DIY - Mudar Óleo do Motor E220Cdi (W211) « em: Ontem às 00:42:11 »
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DIY - Mudar Óleo do Motor E220Cdi (W211) « em: Ontem às 00:42:11 »
Hoje como mudei o óleo do meu W211 aproveitei para tirar umas fotos do processo para mostrar ao pessoal e caso alguma coisa esteja mal feita estou aberto a sugestões porque é para isso que aqui estamos, para ajudarmos uns aos outros
Então aqui vai :P
A máquina em questão é esta
O motor OM611
Comecemos por ver o nível do óleo antes de este ser mudado
Com a chave na posição 1 e no mostrador a indicar o termómetro
Carrega-se 3 vezes no botão de reset dos km
e há-de aparecer o voltímetro a indicar a carga da bateria
Nos comandos do volante clica-se na seta para a frente e há-de aparecer este texto todo, sendo que com a chave na 1ª posição não indica a quantidade de óleo existente no motor e para isso devemos rodar a chave para a 2ª posição (liga-se as luzes todas do painel), aparece primeiro a indicação do serviço de óleo e de seguida carregamos na seta dos comandos do volante mas desta vez na seta de baixo e aparece o mesmo texto, espera-se um bocado e o mostrador indica-nos a quantidade do óleo existente no cárter que no caso do meu era de 6.4l
Colocamos então o carro na fossa
Os óleos e filtros para fazer a substituição
Comecemos primeiro por desapertar todos os parafusos Torx com uma chave Torx nº 27 (penso que seja assim que se chamam estes parafusos ) que fixam a tampa do motor, depois tira-se a tampa do óleo e é só sacar então a tampa do motor para fora e fica-se logo com acesso ao motor
Filtro de Ar - a caixa do filtro é segurada por uns pernes em inox que podem ser tirados com uma chave fina para se tornar mais fácil, pois existem alguns que estão em mau acesso :(
Temos então a caixa aberta e como se pode ver existe muita sujidade no seu interior que tive de tirar para não se alojar no filtro novo
Tampa e caixa do filtro lavadas e filtro novo montado
Fecha-se a tampa, atenção aos pernes de inox pois estes facilmente saiem do lugar e perdem-se com facilidade, o pior deles todos é um que está naquela zona onde se encontra o tubo do respirador (já perdi um uma vez) :(
Forras do Motor - Com uma chave de roquete nº 8 desaperta-se todos os parafusos que agarram as forras e no caso do W211 têm de sair as duas porque só de trás é que dá acesso ao bujão do cárter
As ditas forras
O cárter
Filtro de Óleo - para quem não tem a chave própria como eu tem de desenrascar com estas chaves da treta que complicam o trabalho mas que com alguma paciência de consegue resolver o problema
O filtro de Óleo Velho
Antes de se retirar o óleo do cárter, tiro sempre a tampa do óleo e o filtro de óleo de modo a não criar vácuo no interior do motor para não ficar restos de óleo velho
Com uma chave de roquete nº 13 desaperta-se o bujão
Deita-se o óleo velho para um recepiente do qual transfiro depois para garrafões para um dia mandar para reciclar pois temos de poupar o ambiente e os óleos velhos são muito prejudiciais para o solo, águas e afins
O bujão do óleo ao ser retirado, limpo-o sempre, coloco uma anilha nova e na rosca do mesmo coloco massa de cobre de modo a lubrificar a rosca do cárter e isolar melhor e evitar que o bujão fique preso para que na próxima mudança de óleo saia logo de imediato sem muito esforço como costuma ser sempre quando faço este procedimento
Filtro Velho e Novo, juntamente com os rings novos, um para a tampa do filtro e os outros 2 para o veio onde se monta o filtro
Limpa-se primeiro o local onde se encontra o filtro de óleo para retirar restos de óleo velho e sujidades e monta-se então o filtro novo que tem de ser apertado com uma chave dinamométrica com um aperto de 25Nm como eu fiz e como indica no cimo da tampa do filtro do óleo
Coloco os primeiros litros de óleo, neste caso 0W-40 porque acho que seja mais indicado para o carro e condições que ele atravessa
Uso um recipiente próprio para colocar o óleo porque o motor do W211 é manhoso para colocar óleo com a lata porque não permite inclicar bem a lata e acaba sempre por desperdiçar óleo :(, sendo que este recipiente é mais prático e está graduado em litros e também existe sempre a alternativa de um funil
Já agora cuidado com o bocal onde se coloca o óleo, porque este com a sua construção não permite colocar óleo muito depressa pois senão entorna e aconselho a fazerem-no devagar para não haver desperdício e aproveitarem o óleo ao máximo
Após colocar uma certa quantidade de óleo no motor, ponho-o a trabalhar durante alguns tempos para atingir a temperatura normal de aquecimento e depois então desligo-o e aguardo uns minutos para o óleo descer todo até ao cárter e fazer de novo a leitura
Após alguns minutos de espera e em solo horizontal, faço o mesmo procedimento acima descrito e indica-me a quantidade de 5.4l
Acrescento o que falta que é 1L e fica certo
Depois é só montar de novo a tampa do motor e as respectivas forras do motor e o carro está pronto para mais 20.000km :slr:
