Minha 280s não pega
Portal Mercedes-Benz Brasil :: Dicas de Manutenção - Área técnica :: Ajuda técnica em geral, dicas de manutenção, compras exterior, restauração e customização/tunning :: Ajuda técnica
Página 2 de 4 • Compartilhe
Página 2 de 4 • 1, 2, 3, 4
Re: Minha 280s não pega
Sim, zig, com condensador, platinado & cia não é ignição eletrônica.
Eu achava que em 77 já tinha controle eletrônico da ignição na MB...
Sds
Eu achava que em 77 já tinha controle eletrônico da ignição na MB...
Sds
lfrobadey- Usuário Bronze
- Número de mensagens : 228
Interesses : Automóveis
Advertências :
Já verificou se não há umidade na tampa do distribuidor?
Isso já aconteceu comigo.
Sequei com um pano limpo, instalei de volta e ficou OK.
Se for, tem que achar a fonte desta umidade.
Espero ter ajudado.
Isso já aconteceu comigo.
Sequei com um pano limpo, instalei de volta e ficou OK.
Se for, tem que achar a fonte desta umidade.
Espero ter ajudado.
CINTRA RJ- Usuário Bronze
- Número de mensagens : 68
Interesses : Informações / Curiosidades
Advertências :
negativo... os D-jetonic tem módulo de ignição e tem platinado sim... e muitos tem condensador, embora , inicialmente, o módulo devesse exclui-lo. As carburadas tembém podem ter esse sistema. Já vi diagramas com e sem condensadores...
Karl Fass.- Usuário Platina
- Número de mensagens : 8431
Interesses : Mercedes antigas
Estado :
Advertências :
lfrobadey- Usuário Bronze
- Número de mensagens : 228
Interesses : Automóveis
Advertências :
Jorge A- Usuário Platina
- Número de mensagens : 1289
Interesses : carros MB
Advertências :
Rique, esqueça que é uma Mercedes e imagine que é um fusca,hahahaha, tem que ter centelha no cabo da bobina, se tem, temos que saber se essa centelha entra no distribuidor e sai, então pegue uma vela velha , escolha qq cabo de vela e encaixe e apoie a vela no motor e pessça (Alan,pra oc,hahaha) para alguém dar partida, tem centelha ali ,esquece, tá tudo em cima na parte de fogo, tire a panela do filtro de ar, veja se a borboleta do afogador não travou fechada , se estiver ok jogue um pouquinho de gasosa na goela do bicho e vire sem acelerar, se queimar o que vc jogou e apagar é falta de gasolina em algum lugar......
Maluhy- Consultor Técnico
- Número de mensagens : 10535
Interesses : Antigomobilismo
Estado :
Advertências :
Tio Alan
Sim, chequei e está vindo faísca nos cabos de vela.
Uma coisa que observei foi que o platinado não se movimenta, só gira o cilindro(acho que esse é o nome) aonde o rotor é encaixado!
Irei comprar amanhã o condensador e verificarei as velas e o carburador!
Cintra RJ
Verificarei a tampa do distribuidor, mas pela rápida examinada que fiz ela não apresentava sinais de umidade!
Jorge A
Só se o antigo dono mandou lavar o motor do carro antes de eu comprar. Se afirmativo, pode ter prejudicado algo? Tenho esta MB há um ano!
Mestre Maluhy
Pode deixar que considero a 116 um fusca...hehe....Irei rever os cabos de vela e os de ignição!!!O teste da gasolina no carburador eu já fiz, mas farei novamente depois de verificar as borboletas do carburador!
Sim, chequei e está vindo faísca nos cabos de vela.
Uma coisa que observei foi que o platinado não se movimenta, só gira o cilindro(acho que esse é o nome) aonde o rotor é encaixado!
Irei comprar amanhã o condensador e verificarei as velas e o carburador!
Cintra RJ
Verificarei a tampa do distribuidor, mas pela rápida examinada que fiz ela não apresentava sinais de umidade!
Jorge A
Só se o antigo dono mandou lavar o motor do carro antes de eu comprar. Se afirmativo, pode ter prejudicado algo? Tenho esta MB há um ano!
Mestre Maluhy
Pode deixar que considero a 116 um fusca...hehe....Irei rever os cabos de vela e os de ignição!!!O teste da gasolina no carburador eu já fiz, mas farei novamente depois de verificar as borboletas do carburador!
