Utilização da W203 em dyno mode
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Utilização da W203 em dyno mode
Confrades,
Como alguns de vocês já devem saber, a W203 tem uma função "secreta" em seu painel que permite que você tenha acesso, entre outras coisas, ao dyno mode, que desliga o ABS, o ESP e o EBD.
Para quem não conhece essa função, pode ver maiores detalhes no vídeo abaixo:
Agora, a minha dúvida: Posso utilizar o meu carro nesse modo sem prejuízo ao carro?
Antes que venham as piadinhas, deixe-me complementar a pergunta: Além de eventuais riscos de imperícia, ao andar com o carro nesse modo estou fazendo algo que pudesse trazer algum dano?
Aguardo seus comentários cheio de más intenções para Interlagos amanhã.
Como alguns de vocês já devem saber, a W203 tem uma função "secreta" em seu painel que permite que você tenha acesso, entre outras coisas, ao dyno mode, que desliga o ABS, o ESP e o EBD.
Para quem não conhece essa função, pode ver maiores detalhes no vídeo abaixo:
Agora, a minha dúvida: Posso utilizar o meu carro nesse modo sem prejuízo ao carro?
Antes que venham as piadinhas, deixe-me complementar a pergunta: Além de eventuais riscos de imperícia, ao andar com o carro nesse modo estou fazendo algo que pudesse trazer algum dano?
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Benatto- Usuário Ouro
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Re: Utilização da W203 em dyno mode
Benatto pelo que sei a falta desses modos de segurança alem dos eventuais riscos de imperícia como tu mesmo referiste não prejudica o carro em nada...mas tem outros desses supostos segredos no W203, tem um em especial que eu acho muito show e alguns confrades tambem já devem conhecer que é o "Tunnel mode"...é nada mais nada menos o fechamento de todos os vidros e teto solar ao entrar em um tunel por exemplo, basta deixar apertado o botão da reciclagem do ar e ai todos os vidros que estiverem abertos se fecham, depois de sair do tunel é só voltar a fazer o mesmo procedimento e eles voltam (os vidros) a posição que estavam...
António Júlio- Usuário Platina
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Re: Utilização da W203 em dyno mode
boa tarde, qual o botao no ar condicionado que é o de reciclagem de ar?
was- Usuário Iniciante
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Re: Utilização da W203 em dyno mode
Espero que te ajude, abraço.
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António Júlio- Usuário Platina
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Re: Utilização da W203 em dyno mode
Pessoal,
Quanto a utilização do Dyno mode, aconteceu uma coisa muito estranha lá em Interlagos esse final de semana. Parti para o treino (10 voltas) em Dyno mode. O carro funcionou super bem, sem ESP, sem ABS e sem EBD. Após os treinos voltamos para os boxes, desliguei o carro. Alguns minutos depois religuei e voltei para a pista també m em dyno mode. Tudo continuo normal. Dei mais 3 voltas e deram bandeira vermelha na prova, o que nos obrigou a voltar para o box. Fiquei parado uns 4 minutos, mas na adrenalida esqueci de por o cambio em N. Quando fui sair, apesar do cambio em D, o carro estava em neutro. Depois de empurrar a alavanca para frente e para trás umas 3 vezes o carro saiu, mas estava travado em 3a. Achei que o cambio poderia ter aquecido e dei 2 voltas somente em 3a. para ver se ele esfriava. Nada feito.
Ele continuou só em 3a. Aí eu tentei colocar em N e voltar para D no meio da reta... Só que o cambio decidiu ficar em N mesmo com o D engatado. Acabei ficando em Neutro e terminei a reta dos boxes, fiz o S do Senna e fui até o final da reta oposta em Neutro. Quando ia começar a subir para o laranjinha e o carro começou a parar, tentei no desespero mais uma vez colocar o cambio em N e voltar para D. O cambio voltou a funcionar so em 3a. Voltei para a pista e fui levando o carro até os boxes, já imaginando o prejuizo. Chegando lá, desliguei o carro, reativei o T/C, ABS e EBD (desliguei o Dyno mode) e ligei o carro novamente. O cambio voltou a funcionar como se nada tivesse acontecido. Voltei para a pista, dei mais três voltas, voltei para a casa. Dirigi o carro mais diversas vezes e nunca mais falhou.