Espero que este tópico ajude alguma coisa 8 :study:
Então aqui vai :P
A máquina em questão é esta
O motor OM611
Comecemos por ver o nível do óleo antes de este ser mudado
Com a chave na posição 1 e no mostrador a indicar o termómetro
Carrega-se 3 vezes no botão de reset dos km
e há-de aparecer o voltímetro a indicar a carga da bateria
Nos comandos do volante clica-se na seta para a frente e há-de aparecer este texto todo, sendo que com a chave na 1ª posição não indica a quantidade de óleo existente no motor e para isso devemos rodar a chave para a 2ª posição (liga-se as luzes todas do painel), aparece primeiro a indicação do serviço de óleo e de seguida carregamos na seta dos comandos do volante mas desta vez na seta de baixo e aparece o mesmo texto, espera-se um bocado e o mostrador indica-nos a quantidade do óleo existente no cárter que no caso do meu era de 6.4l
Colocamos então o carro na fossa
Os óleos e filtros para fazer a substituição
Comecemos primeiro por desapertar todos os parafusos Torx com uma chave Torx nº 27 (penso que seja assim que se chamam estes parafusos ) que fixam a tampa do motor, depois tira-se a tampa do óleo e é só sacar então a tampa do motor para fora e fica-se logo com acesso ao motor
Filtro de Ar - a caixa do filtro é segurada por uns pernes em inox que podem ser tirados com uma chave fina para se tornar mais fácil, pois existem alguns que estão em mau acesso :(
Temos então a caixa aberta e como se pode ver existe muita sujidade no seu interior que tive de tirar para não se alojar no filtro novo
Tampa e caixa do filtro lavadas e filtro novo montado
Fecha-se a tampa, atenção aos pernes de inox pois estes facilmente saiem do lugar e perdem-se com facilidade, o pior deles todos é um que está naquela zona onde se encontra o tubo do respirador (já perdi um uma vez) :(
Forras do Motor - Com uma chave de roquete nº 8 desaperta-se todos os parafusos que agarram as forras e no caso do W211 têm de sair as duas porque só de trás é que dá acesso ao bujão do cárter
As ditas forras
O cárter
Filtro de Óleo - para quem não tem a chave própria como eu tem de desenrascar com estas chaves da treta que complicam o trabalho mas que com alguma paciência de consegue resolver o problema
O filtro de Óleo Velho
Antes de se retirar o óleo do cárter, tiro sempre a tampa do óleo e o filtro de óleo de modo a não criar vácuo no interior do motor para não ficar restos de óleo velho
Com uma chave de roquete nº 13 desaperta-se o bujão
Deita-se o óleo velho para um recepiente do qual transfiro depois para garrafões para um dia mandar para reciclar pois temos de poupar o ambiente e os óleos velhos são muito prejudiciais para o solo, águas e afins
O bujão do óleo ao ser retirado, limpo-o sempre, coloco uma anilha nova e na rosca do mesmo coloco massa de cobre de modo a lubrificar a rosca do cárter e isolar melhor e evitar que o bujão fique preso para que na próxima mudança de óleo saia logo de imediato sem muito esforço como costuma ser sempre quando faço este procedimento
Filtro Velho e Novo, juntamente com os rings novos, um para a tampa do filtro e os outros 2 para o veio onde se monta o filtro
Limpa-se primeiro o local onde se encontra o filtro de óleo para retirar restos de óleo velho e sujidades e monta-se então o filtro novo que tem de ser apertado com uma chave dinamométrica com um aperto de 25Nm como eu fiz e como indica no cimo da tampa do filtro do óleo
Coloco os primeiros litros de óleo, neste caso 0W-40 porque acho que seja mais indicado para o carro e condições que ele atravessa
Uso um recipiente próprio para colocar o óleo porque o motor do W211 é manhoso para colocar óleo com a lata porque não permite inclicar bem a lata e acaba sempre por desperdiçar óleo :(, sendo que este recipiente é mais prático e está graduado em litros e também existe sempre a alternativa de um funil
Já agora cuidado com o bocal onde se coloca o óleo, porque este com a sua construção não permite colocar óleo muito depressa pois senão entorna e aconselho a fazerem-no devagar para não haver desperdício e aproveitarem o óleo ao máximo
Após colocar uma certa quantidade de óleo no motor, ponho-o a trabalhar durante alguns tempos para atingir a temperatura normal de aquecimento e depois então desligo-o e aguardo uns minutos para o óleo descer todo até ao cárter e fazer de novo a leitura
Após alguns minutos de espera e em solo horizontal, faço o mesmo procedimento acima descrito e indica-me a quantidade de 5.4l
Acrescento o que falta que é 1L e fica certo
Depois é só montar de novo a tampa do motor e as respectivas forras do motor e o carro está pronto para mais 20.000km :slr:
Espero que este tópico ajude alguma coisa 8 :study:
Diogo Lisboa- Usuário Prata
- Número de mensagens : 492
Data de inscrição : 24/09/2008
Interesses : Mercedes-Benz, Veículos Clássicos, Antiguidades, Mecânica, Electricidade, Carpintaria
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Re: DIY - Mudar Óleo do Motor E220Cdi (W211) « em: Ontem às 00:42:11 »
Muito bacana esse topico.
