Alinhamento e cambagem

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Mensagem por Carvalho Ter 8 Jun 2010 - 0:02



Caros confrades, devido à precariedade de mão de obra especializada aqui no interiorrr de minas, venho mais uma vez solicitar-lhes ajuda.

Ao levar minha W 203 C240 ano 2001 para alinhar e fazer cambagem fui informado que tal manutenção é necessária, inclusive já está ocorrendo o desgaste irregular dos pneus, mas para minha surpresa as empresas aqui da cidade dizem que não é possivel fazer alinhamento e cambagem da minha Mercedes pois a suspensão não permite nenhuma regulagem Alinhamento e cambagem Kopfschuettel  Alinhamento e cambagem Kopfschuettel

Isto é verdade,  tem algum macete?

Conto com a ajuda de vcs para não perder meus pneus que ainda estão novinhos Alinhamento e cambagem Icon_sad
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Mensagem por C-220 Ter 8 Jun 2010 - 0:04



Estranho isso, muito estranho, mas vamos esperar a opinião do mestre.
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Mensagem por Maluhy Ter 8 Jun 2010 - 0:26



As 202 originalmente já não fazem cambagem, acredito que as 203 tb, para as 202 existe um kit da Febi que permite fazer a balança inferior " passear" na travessa,permitindo a cambagem,para a 203 ainda não sei se tem..... Alinhamento e cambagem Icon_eek
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Mensagem por C-220 Ter 8 Jun 2010 - 1:11



Maluhy, entendi sua explanação, mas referi ao alinhamento de direção.
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Mensagem por Maluhy Ter 15 Jun 2010 - 1:39



Bom,primeiro vamos entender o que significa alinhar a direção: é colocar as rodas em perfeita geometria em relação ao chassi/eixos,então nas rodas dianteiras temos os ângulos de cáster-camber - divergencia/convergencia e na traseira a cambagem/convergencia , se algum deles está errado,perde-se dirigibilidade e aumenta o desgaste dos pneus,alguns modelos tem todas as regulagens disponíveis e outros não..... Alinhamento e cambagem Icon_eek
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Mensagem por Convidado 9 Sex 10 Set 2010 - 2:44



Carvalho, Maluhy e C-220,

Um comentário: estou tentando fazer reparo similar na W203 C320 2001 aqui na minha cidade (zona da Mata). No interior de Minas estamos é a pé mesmo com mão de obra especializada, até arrepiam em algumas oficinas quando se fala de suspensão de Mercedes e os Stardiagnozis mais próximos estão a 170 km (BH)! Se continuar assim, o jeito vai ser levar pro Mestre Maluhy no Rio de Janeiro!

Uma pergunta ao Maluhy: talvez sirva também ao confrade Carvalho, teria como confirmar se a W203 tem alinhamento na traseira? Um "corajoso" daqui diz que troca os braços oscilantes de alumínio dianteiros, um tensor e alinha o carro, mas falou que num exame visual não viu pontos alinhamento na traseira.!?!?!
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Mensagem por RubenJensen Sex 10 Set 2010 - 10:42



Também tive problemas para alinhar o veículo, levei a tres oficinas e acho que a ultima acertou. O confrade Maluhy me passou os parametros e no site russo coloquei o numero do chassi do veículo, procurei pela suspensão traseira e dianteira e imprimi a vista explodida. No caso da ML320 na suspensão traseira tem um parafuso excentrico que ao girar altera a convergência e com isso se regula o alinhamento traseiro. É muito importante antes da regulagem, verificar e corrigir folgas no sistema de direção.
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Mensagem por Guilherme Lacerda Sex 10 Set 2010 - 10:51



O que seria esse "site russo"?? Posso consultar o que da minha MB?
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Mensagem por RubenJensen Sex 10 Set 2010 - 14:07



O site as vezes não funciona..... se funcionar, colocar o nº do chassi no campo VIN e consultar, vão aparecer as partes do veiculo, é só escolher que vai mostrar a vista explodida e o código das peças.

http://www.auto-parts.spb.ru/cat/cats/m.mycat?cat=mb&client=dr2000
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Mensagem por Carvalho Sex 10 Set 2010 - 17:58



Confesso que desisti de tentar por aqui, ultimamente meu carro está ficando mais parado, vou esperar uma oportunidade para levá-lo à Belo Horizonte, 400km daqui!