Não sei se a "culpa" foi do dyno mode, mas até que se prove o contrário, eu não uso isso nunca mais!!!!
Quanto a utilização do Dyno mode, aconteceu uma coisa muito estranha lá em Interlagos esse final de semana. Parti para o treino (10 voltas) em Dyno mode. O carro funcionou super bem, sem ESP, sem ABS e sem EBD. Após os treinos voltamos para os boxes, desliguei o carro. Alguns minutos depois religuei e voltei para a pista també m em dyno mode. Tudo continuo normal. Dei mais 3 voltas e deram bandeira vermelha na prova, o que nos obrigou a voltar para o box. Fiquei parado uns 4 minutos, mas na adrenalida esqueci de por o cambio em N. Quando fui sair, apesar do cambio em D, o carro estava em neutro. Depois de empurrar a alavanca para frente e para trás umas 3 vezes o carro saiu, mas estava travado em 3a. Achei que o cambio poderia ter aquecido e dei 2 voltas somente em 3a. para ver se ele esfriava. Nada feito.
Ele continuou só em 3a. Aí eu tentei colocar em N e voltar para D no meio da reta... Só que o cambio decidiu ficar em N mesmo com o D engatado. Acabei ficando em Neutro e terminei a reta dos boxes, fiz o S do Senna e fui até o final da reta oposta em Neutro. Quando ia começar a subir para o laranjinha e o carro começou a parar, tentei no desespero mais uma vez colocar o cambio em N e voltar para D. O cambio voltou a funcionar so em 3a. Voltei para a pista e fui levando o carro até os boxes, já imaginando o prejuizo. Chegando lá, desliguei o carro, reativei o T/C, ABS e EBD (desliguei o Dyno mode) e ligei o carro novamente. O cambio voltou a funcionar como se nada tivesse acontecido. Voltei para a pista, dei mais três voltas, voltei para a casa. Dirigi o carro mais diversas vezes e nunca mais falhou.
Não sei se a "culpa" foi do dyno mode, mas até que se prove o contrário, eu não uso isso nunca mais!!!!
Benatto- Usuário Ouro
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Re: Utilização da W203 em dyno mode
Alem de desligar o ESP/ABS EBD qual outra característica deste modo?
Altera algo no motor? melhora desempenho? ou só desliga os componente?
Altera algo no motor? melhora desempenho? ou só desliga os componente?
nardinabreu- Usuário Bronze
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Re: Utilização da W203 em dyno mode
Ele só desliga os módulos de ABS, EBD e ESP. Deu a sensação do cambio ficar mais esperto, pois ele dosava menos a entrada de potencia, principalmente nas saídas de curva.
Benatto- Usuário Ouro
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Re: Utilização da W203 em dyno mode
Como esta o oleo dessa caixa? Esse problema q aconteceu não poderá ser por causa do óleo ser velho?! (caso seja, claro) abraço.
António Júlio- Usuário Platina
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Re: Utilização da W203 em dyno mode
Estou buscando as notas das revisões para validar se isso já foi trocado ou não. Em todo o caso, o carro tem 25M Kms.
Benatto- Usuário Ouro
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Re: Utilização da W203 em dyno mode
poucos km mas tem 8 anos o carro! por tempo o oleo não perde propriedades tambem? não sei te dizer os km e tempo recomendado pela Mercedes para a troca mas eu só fiz o comentario porque já passei por isso...fica o alerta, abraço.
António Júlio- Usuário Platina
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Re: Utilização da W203 em dyno mode
Benatto,
provavelmente não houve dano no câmbio. Acontece que nesses carros com muita eletrônica os diversos sistemas "conversam" entre si, trocando informações que acionam o ABS, EBD, ASR, ESP, etc. os quais comandam ações no motor e no câmbio para contornar situações adversas (derrapagens, inclinação excessiva, rodas patinando...)