Agradeço o trabalho!
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Laurival- Cadastro desatualizado pendente regularização
- Número de mensagens : 4496
Data de inscrição : 21/10/2007
Interesses : Mercedes Benz
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Re: DIY - Mudar Óleo do Motor E220Cdi (W211) « em: Ontem às 00:42:11 »
Caro confrade Diogo Lisboa feliz contribuição ao Fórum, belissíma exposição de imagens e cuidado criterioso nas explicações. Quanta paciência e zêlo! Felicito-o. Saudações. Paz e bem. Antony :D
antony- Usuário Prata
- Número de mensagens : 386
Data de inscrição : 23/08/2010
Interesses : VEICULOS
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Re: DIY - Mudar Óleo do Motor E220Cdi (W211) « em: Ontem às 00:42:11 »
Caro confrade, parabéns pelo post e pelas fotos!
Desculpe a pergunta, mas você roda 20.000 km entre trocas?
Desculpe a pergunta, mas você roda 20.000 km entre trocas?
regwolf- Usuário Ouro
- Número de mensagens : 825
Data de inscrição : 22/08/2010
Interesses : informações
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Re: DIY - Mudar Óleo do Motor E220Cdi (W211) « em: Ontem às 00:42:11 »
No meu carro não aparece a quantidade do óleo. Ele só faz uma leitura e volta com a mensagem que o nível do óleo está OK.
Convidado 11- Moderador
- Número de mensagens : 11011
Data de inscrição : 27/09/2010
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Re: DIY - Mudar Óleo do Motor E220Cdi (W211) « em: Ontem às 00:42:11 »
Obrigado pelos comentários!
Pelo que o livro de revisões indicava ele mudava de óleo de 20.000 em 20.000km mas houve a infeliz ideia de mudar o óleo aos 30.000km :pale:
Felizmente não aconteceu nada ao motor
Em relação a esse CLK, não dá mesmo para ver a quantidade de óleo seguindo as instruções do meu? Penso que o sistema seja igual e se não for é muito parecido
Pelo que o livro de revisões indicava ele mudava de óleo de 20.000 em 20.000km mas houve a infeliz ideia de mudar o óleo aos 30.000km :pale:
Felizmente não aconteceu nada ao motor
Em relação a esse CLK, não dá mesmo para ver a quantidade de óleo seguindo as instruções do meu? Penso que o sistema seja igual e se não for é muito parecido
Diogo Lisboa- Usuário Prata
- Número de mensagens : 492
Data de inscrição : 24/09/2008
Interesses : Mercedes-Benz, Veículos Clássicos, Antiguidades, Mecânica, Electricidade, Carpintaria
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Re: DIY - Mudar Óleo do Motor E220Cdi (W211) « em: Ontem às 00:42:11 »
Olá Diogo, se assim o posso tratar.
Obrigado pelo tópico.
Está aqui uma bela explicação de como fazer a troca de lubrificante do motor. Só não percebi porque é que mudou de tipo de óleo - de 5w30 para 0w40! Diz que tem a ver com estado atual do motor... kilometragem, pensei eu!!!
Parabéns mais uma vez pelo excelente documento que colocou `sa disposição de todos.
Cumprimentos,
Luís Lopes
Obrigado pelo tópico.
Está aqui uma bela explicação de como fazer a troca de lubrificante do motor. Só não percebi porque é que mudou de tipo de óleo - de 5w30 para 0w40! Diz que tem a ver com estado atual do motor... kilometragem, pensei eu!!!
Parabéns mais uma vez pelo excelente documento que colocou `sa disposição de todos.
Cumprimentos,
Luís Lopes
luis.lopes- Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)
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Data de inscrição : 25/09/2011
Interesses : carros
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Re: DIY - Mudar Óleo do Motor E220Cdi (W211) « em: Ontem às 00:42:11 »
Boas, excelente trabalho, só uma questão, se puderes ajudar, como colocar a reposição de manutenção (como fazer o reset á revisão ) !?
kdiabllo- Usuário Iniciante
- Número de mensagens : 1
Data de inscrição : 25/11/2011
Interesses : Mercedes
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Re: DIY - Mudar Óleo do Motor E220Cdi (W211) « em: Ontem às 00:42:11 »
Ótimo tópico,bela postagem com fotos e explicações! :D
Bruno- Usuário Platina
- Número de mensagens : 3089
Data de inscrição : 13/04/2010
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