Ruido no cabeçote a 1500 RPM

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Mensagem por TP. Qua 30 Ago 2017 - 12:15






Boa noite confrades , estou com um problema que não consigo resolver , quando coloco uma rotação no carro por volta de 1000 a 1500 rpm , ouço um ruído na região do cabeçote tipo um errrr  bem breve , parece barulho de corrente batendo , fui no mecânico e ele me disse que poderia ser o tensionador da corrente , acabei comprando um novo original e não resolveu ,como o barulho era bem perto das polias , acabei indo na concessionária e comprei as duas polias para serem trocadas e resolver esse barulho , agora estou assim o barulho diminui muito , mais ainda existe , o que sera que está acontecendo ?

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Mensagem por TP. Qua 30 Ago 2017 - 12:19



Só pra deixar meu comentário com mais detalhes esse barulho começou depois que troquei o óleo , coloquei óleo motul 5 w 40 comprei de um distribuidor ,  com filtro original comprado na concessionária , achando que poderia ser o óleo , troquei o óleo comprei dessa vez na concessionária o óleo e o filtro novamente , a haste do suporte do meu filtro não está quebrada , eu mesmo coloquei os vedadores e eu mesmo encaixei com muito cuidado
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Mensagem por accateb Qui 31 Ago 2017 - 12:17



TP, tudo bom?

Pede para levantarem seu carro e verificarem se tem algum vazamento de óleo por baixo. Principalmente na base do filtro com o bloco do motor. Como você percebeu o barulho após a troca do óleo pode ser relacionado a lubrificação em baixas rotações.

Abs!
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Mensagem por Luiz Cezar Dambros Qui 31 Ago 2017 - 20:38



TP, boa noite!

As engrenagens foram trocadas na ccs e ninguém ouviu este barulho no cabeçote? A correia também foi trocada além do tensor?
Curioso que para a troca das engrenagens é necessario abrir a tampa de valvulas que da acesso aos eixos de comando, ninguém fecha a tampa sem dar uma olhada em tudo, nem que seja por curiosidade kkk.

Existe uma ferramenta, provavelmente a ccs possua, que vai no lugar da tampa/porta filtro de oleo para verificar a pressao do oleo. Se a duvida é referente a algum problema com a lubrificaçao, creio que possa ajudar.

Tem algum video deste barulho? (sonoplastia é tudo na mecânica kkk)

Abs.
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Mensagem por TP. Qui 31 Ago 2017 - 21:18



Boa noite Accateb,  obrigado por tentar me ajudar , eu vou dar uma olhada nisso que vc me falou , eu tinha visto óleo por essa região que vc está falando , mas pensei que tinha escorrido pelo fato da troca do filtro , cheguei até tirar o protetor do Carter para limpar , vou dar mais uma boa olhada por lá
TP.
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Mensagem por TP. Qui 31 Ago 2017 - 21:41



Boa noite Luiz César obrigado por tentar me ajudar , como eu  disse,  comprei todas peças na concessionária , esticador , e as duas polias , uma de admissão e a outra de escape , não foi trocado a corrente e nem as calhas , meu carro está  com 47 mil km , achamos que o problema poderiam ser essas peças , as peças foram trocadas em uma oficina de confiança minha , a oficina possui a ferramenta para troca das polias ,nem olhamos para os comandos pelo fato de acreditar que a substituição dessas peças iriam resolver , já que a mercedes CGI possui esse problema das polias de comando , jamais eu iria imaginar que uma mercedes com baixa km como a minha , com trocas de óleo carimbadas no manual pela concessionária  iria ter pro problemas com tucho ou qualquer outra coisa , mas dei uma boa olhada no cabeçote estava limpinho , parecia novo , por isso na hora nem levantei a hipótese de ter alguma coisa .
TP.
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Mensagem por TP. Qui 31 Ago 2017 - 21:53



Na frente dos comandos tem dois sensores  eu queria saber se eles emitem pulsos para selenoide liberar  óleo para o as polias variáveis ou só  monitoram ?  Eu não queria comprar mais uma peça pra ver se o barulho para kkkk, já gastei uma graninha kkk
TP.
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Mensagem por Luiz Cezar Dambros Sex 1 Set 2017 - 6:27



TP,

Os 'sensores' são na verdade atuadores que controlam a válvula de controle direcional de óleo que fica dentro do parafuso de fixação da engrenagem. Antes de trocar, visto que o seu gasto foi bem alto já, é possível fazer alguns testes. O módulo manda pulsos PWM se não me engano e com ajuda de um osciloscópio alguém poderia verificar o funcionamento. É possível também retirar e medir com um multimetro a impedância da bobina e até alimentar eletricamente o sensor (12V) e ver se ele está atuando.
Geralmente quando o problema é sensor, existe relato de falha no painel.