Com o desligamento dos módulos, provavelmente o câmbio ficou "falando sozinho" e entrou num modo de segurança, pois não entendeu se os módulos estavam desligados ou em pane.
Por não ser uma função que consta no manual do proprietário, entende-se que esse modo dyno deva ser usado somente em testes de oficina e não com o carro rodando. Até porque o fato dos módulos estarem desligados não faz com que o carro comporte-se como se eles não existissem: há ainda outros que estão em funcionamento e que podem causar reações imprevisíveis, como você mesmo percebeu.
Abraço!
provavelmente não houve dano no câmbio. Acontece que nesses carros com muita eletrônica os diversos sistemas "conversam" entre si, trocando informações que acionam o ABS, EBD, ASR, ESP, etc. os quais comandam ações no motor e no câmbio para contornar situações adversas (derrapagens, inclinação excessiva, rodas patinando...)
Com o desligamento dos módulos, provavelmente o câmbio ficou "falando sozinho" e entrou num modo de segurança, pois não entendeu se os módulos estavam desligados ou em pane.
Por não ser uma função que consta no manual do proprietário, entende-se que esse modo dyno deva ser usado somente em testes de oficina e não com o carro rodando. Até porque o fato dos módulos estarem desligados não faz com que o carro comporte-se como se eles não existissem: há ainda outros que estão em funcionamento e que podem causar reações imprevisíveis, como você mesmo percebeu.
Abraço!
Convidad 1- Usuário Platina
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Re: Utilização da W203 em dyno mode
Concordo com o Ulysses! Desligue o controle no proprio painel. No caso da C43 que hoje é do Ulysses, ela desligava o sistema, até uma situação de panico realmente perigosa. Na pratica o resultado será muito perto do que voce sentiu, sem riscos para o carro.
Convidad- Convidado
Re: Utilização da W203 em dyno mode
João / Ulysses,
Obrigado pelos comentários. Eu estava com um certo preconceito de andar com o ESP ligado na pista pois achei que perderia a graça. Na verdade, depois de voltar para a pista nas últimas 3 voltas com o ESP ligado, percebi que a perda era mínima. No caso das C "normais", o ESP volta automaticamente super cedo. Nào existe a menor chance de por o carro de "lado", a não ser que você esteja utilizando o Dyno mode.
Em todo o caso, já estou providenciando o kit de filtro e vedação do câmbio para providenciar uma troca do óleo.
Um abraço!
Obrigado pelos comentários. Eu estava com um certo preconceito de andar com o ESP ligado na pista pois achei que perderia a graça. Na verdade, depois de voltar para a pista nas últimas 3 voltas com o ESP ligado, percebi que a perda era mínima. No caso das C "normais", o ESP volta automaticamente super cedo. Nào existe a menor chance de por o carro de "lado", a não ser que você esteja utilizando o Dyno mode.
Em todo o caso, já estou providenciando o kit de filtro e vedação do câmbio para providenciar uma troca do óleo.
Um abraço!
Benatto- Usuário Ouro
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Re: Utilização da W203 em dyno mode
Benatto,
O ESP prejudica o cara que anda de lado o tempo inteiro com derrapagens controladas, está mais para show do que para tempo. Para quem está no traçado, como voce estava vai ajudar e deixar voce mais confiante no carro.
O ESP prejudica o cara que anda de lado o tempo inteiro com derrapagens controladas, está mais para show do que para tempo. Para quem está no traçado, como voce estava vai ajudar e deixar voce mais confiante no carro.
Convidad- Convidado
Re: Utilização da W203 em dyno mode
João,
Foi exatamente o que eu percebi. A única perda mais nítida era em saídas de curva, como na saída do Pinheirinho ou da Junção, onde você acaba buscando aceleração um pouco antes e sempre destraciona um pouco.
Foi exatamente o que eu percebi. A única perda mais nítida era em saídas de curva, como na saída do Pinheirinho ou da Junção, onde você acaba buscando aceleração um pouco antes e sempre destraciona um pouco.
Benatto- Usuário Ouro
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