Óleo no plugue do cambio, sonda lâmbda e ECU do motor M271 e 111

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Mensagem por Fabricioa Sex 24 Set 2010 - 23:35



Há algum tempo ouço história de aparecimento de um misterioso óleo no conector da ECU do motor e sondas lâmbida, podendo até mesmo danificar os mesmos, causando perda de potência e/ou luzes de avarias acesas.


Dando uma olhada nos tópicos do forum americano achei um post interessante, que explica o fato e é reconhecido pela própria Mercedes de lá que repara os veículos sem custo (63.000 veículos lá).

Como não tenho muita noção de mecânica, desculpem erros de tradução ou de entendimento. (cam sensor por exemplo traduzi como sensor do comando, não sei o nome em português)

Tudo começa no sensor de posição do comado de válvulas, circulado de laranja na foto abaixo, no M271 são 2 e no 111 é só um. Parece que ele tem um defeito crônico que permite passagem do óleo do motor para o plugue desse solenóide e daí por capilaridade o óleo vai para sondas lâmbida, sensor MAF, ECU e sei lá mais onde.


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Então, se eu entendi da forma correta, basta dar uma olhadinha nos plugues do motor (sondas lâmbida, sensor do nível de óleo, posição do comando, MAF, ECU), caso exista óleo, mesmo em pequena quantidade deve-se trocar os sensores de posição do comando, no meu carro eles estão bem sujos de óleo (outra foto do site americano abaixo) e colocar um novo cabo intermediário (271 150 27 33) que, em caso de novo vazamento, evita que o óleo penetre no chicote do motor, em alguns casos todo esse chicote tem que ser trocado, em vários casos também as sondas lâmbida e o MAF. Por isso é importante fazer o reparo e não somente limpar o óleo dos conectores, a brincadeira pode sair cara.


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A lista de peças é a seguinte:

2x - 271 051 00 32 -Plugues
2x - 010 997 23 48 - Anéis de vedação
2x - 271-150-27-33 - Cabo intermendiário (gambiarra da Mercedes pro óleo não caminhar pelo chicote do motor)
2x - 271-051-01-77 - Sensor do comando




Link direto para o tópico no benzworld.org.

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Última edição por Epicco em Qui 7 Abr 2011 - 13:49, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : correção de ortografia no título.)
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Mensagem por PAULO BRITO Dom 26 Set 2010 - 16:54



Bôa dica, facil de checar preventivamente e evitar problemas mais graves.
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Mensagem por Maluhy Dom 26 Set 2010 - 17:27



E mais um erro idiota de engenharia,bastava a saida dos plugues dos sensores fossem na parte superior , o óleo escorre pela válvula magnética e vai " caminhando" pelo chicote,melando a encrenca toda.... Evil or Very Mad
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Mensagem por Convidad Seg 27 Set 2010 - 3:24



mas senhor maluhy,

engenharia de carros alemaes MB sempre foi a melhor e o senhor classifica como >>>

idiota de engenharia,

>>estou impressionado com sua opiniao, afinal um mecanico respeitado como o senhor poderia perder credibilidade depois de uma afirmacao dessa natureza

tenha um bom dia e sucesso
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Mensagem por Karl Fass. Seg 27 Set 2010 - 6:28



Mas eu concoro com o Maluhy. Quando vi a foto da peça e sua simetria, a primeira coisa que me veio à mente foi virar 120 graus.
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Mensagem por festina Seg 27 Set 2010 - 9:06



Na verdade, não é para vazar óleo por ali. Ocorre o vazamento, sim, mas teoricamente não era para vazar. Um problema leva a outro.
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Mensagem por Maluhy Seg 27 Set 2010 - 10:38



Senhor Dimi, não se esqueça que tem homens por trás do projeto,homens falham e muito, se eu for narrar a quantidade de cagadas que a engenharia consegue fazer o Sr irá concordar comigo,além do mais acho ingenuidade de sua parte achar que só porque é alemão,grego ou frances não se comete erros,talvez um alemão erre menos que um russo mas não é impossível,perfeito só Deus,meu amigo...... Shocked
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Mensagem por Bob Farias Seg 27 Set 2010 - 11:07



Tenho que concordar que apesar dos inúmeros avanços existem também alguns retrocessos que tenho visto por aqui.

- W203 sem indicação de fusíveis no manual ( coisa que qualquer carro tem )
- Tal parafuso para fazer alinhamento/cambagem das W203
- Falta da vareta de medição de óleo/fluído em alguns modelos
- Chicotes que se esfarelam

Dentre outros pecados inconcebíveis.

Roberto
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Mensagem por Maluhy Seg 27 Set 2010 - 11:08



E se a engenharia não consegue prever certos acontecimentos tb é um erro, ali está bem claro até para o idiota aqui perceber,ninguém é infalível e completando,não tenho medo de perder credibilidade emitindo opinião,opinião essa baseada em experiencia angariada em mais de 30 anos na profissão trabalhando em "n" marcas de automóvel e sempre estudando sobre o assunto , mas não se preocupe,tb sou falível..... Shocked
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Mensagem por Convidad Seg 27 Set 2010 - 11:09



perfeitamente mister maluhy, explicado e me desculpe a interpelacao.
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Mensagem por Maluhy Seg 27 Set 2010 - 11:12



Roberto,um fusca velho tem monitoramento de pressão de óleo, a maioria das Mercedes pós 94 suprimiram isso,isso é o que?Economia porca de produção?Cercear informação para o motorista?Facilitar a destruição do motor caso pare a lubrificação da máquina?Ou todas as respostas?Ou vão me dizer que "Mercedes é o supra sumo da engenharia alemã e não tem a menor possibilidade de haver falha de pressão de óleo" ......alguém aqui tb acredita em Papai Noel e Branca de Neve??????? Evil or Very Mad
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Mensagem por Maluhy Seg 27 Set 2010 - 11:21