Existe um tópico já bastante comentado sobre estes problemas de engrenagens e motores rajando - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Se possível compartilhe a sua experiência e nos envie fotos das peças e mais informações sobre o seu carro.

Abs.
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Mensagem por TP. Sex 1 Set 2017 - 9:13



Bom dia Luiz César ,já passamos o aparelho e não deu nada , meu carro está redondo , não ascende luz no painel , parece que a peça funciona perfeitamente , mas com ruído entende ?
TP.
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Mensagem por accateb Sex 1 Set 2017 - 16:11



TP, se você encontrou óleo na região recomendo inspecionar. Esse motor não vaza nem uma gota de óleo normalmente e a menos que quem trocou o filtro tenha deixado cair muito óleo ele não acumularia no protetor de carter.

Na base do filtro de óleo tem uma junta de metal e borracha. Se ela estiver vazando um pouquinho, pode ser que a pressão de óleo fique baixa com rotações menores do motor. Apenas uma hipótese...

Tem como postar um vídeo do barulho do carro?

Abs!
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Mensagem por Luiz Cezar Dambros Sáb 2 Set 2017 - 8:36



TP,
Depois de eliminar a questão do óleo apontada pelo confrade accateb, se o problema realmente for próximo as engrenagens dos eixos de comando, eu verificaria o estado da corrente e dos guias, o desgaste ou mesmo o alongamento da corrente podem gerar ruidos, como você relatou que após a troca das engrenagens o ruido diminuiu esta suspeita parece ter sentido. Se você observar os dentes das engrenagens que retirou e verificar desgastes, já reforçaria a hipótese

Abs!
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Mensagem por TP. Dom 3 Set 2017 - 11:12



Bom dia confrades, ontem fiquei o dia inteiro mexendo nela , limpei todo óleo derramado devido as trocas de óleo que fiz e as trocas das polias, agora vou rodar essa semana pra ver se vaza em algum ponto , aproveitei e retirei todos sensores dela e fiz limpeza , os sensores do comando justamente o e lado que faz o barulho estava bem sujo , limpei com limpa contado e depois com wd , bati ar neles e depois voltei a jogar limpa contato , pensei que quando fosse ligar ela iria bate e um pouco os comandos ou bater demais kkkk, mas o que aconteceu foi um silêncio total , antes ela dava uma pequena rajadinha de um segundo ao ligar ,agora está perfeito , mas o barulho que eu queria tirar ainda persiste, vou seguindo as orientações dos confrades e postando, Luiz Cezar vc não tem uma opinião mais simples não ? Kkkkk , desmontar toda a frente dela para troca das calhas e corrente eu acho melhor deixar o barulho kkkk, pelo que vi é muito trampo kkkkk, mas tirando todos procedimentos simples é o certo a fazer , obrigado pelas dicas de todos e vou postando as novidades , abs
TP.
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Mensagem por Luiz Cezar Dambros Dom 3 Set 2017 - 11:42



TP,
Chego até estar curioso com este barulho relatado. Fica dificil ajudar sem ter ideia do tipo de ruido que esta a te encomodar. É continuo? Faz um video para nós...

Realmente é um trabalho chatinho retirar tampa de cabeçote, etc. mas se este for o problema, o risco de perder o motor a médio prazo vale a pena na minha opinião.

Abs.
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Mensagem por TP. Dom 3 Set 2017 - 12:05



Luiz Cezar vou fazer um vídeo, o barulho acontece entre 1000 e 1500 rpm , faz uma ressonância no cabeçote , tipo uma lata vibrando , não é alto mas da pra ouvir de dentro do carro,  faz tanto frio como com o motor quente , às vezes ele para um pouco e volta , eu vou comprar pelo menos um sensor do comando e trocar , achei ele muito sujo e dentro dele  tem um pino que abri e fecha ,  que ao chacoalhar os sensores na mão ,o barulho de um era diferente do outro , vou pagar pra ver ,cotei na concessionária sai $540 , ele que manda os pulsos para selenoide liberar óleo , mesmo que eu esteja equivocado , é uma peça chave na lubrificação e fico mais tranquilo .
TP.
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Mensagem por Luiz Cezar Dambros Dom 3 Set 2017 - 13:05



