charme e uma imponência toda peculiar dessa carroceria, outra bela criação do mestre Bruno Sacco, realmente um clássico moderno, digno das melhores coleções!
P.S.: Imaginem o que não deve ser essa SL 60 AMG, alguém sabe de algum exemplar desses no Brasil ?
Sidsports- Usuário Platina
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Data de inscrição : 06/02/2009
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Re: Mercedes SL (R129) a historia de um classico Moderno!
Antonio Júlio, parabéns! Muito bem feito o seu post! Obrigado!
Convidad- Convidado
Re: Mercedes SL (R129) a historia de um classico Moderno!
Você para de botar água na minha boca... :scratch: :D :roll:
Karl Fass.- Usuário Platina
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Interesses : Mercedes antigas
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Re: Mercedes SL (R129) a historia de um classico Moderno!
Antonio,
Parabéns pelo excelente post! Como dizem por aqui "Taquicardia"
Um abraço,
Bernardo
Parabéns pelo excelente post! Como dizem por aqui "Taquicardia"
Um abraço,
Bernardo
Convidado 11- Moderador
- Número de mensagens : 11011
Data de inscrição : 27/09/2010
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Re: Mercedes SL (R129) a historia de um classico Moderno!
ParaBENZ pela excelente postagem ,Antonio Julio!!
Starfan- Usuário Platina
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Bremen- Usuário Platina
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Data de inscrição : 29/08/2008
Interesses : Mercedes Benz e veiculos militares
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Re: Mercedes SL (R129) a historia de um classico Moderno!
Como já comentei anteriormente, este post do AJ, acho que, foi motivado pela minha procura pela R 129 e motivador para que hoje eu faça parte do clube. Mais uma vez obrigado Antònio Júlio.
170190- Usuário Prata
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Convidado 11- Moderador
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Data de inscrição : 27/09/2010
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Re: Mercedes SL (R129) a historia de um classico Moderno!
Obrigado aos amigos! como sempre, é um prazer contribuir para o acervo do Portal e realmente fiz o topico para incentivar o companheiro Mario e parece que realmente ajudou.
Carto, tive o prazer de curtir por muuuuitas vezes uma 320 (cor vinho igual a da foto do lançamento a cima) que era do meu primo e que tambem é doente por Mercedes e em especial este modelo, mas digo te sinceramente não faz a minha cabeça, gosto de ver até conduzir mas pensar em adquirir, não! sou mais das W126, W140, W220, gosto de coisas assim como eu, Extra-GG kkkkk abraço.
Carto, tive o prazer de curtir por muuuuitas vezes uma 320 (cor vinho igual a da foto do lançamento a cima) que era do meu primo e que tambem é doente por Mercedes e em especial este modelo, mas digo te sinceramente não faz a minha cabeça, gosto de ver até conduzir mas pensar em adquirir, não! sou mais das W126, W140, W220, gosto de coisas assim como eu, Extra-GG kkkkk abraço.
António Júlio- Usuário Platina
- Número de mensagens : 2953
Data de inscrição : 19/04/2009
Interesses : muitos!
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Re: Mercedes SL (R129) a historia de um classico Moderno!
hahahhaa, então vamos fazer uma SEC conversível!!!! Igual uma que teve uma vez por aqui em fotos. rs
Convidado 11- Moderador
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Data de inscrição : 27/09/2010
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