Rique_sp- Usuário Ouro
- Número de mensagens : 845
Interesses : MB´s
Estado :
Advertências :
"Uma coisa que observei foi que o
O platinado não se movimenta??????? TEM QUE MOVIMENTAR
O que faz a faisca nesse tipo de ignição é exatamente o movimento do platinado.Com o movimento desse eixo, os excêntricos (ele tem formato meio exagonal) são responsáveis pelo processo de abertura e fechamento. Se está girando e o platinado não abre, a montagem/ ajuste está errada. Aí não vai pegar nunca...
De uma conferida nisso, o platinado tem encaixes guias na base do distribuidor e após encaixado é que se calibra a abertura, fazendo-se o aperto final.
, só gira o cilindro(acho que esse é o nome) aonde o rotor é encaixado!"platinado não se movimenta
O platinado não se movimenta??????? TEM QUE MOVIMENTAR
O que faz a faisca nesse tipo de ignição é exatamente o movimento do platinado.Com o movimento desse eixo, os excêntricos (ele tem formato meio exagonal) são responsáveis pelo processo de abertura e fechamento. Se está girando e o platinado não abre, a montagem/ ajuste está errada. Aí não vai pegar nunca...
De uma conferida nisso, o platinado tem encaixes guias na base do distribuidor e após encaixado é que se calibra a abertura, fazendo-se o aperto final.
Estado :
Advertências :
Maluhy,
tá tirando uma da minha cara? hehehehe, eu conheço o truque da vela velha, mas o coitado do confrade nem tinha o conhecimento que o platinado não abre, vamos em doses homeopáticas. Agora a dica pra o platinado ser regulado sem lamina e o ponto sem pistola? Melhor chamar um "mecânico".
tá tirando uma da minha cara? hehehehe, eu conheço o truque da vela velha, mas o coitado do confrade nem tinha o conhecimento que o platinado não abre, vamos em doses homeopáticas. Agora a dica pra o platinado ser regulado sem lamina e o ponto sem pistola? Melhor chamar um "mecânico".
Alan- Usuário Platina
- Número de mensagens : 2336
Interesses : mecanica e antigomobilismo
Estado :
Advertências :
largura de 0.4 é quase igual a própria largura da lâmina do platinado... Se tiver olho bom... o meu não serve, nem de óculos...mas depois tem o ponto...
Estado :
Advertências :
então vamos lá, metodo para quase leigos:
uma lamina de serra de ferro dá o kilo certo pra medir a abertura do platinado. Soltar o distribuidor, (marcando com um pincel atômico a posição original dele). Com o distribuidor solto e sem tampa, dá pra posicionar o came na posição mais alta para regular a abertura. Feito isto e fixado o platinado, voltar o distribuidor para a posição marcada e fixar o mesmo . tentar ligar o motor, caso não pegue, girar um pouco no sentido horario, caso não resolva, girar o mesmo tanto da marcação para o sentido anti-horario. Quando funcionar, levar para um auto eletrico colocar no ponto certo, acho que era 8 graus sem avanço a vacuo ligado, o Maluhy confirma.
uma lamina de serra de ferro dá o kilo certo pra medir a abertura do platinado. Soltar o distribuidor, (marcando com um pincel atômico a posição original dele). Com o distribuidor solto e sem tampa, dá pra posicionar o came na posição mais alta para regular a abertura. Feito isto e fixado o platinado, voltar o distribuidor para a posição marcada e fixar o mesmo . tentar ligar o motor, caso não pegue, girar um pouco no sentido horario, caso não resolva, girar o mesmo tanto da marcação para o sentido anti-horario. Quando funcionar, levar para um auto eletrico colocar no ponto certo, acho que era 8 graus sem avanço a vacuo ligado, o Maluhy confirma.
Alan- Usuário Platina
Estado :
Advertências :
Rique larga de perder tempo, chama um mecanico perto de sua casa e bota a barca pra rodar.
Esta MB pelo jeito não tem mistério, é bem simples.
Esta MB pelo jeito não tem mistério, é bem simples.
Norton Gontijo- Usuário Platina
- Número de mensagens : 2420
Interesses : MB's and Subaru's
Estado :
Advertências :
Herr Alan, Ok... Assim fica fácil né???
e ainda, de preferência, raspe a tinta da serra, fica mais próximo ainda... Não riam... é fato...
e ainda, de preferência, raspe a tinta da serra, fica mais próximo ainda... Não riam... é fato...
Estado :
Advertências :
Uma vez fui funcionar um 147 com um amigo meu, e apanhamos até não poder mais, foi ate descobrir que o pino que segura a engrenagem do distribuidor tinha quebrado, ou seja a engrenagem girava mas o distribuidor não.