A cambagem infelizmente não tem jeito mesmo.
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Mensagem por Maluhy Sex 10 Set 2010 - 18:05



Carvalho,existe o kit de parafusos excentricos para a 203 tb, aí passa a fzer cáster e cambagem ,ok? :D
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Mensagem por Karl Fass. Sex 10 Set 2010 - 20:14



Se for o mesmo da W202, tenho um jogo novinho.
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Mensagem por Maluhy Sex 10 Set 2010 - 21:51



O da 202 o kit de parafusos excentricos é o 2023300118 e o da 203 0003300018 ...... Shocked
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Mensagem por Carvalho Sáb 11 Set 2010 - 19:25



Vou verificar, muito obrigado mais uma vez mestre Maluhy!
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Mensagem por Convidado 9 Seg 13 Set 2010 - 16:41



Tem que trocar esses parafusos excêntricos para fazer cambagem ou ela é feita através deles? Onde ficam na suspensão traseira?
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Mensagem por Convidado 9 Dom 19 Set 2010 - 15:54



Rubenjensen, grato pela sua prestimosa ajuda a outros MB similares neste tópico de W203.

Acessei os dados da minha C320 no site do EPC russo e tirei as dúvidas que ainda tinha do alinhamento/cambagem e localizei também os parâmetros de alinhamento dianteiro e traseiro usados em 2003 numa revisão feita na fábrica pela MBB em SP que facilitará.

Abraços,
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Mensagem por rfaleiros Ter 17 Jan 2012 - 15:11



Engraçado que neste momento minha w202 esta fazendo a cambagem, sendo que fui informado através deste tópico que elas não mais necessitam. Tem algum confrade on line que poderia me dizer o que faço?
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Mensagem por Maluhy Ter 17 Jan 2012 - 18:57



Mas que cambagem está fazendo e de que jeito?teoricamente isso não tem ajuste,estão inventando? Shocked
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Mensagem por alanfuzinato Dom 26 Fev 2012 - 3:53



Maluhy, boa noite. Me ajude. Comprei o kit de parafusos da bandeja de um amigo aqui do portal. Segundo consta é para possibilitar o ajuste do camber ou caster (não sei). Ontem os parafusos chegaram e eu fui para as oficinas de alinhamento para instala-los, mas nenhum dos alinhadores sabem como aqueles parafusos funcionam. Na verdade, olhando para os parafusos, não dá pra entender como eles funcionam. Diante disso, acabei nem colocando porque cheguei a pensar que não são os parafusos certos para esta finalidade. Pode me dizer como aquilo funciona, para que serve aquela fresa no parafuso? Abraço.
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Mensagem por macmoc Ter 31 Out 2017 - 1:16



Alanfuzinato, creio que as fresas são para encaixar nas nervuras que há na bucha do braço da suspensão. Cada bucha tem duas saliências conforme dá prá ver na foto. O parafuso original vai entre estas duas saliências, e o parafuso do kit vem com a fresa para encaixar na nervura ou saliência, deslocando assim o braço mais para um lado ou para o outro.
Neste link tem mais detalhes sobre o uso: https://mbworld.org/forums/c-class-w203/117905-installing-front-camber-castor-bolts-thrust-arm-bushings-possible-diy-7.html

OBS: Não sou mecânico. Nem nunca utilizei este parafuso do kit mencionado. Estou só dando um pitaco  king
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Mensagem por Convidado 5 Qui 28 Jun 2018 - 1:37



Caro confrades, exatamente, as canaletas nos parafusos são encaixado em uma ou em outra saliência para deixar positivo ou negativa a cambagem, a cambagem é feita nos braços pretos de ferro e o caster da mesma forma nos braços em alumínio.Sobretudo a forma certa e técnica de efetuar o alinhamento tem que usar o star diagnósis para deixar o volante travado em zero grau no sensor de ângulo de viragem pelo módulo ESP depois usar um equipamento que só a fábrica algumas concessionária e minha ex. oficina tinhamos que é o inclinômetro. Ele era usado para medir a inclinação dos quatro pontos do carro, pois se as medidas estivessem dentro dos parâmetros ai era transmitida ao computador de alinhamento e com isto o programa calculava os valores de ajustes do próprio carro isolado não de forma genérica, o que não acontecem na maioria dos lugares. por isso que muitos carros gastam pneus irregularmente, pastilhas de freio, entre outras.porque não seguem este procedimentos ou nem tem estes outros equipamentos para somarem.
e principalmente para reparametrizar suspensões ativa e semi -ativas que é o caso da ABC e AIR MATIC I  II, que tem que programarem a altura com o star-diagnósis em conjunto do inclinômetro caso contrário nunca ficará certo.
como eu disse anteriormente porque gasta pastilha? 
porque se for alinhado sem estes procedimentos independentemente do visual do volante em relação ao centro, mas principalmente monitorando o módulo ESP no sensor de ângulo de viragem, se ele estiver com alguns graus fora do zero, quando você for fazer uma curva leve esta diferênça pode fazer com que o módulo corrija precocemente nas curvas fazendo causar um desgaste prematuro nas pastilhas até um desconforto na dirigibilidade, deixando o mecânico que não conhece louco ou condenando coisas por imperícia.
Efetuei esta matéria detalhadamente para a Mercedes-Benz em mais ou menos no ano de 2000 na revista O MECÂNICO ano XVII nº136.
Qualquer dúvida entre em contato.
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