TP,
Outra dica, aperte os pinos das válvulas das engrenagens (onde o pino do sensor vai apoiado), veja se existe alguma resistência anormal (retorno é por mola). Se houver contaminação interna é possível que não estejam funcionando direito e que mesmo com os sensores bons, exista algum funcionamento irregular devido a resistência.
Pelo seu relato o problema aparentemente não vem deste sistema de trava do vvt (as suas engrenagens são novas, em tese não possuem desgastes), uma vez ligado o motor, o sistema já começa a operar e o óleo já preenche o sistema e o barulho desaparece.
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Mensagem por TP. Dom 3 Set 2017 - 13:39



Eu apertei e estava os dois lados com a mesma pressão , achei que estavam livres , o barulho está do lado direito do cabeçote perto do segundo cilindro , por um acaso vc já viu tucho vibrar ?
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Mensagem por TP. Dom 3 Set 2017 - 13:51



Outra coisa que fico pensando , esse carro qualquer coisa fora do normal ascende a luz de injeção,  o meu nunca ascendeu , é tipo um defeito de vibração em alguma peça , mas ela tem seu funcionamento normal , os problemas do meus carros é sempre difícil de achar , eu ouço eles sempre bem no começo hahaha
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Mensagem por Luiz Cezar Dambros Dom 3 Set 2017 - 14:28



TP. escreveu:Eu apertei e estava os dois lados com a mesma pressão , achei que estavam livres , o barulho está do lado direito do cabeçote perto do segundo cilindro , por um acaso vc já viu tucho vibrar ?

Tipo tucho seco? máquina de costura?
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Mensagem por TP. Dom 3 Set 2017 - 14:41



Tipo vibra igual barulho de protetor de cárter no escapamento , só que bem menos , de dentro do carro parece protetor de cárter , mas  abrindo o capô , da pra ver que é de dentro do cabeçote , hoje não dá pra gravar , se eu pedir pra minha mulher dar mais uma aceleradinha , ela me da as contas hahaha ,assim que der eu posto
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Mensagem por maycowdepaulo Seg 1 Jun 2020 - 17:18



TP.,

Conseguiu sanar o seu problema? acho que estou com o mesmo problema na minha C180 13/14.
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Mensagem por accateb Seg 1 Jun 2020 - 19:20



Seu carro usa outro motor Maycow (M274 ao invés do M271), não acredito que seu problema seja o mesmo visto que são mecânicas completamente diferentes.

Abs!
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Mensagem por TP. Dom 7 Jun 2020 - 15:32



Boa tarde maycowdepaulo tudo bem ?
Eu consegui sim resolver ,depois de fazer tudo no motor do carro achando que um ruido no cabeçote só poderia ser no cabeçote eu achei sim o defeito ,primeiro a todos antes de tentar resolver barulhos no motor desse carro ,procure vazamentos, qualquer perca de compressão pode gerar o barulho ,no meu caso eram dois orings que vão na turbina , como estava no começo não sai ainda fumaça pelo escapamento , mas geralmente sai , a turbina vai ficando fraca geralmente , mas como não pisava no carro ,por medo de agravar o.problema ,nunca ia descobrir que minha turbina estava com.pouca pressão , é só trocar nesse caso os orings e já era , volta a compressão e o barulho fica top
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Mensagem por Samer Dom 29 Jan 2023 - 22:58



Oi pode me ajudar meu carro esta assim como seu
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Mensagem por Samer Dom 29 Jan 2023 - 23:00



TP. escreveu:Boa tarde maycowdepaulo tudo bem ?
Eu consegui sim resolver ,depois de fazer tudo no motor do carro achando que um  ruido no cabeçote só poderia ser no cabeçote eu achei sim  o defeito ,primeiro a todos antes de tentar resolver barulhos no motor desse carro ,procure vazamentos,  qualquer perca de compressão pode gerar o barulho ,no meu caso eram dois orings que vão na turbina , como estava no começo não sai ainda fumaça pelo escapamento , mas geralmente sai , a turbina vai ficando fraca geralmente , mas como não pisava no carro ,por medo de agravar o.problema ,nunca ia descobrir que minha turbina estava com.pouca pressão , é só trocar nesse caso os orings e já era , volta a compressão e o barulho fica toppode me ajuda onde vc arrumo seu carro
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Mensagem por Samer Dom 29 Jan 2023 - 23:01



Oi tp si pode me enforma onde vc arrumo seu carro pq meu ta assim
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