Norton Gontijo- Usuário Platina
- Número de mensagens : 2420
Interesses : MB's and Subaru's
Estado :
Advertências :
Fass,
as vezes descrevo muito obviamente "para mim" as etapas, claro que tem que raspar a tinta, caso contrario fica na superfície do platinado, aí que não pega mesmo, hehehe
as vezes descrevo muito obviamente "para mim" as etapas, claro que tem que raspar a tinta, caso contrario fica na superfície do platinado, aí que não pega mesmo, hehehe
Alan- Usuário Platina
Estado :
Advertências :
A minha MB, que possui sistema de Injeção D Jetronic possui platinado
e condensador.
Notei que o platinado dela é igual ao do Opala. Agora o condensador ainda
não descobri, pois ele é pequeno e dos demais carros é maior e vem sem aquele
fio comprido verde.
Numa emergencia, como já aconteceu comigo com o Landau, até a caixinha
do platinado da para regular +/- o ressalto.
E para deixar o ressalto no momento aberto, para não ter que mexer no ponto
do distribuidor e correr o risco de deixar fora, engate a ultima marcha
e de uma empurradinha até ele ficar na abertura certa.
O platinado dela pode ser o mesmo do Opala ou estou enganado?
O meu tirei só para conferir e recoloquei pois suas superficies estavam
planas e branquinhas e tb aprovei para lubrificar o rotor e limpar todos
os contatos do distribuidor.
e condensador.
Notei que o platinado dela é igual ao do Opala. Agora o condensador ainda
não descobri, pois ele é pequeno e dos demais carros é maior e vem sem aquele
fio comprido verde.
Numa emergencia, como já aconteceu comigo com o Landau, até a caixinha
do platinado da para regular +/- o ressalto.
E para deixar o ressalto no momento aberto, para não ter que mexer no ponto
do distribuidor e correr o risco de deixar fora, engate a ultima marcha
e de uma empurradinha até ele ficar na abertura certa.
O platinado dela pode ser o mesmo do Opala ou estou enganado?
O meu tirei só para conferir e recoloquei pois suas superficies estavam
planas e branquinhas e tb aprovei para lubrificar o rotor e limpar todos
os contatos do distribuidor.
Perissoto- Usuário Prata
- Número de mensagens : 403
Interesses : Mercedes Benz Antigas
Estado :
Advertências :
Prezado Perissoto
O platinado da minha 116 (carburada) é o Bosch 044 - o mesmo do Fusca 75.
Troquei faz pouco e não chegou à custar R$ 15,00. Troquei também o condensador mas não me lembro direito a especificação dele. Quando voltar à Porto Alegre (agora estou curtindo um frio na serra) dou uma olhada na nota e posto aqui.
Abraços
Edison
O platinado da minha 116 (carburada) é o Bosch 044 - o mesmo do Fusca 75.
Troquei faz pouco e não chegou à custar R$ 15,00. Troquei também o condensador mas não me lembro direito a especificação dele. Quando voltar à Porto Alegre (agora estou curtindo um frio na serra) dou uma olhada na nota e posto aqui.
Abraços
Edison
evgs- Usuário Bronze
- Número de mensagens : 147
Interesses : Mercedes W116
Advertências :
Se não achar um condensador que caiba ali dentro coloque um de qq carro junto ao terminal da bobina, dá no mesmo...lamina de serra tem pelo menos 0,60mm, a maioria 0,70mm, para vela serve,para platinado não,o dwell de 6 cilindros é em torno de 45 graus, dá uma abertura de mais ou menos 0,35mm, um jg de calibres custa 15 merréis em qq lojinha, é só colocar o ressalto do eixo de cames na posição máxima em relação ao batente do platinado e regular a abertura, se tivermos um pouco mais de intimidade colocar a marca da polia de 8 graus antes do pms em relação ao pino referencia, ligar a ignição e com o distribuidor solto girá-lo no sentido horário até o platinado fechar e depois no sentido horário até ele centelhar(inicio de abertura) e voi lá,ponto estático feito.....se o distribuidor for Bosch moderno,o platinado é realmente o 044 como o xará afirmou,sintoma de condensador ruim é platinado trocando material mais para um contato do que o outro e qdo ele está detonado mesmo o carro pega mas dá tiro na descarga igual bandido,heheheheh....