Dimi,eu gosto qdo me interpelam, aí eu ligo a metralhadora giratória e bostejo direto,hahahahahahah..Twisted Evil
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Mensagem por gersonreis 1 Qua 6 Abr 2011 - 13:59



Bob Farias.
Meu c 180 -w 203 tem um esquema -papel plastificado- de fusiveis que fica dobrado dentro da caixa de fuses do lado esquerdo do motorista. Nivel de óleo cambio e motor e so tirar os plugs e colocar as varetas.
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Mensagem por ZIG MASTER Qua 6 Abr 2011 - 16:46



Aproveito para fazer um comentário, objetivando apenas um esclarecimento,

Em primeiro lugar, o mestre Maluhy, é um técnico altamente qualificado na mecanica de automóveis e especialmente em Mercedes Benz, e vem através de anos de convívio no nosso Forum, "doando graciosamente", seus conhecimentos, angariados através de muito trabalho e dedicação profissional, e portanto não corre nenhum risco de ficar desacreditado.

Em segundo lugar, eu pessoalmente, sou um conhecido mercedeiro com aproximadamente 30 anos de posse e janela com os "autos estrelados", o que me credencia afirmar que; não obstante seja a MB uma das melhores e afamadas marcas de automóveis, não está isenta de cometer alguns inexplicáveis erros, como os acima apontados, isto para não extender o assunto e citando mais uma série dêles.

No entanto na relação erros x acertos, a segunda hipótese é incomensurávelmente maior, a ponto até de neutralizar a primeira hipótese.

Tanto os comentários positivos e negativos são muito úteis, pois servem para aumentar nosso cabidal de conhecimento nesta matéria.
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Mensagem por Guest Qua 6 Abr 2011 - 17:26



Pessoal

Alguem pode alterar sonda lâmbida para sonda lambda por favor!!

Dedééééééééé, cade o Professor Pasquale Chabisquale para nos ajudar?
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Mensagem por Maluhy Qua 6 Abr 2011 - 22:39



Gerson, qual vareta vc vai colocar lá?A vareta ferramenta que eu tive que comprar por 130 dolares ,só a da verificação da cx?Me explique,por favor.... :idea:
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Mensagem por gersonreis 1 Qui 7 Abr 2011 - 9:04



Maluy.
Já tive que fabricar uma vareta para uma 190E - Sumiu em um posto (acho que usei uma de caminhao mercdes). Tem que conseguir uma vareta flexivel- nissan, merceds, dodge etc- como aquela do óleo da w-203 -2001, provavelmente maior e marcar o nível normal em um carro com a quantidade de óleo confiável no cambio. A vareta ferramenta pode servir de base para calibrar tambem. Agora não sei se vai afetar ou eliminar a medição pelo computador. No meu carro eu confio no computador - w-203 2001 auto - desde que não se note vazamento ou anomalias no dirigir para quem e acostumado não vejo problema em deixar o computador fazer o serviço de medição. A própria ferramente tambem serve para o rapaz que reclama da mercedes w-203 não ter a vareta. Acho que os 130 verdes não e tanto, caso ele consiga comprar, pois qualquer vareta boa e adaptável vai sair por uns 50/70 dolares equivalentes por aqui.
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Mensagem por Fabricioa Qui 7 Abr 2011 - 12:43



Tenho que concordar que sonda lambida no titulo nao ficou bom ...


(desculpa,mas os acentos sumiram).
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Mensagem por Maluhy Qui 7 Abr 2011 - 12:48



Certo, agora me diz como saber a pressão de óleo do seu carro,melhor, se der algum problema de pressão de óleo vc será avisado de alguma maneira,ou se o sensor abrir o bico,o que não é muito difícil,já que ele fica banhado em óleo quente...outra pergunta,todos os proprietários de MB são "jeitosos" ? What a Face

obs: Se eu lhe falar que o meu xsara fedorento 99 tinha vareta de óleo e sensor de nível no cárter?os Omegas que eu tive tb?Quem são automóveis de estirpe,xsara fedorento,omega velho ou 203 ? Evil or Very Mad
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Mensagem por gersonreis 1 Qui 7 Abr 2011 - 14:12



Maluhy.
Estou preocupado em arredondar meu c 180 - 2001- w 203 e nisto vc esta me ajudando la no senor etc. Quero este carro fazendo proximo do Corolla xei 1.8 auto que eu tinha, pois acho que motores são equivalentes. Fazia 12 km/l andando como esta c 180. Troco óleo de 5 em 5 mil semi sintetico e observo as caracteriscas e quantidade que sai. Não da para fazer isto com minha PAJERO HPE 3.8 tip-auto gasolina, que gasta óleo como o velho XR3. Se bobear acabao óleo antes dos 5/6 mil km.
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Mensagem por Maluhy Qui 7 Abr 2011 - 22:26



Por pior que vc dirigisse teria que fazer em torno de 8 na cidade e mais de 11 na estrada,vamos tentar matar isso..... Shocked
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Mensagem por ZIG MASTER Sex 8 Abr 2011 - 10:54



Interessante e inexplicável, a "involução" tecnológica entre uma W126 1982, e um W203 2005, no primeiro caso, temos o manometro de pressão de óleo do carter e as tradicionais varetas de medição de óleo de motor e de cambio, e no segundo caso ....................... :affraid:
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