Estado :
Advertências :
Condensadores tem valores próximos para todos os carros, varia de tamanho em função do fabricante.. Pode-se considerar que é um genérico...
Estado :
Advertências :
Maluhy,
Certíssima a sua indicação de valores corretos de calibragem
de abertura de platinado e ponto de ignição. A minha intenção era a de fazer
com que o motor pegasse e o Rique levasse o carro para quem tem as ferramentas
e conhecimentos para regular o motor adequadamente. Me parece que o Rique não tem
“jeito técnico” para fazer ele mesmo o serviço. Eu acredito que mesmo se ele vá
comprar um jogo de calibre de laminas, vai faltar mais alguma coisa. A próxima dificuldade
seria empurrar o carro com a 4. marcha engatada para colocar o virabrequim com
a marca da polia em 8 graus, não é pra qualquer um, ainda mais não tirando
todas as velas pra tirar a compressão do motor.
Pode parecer Fuska, mas não é não, hehehe
Certíssima a sua indicação de valores corretos de calibragem
de abertura de platinado e ponto de ignição. A minha intenção era a de fazer
com que o motor pegasse e o Rique levasse o carro para quem tem as ferramentas
e conhecimentos para regular o motor adequadamente. Me parece que o Rique não tem
“jeito técnico” para fazer ele mesmo o serviço. Eu acredito que mesmo se ele vá
comprar um jogo de calibre de laminas, vai faltar mais alguma coisa. A próxima dificuldade
seria empurrar o carro com a 4. marcha engatada para colocar o virabrequim com
a marca da polia em 8 graus, não é pra qualquer um, ainda mais não tirando
todas as velas pra tirar a compressão do motor.
Pode parecer Fuska, mas não é não, hehehe
Alan- Usuário Platina
Estado :
Advertências :
Estado :
Advertências :
Pessoal,
Atualizando as informações deste tópico!
Ontem (domingo) mexi no carro na parte da tarde com um mecânico e constatamos o seguinte!
Trocado o platinado e o condensador, fomos checar o distribuidor e vimos que ele estava travado (sem girar), sendo impossível colocá-la no ponto novamente!
Foi necessário desmontar o radiador(água e óleo), hélice para tirarmos o distribuidor e mesmo assim ele não saia, mas depois de um bom tempo ele saiu e constatamos que havia uma borracha que estava emperrada!
Após o devido "reparo" nesta borracha do distribuidor(aplicação de wd), remontamos o carro (radiador, hélice, distribuidor, platinado, condensador).
Pudemos constatar que o condensador ainda ela original, juntamente com o platinado!
Mais tarde irei retrocar todas as velas, (re)checar os cabos e a bobina para recolocá-la no ponto novamente!
Atualizando as informações deste tópico!
Ontem (domingo) mexi no carro na parte da tarde com um mecânico e constatamos o seguinte!
Trocado o platinado e o condensador, fomos checar o distribuidor e vimos que ele estava travado (sem girar), sendo impossível colocá-la no ponto novamente!
Foi necessário desmontar o radiador(água e óleo), hélice para tirarmos o distribuidor e mesmo assim ele não saia, mas depois de um bom tempo ele saiu e constatamos que havia uma borracha que estava emperrada!
Após o devido "reparo" nesta borracha do distribuidor(aplicação de wd), remontamos o carro (radiador, hélice, distribuidor, platinado, condensador).
Pudemos constatar que o condensador ainda ela original, juntamente com o platinado!
Mais tarde irei retrocar todas as velas, (re)checar os cabos e a bobina para recolocá-la no ponto novamente!
Rique_sp- Usuário Ouro
Estado :
Advertências :
Tem distribuidor desse que só sai no " sofrimento" , ele prende exatamente naquele oring.....
Estado :
Advertências :
Rique_sp- Usuário Ouro
Estado :
Advertências :
Somente re-interando, o meu platinado também e o do
FUSCA 75. Comprei o do Opala e me pareceu igualzinho.
Quando tirei ele, estava branquinho como bumbum
de bebe, por isso não troquei. E antes de tira-lo medi
sua abertura com o caligre e estava exatamente 45.
FUSCA 75. Comprei o do Opala e me pareceu igualzinho.
Quando tirei ele, estava branquinho como bumbum
de bebe, por isso não troquei. E antes de tira-lo medi
sua abertura com o caligre e estava exatamente 45.
Perissoto- Usuário Prata
- Número de mensagens : 403
Interesses : Mercedes Benz Antigas
Estado :
Advertências :
Página 2 de 4 • 1, 2, 3, 4